DEBATE COM VINICIUS CESAR


Amigos,
 
Ontem eu fiz um debate com um ateu chamado Vinicius César. Em breve postarei esse vídeo. O ponto da minha reflexão é que perdemos muito tempo discutindo com as pessoas sobre aquilo que nos separa ao invés daquilo que nos une.
 
Se cada um de nós fizesse isso as relações humanas seriam tão melhores. Infelizmente quando vemos um debate o que é exposto é uma pessoa ególatra tentando impor os seus valores sobre outra que faz o mesmo. No final, esse é o tipo de debate que não tem vencedores, apenas perdedores que bradam que venceram.
 
É incrível como embates servem apenas para fomentar o viés de confirmação das pessoas. Desse modo, se você fala o que elas querem ouvir, você venceu. Se não, perdeu. Fica claro que apenas uma pessoa demagoga se sentiria a vontade num diálogo dessa forma.
 
Quanto ao cerne da conversa, sobre a existência de Deus. Podemos acreditar que Deus pode ser bom ou mal. Se Deus é mal, não há nenhum motivo racional para acreditar nele. Se ele é bom, o ideal, é fazer a sua vontade sendo bom, empático e tolerante com as pessoas, pois dessa forma seria a nossa bondade que testificaria nossa fé em Deus. Desse modo, até mesmo um ateu pode fazer a vontade de Deus, quando pratica bondades.
 
O que você acha que agrada mais a Deus? Um cristão orgíaco ou um ateu generoso e casto?
Se Deus existe e ele te motiva a ser bom, então seja bom, pois essa é a vontade Dele. Agora, se Deus não existe e ele te motiva a ser bom, pelo menos nós temos um mundo melhor. Agora, de nada adianta crer num Deus bom sem querer se parecer com ele.
 
E quanto aos argumentos sobre a existência ou não de Deus, só pontuo que Deus é grande demais para ser defendido. Tanto faz pra ele se você acredita ou não nele, pois Deus não precisa de advogados. Ele precisa de testemunhas.
 

 

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s