Você acredita num Deus pessoal ou só numa visão deísta ou panteísta?


Na visão deista Deus seria apenas uma entidade cósmica causadora do universo, não interferindo nas nossas vidas nem se importando conosco. Na visão panteista Deus seria formado pelo conjunto de todas as coisas da natureza. Deus estaria em todas as coisas.

Também existe a visão panenteista, na qual Deus existiria em todas as coisas ao mesmo tempo que também existiria por si só fora do tempo-espaço.

O problema encaixar Deus na lógica. Se Deus é a causa da criação do tempo espaço então NECESSARIAMENTE existe fora do tempo espaço, logo, descartamos o panteísmo das religiões orientais.

A questão é: se ele existe fora do tempo ele poderia existir também dentro do tempo? Se sim, o certo seria o panenteismo; se não, o deismo.

Se Deus não existe no tempo, então ele é incapaz de mudar quem é ou mudar de ideia. E se é imutável isso cria inviabilizaria sua relação como Deus pessoal, ja que não poderia responder orações.

Se Deus existe tambem dentro do tempo – o que seria algo muito difícil de explicar e entender, já que já é difícil justificar sua existência fora do tempo – então ele poderia se relacionar conosco.

Pessoalmente, vejo a visão deista como a mais plausível e justificável, porém crer num Deus amoral que não se relaciona comigo não faz o menor sentido. Toda a minha fe, intuição e pensamento desejoso apontam para o panenteismo, que é que creio porque é a visão que utilitariamente me dá mais respostas e me oferece um melhor sentido para a minha existência.

Anúncios

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s