O segredo por trás da Área 51


Localizada numa base da Força Aérea dos Estados Unidos situada no estado de Nevada, poucas regiões no planeta Terra são rodeadas de mais segredos e mistérios que a famigerada Área 51. Lá, próximo ao lago Groom, um leito de lago seco rodeado de todos os lados pelo deserto, residiriam os maiores segredos da humanidade.

Como o que acontece lá dentro é completamente sigiloso, é óbvio que o acesso do local por parte de populares é algo impossível. Os cidadãos comuns são mantidos afastados por sinais de alerta, vigilância eletrônica e guardas fortemente armados. E é justamente por esse motivo que o local é alvo de tantas especulações. Por que manter um aparato militar tão robusto apenas para evitar o acesso das pessoas a alguns galpões abandonados? Qualquer mente mais aguçada perceberia que se existe tanto interesse em manter esse local fora do alcance das pessoas é porque o que acontece lá definitivamente deve ser algo que não pode ser de conhecimento público, do contrário ocasionaria consequências inconvenientes para o governo americano.

A instalação fica ao lado de duas outras áreas militares restritas: a Área de Testes de Nevada, onde as armas nucleares dos EUA foram testadas e a Faixa de Teste e Treinamento de Nevada. Segundo as Forças Armadas americanas, a Área 51 nada mais nada menos seria que “um espaço de batalha flexível, realista e multidimensional para conduzir o desenvolvimento de táticas de testes e treinamento avançado”. Embora as informações oficiais sejam escassas, acredita-se que os militares dos EUA continuem usando a Área 51 para desenvolver aeronaves de ponta. Por isso, acredita-se que alguns dos programas de espionagem mais avançados do mundo estão no local.

Todo essa onda de mistério em torno da Área 51 ajudou a alimentar muitas teorias. A mais famosa é a alegação de que a área hospeda uma espaçonave alienígena e os corpos de seus pilotos, depois de terem caído em Roswell, no Novo México, em 1947. O governo dos EUA sustenta até hoje a narrativa que não havia alienígenas e que o objeto acidentado era apenas um balão meteorológico.

Algo que acrescenta um ar de perplexidade para os curiosos é que lá existem centenas de relatos de avistamentos de OVNIS. Também há muitos relatos de abduções, em que homens alegam que foram sequestrados por alienígenas e até foram analisados antes de serem devolvidos à Terra. Em 1989, um homem chamado Robert Lazar afirmou ter trabalhado com tecnologia alienígena dentro da Área 51. Ele afirmou ter visto fotografias médicas de alienígenas e que o governo usou a instalação para examinar ovnis.

A associação da Área 51 com alienígenas pode ter servido tanto como uma distração útil para as agências de inteligência de outros países acreditarem que o que acontece ali é um contato com extraterrestres ou para acreditarem que é apenas um local de treinamento militar.

Muitos acreditam que a própria teoria de que o local lida com ETs foi promovida pela própria CIA para desinformar potências inimigas. Nesse sentido, o próprio governo americano investiria para construir uma mitologia alienígena. Há outros que creem o contrário, que o governo está acobertando a existência de vida extraterrestre para não chocar o status quo da nossa sociedade. De qualquer forma, a base permanece sendo alvo de muitas especulações e mistérios. E mesmo que haja dúvida sobre se são mistérios alienígenas ou apenas militares, só há uma certeza: nós nunca saberemos o que acontece lá.

“A CIA usou essa desinformação em seu benefício, promovendo uma mitologia alienígena.”

Por que ela foi construída?

A Área 51 foi criada durante a Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética como uma instalação de teste e desenvolvimento de aeronaves, incluindo os aviões de reconhecimento U-2 e SR-71 Blackbird.

Região próxima à Área 51
Legenda da foto,Rachel e Hiko são as duas cidades mais próximas da base da Área 51

Embora tenha sido inaugurada em 1955, sua existência só foi oficialmente reconhecida pela CIA, a agência americana de inteligência, em agosto de 2013.

Quatro meses após a divulgação da CIA, Barack Obama se tornou o primeiro presidente dos EUA a mencionar publicamente a Área 51.

Como ela está hoje?

Acredita-se que cerca de 1.500 pessoas trabalhem lá, muitas chegando e saindo em voos “bate-volta” de Las Vegas.

Existem alienígenas e discos voadores na Área 51?

Agentes da série Arquivo X
Legenda da foto,A Área 51 foi destaque em diversos programas de ficção científica, como o Arquivo X

O que acontece se as pessoas invadirem a Área 51

Matty Roberts, de 20 anos, criou um evento no Facebook propondo que “podemos correr mais rápido que as balas deles. Vamos ver os alienígenas”.

Dois milhões de pessoas disseram que iriam, embora um festival vinculado ao evento tenha sido cancelado por conta do medo de um “possível desastre humanitário”.

Caça F-117
Legenda da foto,O caça F-117 Stealth fez seu voo inaugural na Área 51 em 1981

Os sinais de alerta ao redor da Área 51 deixam claro que não serão tolerados invasores.

A Força Aérea alertou que a Área 51 “é um campo de treinamento restrito”. O comunicado acrescentou: “A Força Aérea dos EUA está sempre pronta para proteger a América e seu patrimônio.”

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s