El Salvador torna-se o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como sua moeda


Numa medida surpreendente, na convenção anual de criptomoedas sediada em Miami nessa semana, todos foram pegos com as calças abaixadas quando, do nada, foi exibido um vídeo gravado do presidente de El Salvador noticiando que a partir de então o país assumiria a criptomoeda como a moeda oficial de seu país.

Apesar do anúncio, o preço da Bitcoin caiu e continua caindo nesses últimos dias, mostrando que isso teve pouco ou nenhum impacto na força compradora desse ativo, que está num período de correção após uma alta fortíssima no ano de 2020. Logo, no médio prazo, assumir uma moeda que está se desvalorizando em relação ao dólar não parece uma ideia muito inteligente, no entanto, no longo prazo, existem previsões de que a bitcoin se valorize em 3 vezes o seu valor até o final do ano. Isso seria muito positivo, pois aumentaria o poder de compra do povo salvadorenho.

Ao adotar uma moeda como ouro ou o bitcoin, cujo o governo não pode controlar, o país se coloca numa posição muito perigosa, pois a bitcoin ainda é muito volátil, perdendo ou ganhando 10% de seu valor num único dia. Dessa forma uma casa compra com 10 bitcoins pode valer 9 bitcoins no dia seguinte, pra depois valer 12 daqui a dois dias. Vocês sabem o que isso implicaria? Numa corrida especulativa que contaminaria não só a moeda mas outros ativos de valor, como carros e casas. Pessoas comprariam casas, só pra vendê-las quando a bitcoin subir. Isso poderia causar estouro de bolhas em certos mercados e também provocar uma inflação inercial em alguns bens.

Caso, por exemplo, um iphone variasse muito de preço, criaria-se um mercado nichado de pessoas que o negociariam como profissão. Com o aumento de demanda, o preço dos iphones subiria. Isso pode parecer algo pouco importante, mas se os bens especulados forem bens de necessidade básica, ai sim o governo terá sua reputação abalada e não terá muito o que fazer para deter a escalada de preços, uma vez que não terá como agir como política de juros, uma vez que não tem controle sobre a moeda.

Essa celeuma já foi sentida no passado pelos países que adotaram o modelo de Currency Board. Para cada moeda local emitida, compravam um dólar. Logo o preço câmbio variava de acordo com o dólar. Isso acabava com a inflação, no entanto, deixava os países alvos de especuladores internacionais. George Soros, por exemplo, criou fortunas ao apostar contra moedas.

O diretor de comunicações do FMI, Gerry Rice, afirmou que a adoção do Bitcoin como moeda de curso legal em El Salvador levanta uma série de preocupações jurídicas e econômicas. Na visão dele, os criptoativos podem representar riscos significativos e medidas regulatórias eficazes são muito importantes ao lidar com eles. Na prática, o que El Salvador promulgou foi uma lei que obriga seus cidadãos a pagar impostos e também a receber pagamentos em bitcoin.

A Bitcoin tem recebido muitas críticas graças a necessidade do forte processamento computacional para manter a rede. Isso vai de encontro com a preocupação ambiental que norteia as decisões dos governos e grandes empresas nos últimos anos. Em função disso, a Bitcoin pode perder espaço para outras criptomoedas que resolverem esse problema.

Ainda é cedo para prever se a implementação da Bitcoin será uma tendência mundial. No entanto, devemos ficar muito atentos para as consequências danosas que vem junto das pretensas vantagens dessa implementação. Ter uma moeda deflacionária, pode inclusive diminuir o consumo. Por exemplo, por que comprarei um barco com 1 bitcoin, se amanha em valerá 0,9 bitcoin. A deflação, como vemos hoje no Japão, faz com que as pessoas esperem muito antes de comprar ativos. Por isso que a estabilidade da moeda é algo tão importante, e se tem uma coisa que não está estável no momento, é o preço da Bitcoin.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s