A direita não pode cair na armadilha das BIG TECHS


Há uma lição que todos nós aprendemos em algum ponto de nossas vidas. Jamais, repito, jamais deve-se tomar decisões no calor das emoções, pois quase todas as decisões tomadas no impulso geralmente são, mais tarde, tidas como equivocadas. Isso se dá por um simples motivo. O ser humano evoluiu para fazer decisões de duas formas: a rápida e a devagar.

A forma rápida de pensar acontece através do sistema límbico do cérebro. Essa é a forma que o cérebro humano usa para reagir ao perigo existencial. Foi graças a essa forma de pensar rápido que o ser humano evoluiu a ponto de conseguir se livrar de perigos como animais selvagens em suas caçadas nas florestas.

Em contrapartida, a forma devagar de pensar acontece no córtex neo-frontal. Essa é uma parte do cérebro que foi desenvolvida mais tarde dentro da evolução humana. Além disso, ela só fica plenamente formada em adultos de 25 anos. Isso explica porque jovens cometem atitudes tão inconsequentes. É o córtex neo-frontal que é responsável pela reflexão, pela ponderação e pelo pensamento reflexivo.

Acontece que assim como exposto acima, muitos direitistas parecem agir muito motivados pelo sistema límbico dos seus cérebros. A prova disso foi que após o anúncio do Twitter da derrubada da conta de Donald Trump, milhares de apoiadores tiveram a brilhante ideia de se retirarem do twitter para uma outra rede social conservadora, longe dos desmandos autoritários das big techs. Ora, pois bem. Qual a consequência disso? Será que essas pessoas não veem que estão fazendo exatamente o que o inimigo delas desejam? Ora, se fossem reflexivas a ponto de mensurar tais questões provavelmente não seriam quem são e escolheriam o que escolhem.

Qual a consequência da saída em massa de conservadores do twitter? Para alguns incautos, essa seria uma forma de demonstrar indignação e de “disciplinar” a empresa. Então, o que essas pessoas não devem perceber é que para disciplinar alguém é necessário estar numa relação de barganha superior. Por acaso, quem precisa mais de quem? O twitter precisa dos conservadores ou são os conservadores que precisam da plataforma?

Fica evidente que agora, mais do que nunca, é que os conservadores precisam de espaços dentro do debate público para exporem suas ideias e avançarem sua agenda. Ao se retirarem de plataformas como o facebook ou twitter, a direita, além de entregar para tudo de mão beijada esquerda, acaba migrando para bolhas só frequentadas por conservadores, onde pregarão apenas para convertidos, enquanto que o lugar que é frequentado por incautos será permeado apenas pelo discurso progressista.

Portanto, assim como um bom jogador de xadrez, é preciso entender que não estamos lidando com um oponente inconsequente, e que provavelmente eles anteviram quais seriam os resultados do bloqueio da conta de Trump, e mesmo ponderando as possíveis perdas, eles ainda assim o fizeram. Sendo assim, a direita pode estar cometendo um grave erro ao abandonar as redes sociais mainstream, pois pode estar fazendo exatamente aquilo que seus inimigos querem que ela faça.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s