A Lista de Schindler e o despertar da empatia


O último filme dramático que assisti e emocionou foi A Lista de Schindler, de Steven Spielberg.

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Oscar Schindler, um empresário nazista boêmio e adúltero, um ser humano fétido que em qualquer outro filme teria tudo para ser um vilão pitoresco, mas nesse filme ele é o herói acima de qualquer expectativa.

No fundo, a história mostra um homem picado pela mosca da empatia, um sentimento cada vez mais raros nos dias de hoje e o principal ingrediente para o amor ao próximo. Nazista, rico e privilegiado, Schindler tinha tudo para gozar a vida como se não houvesse amanhã durante a Segunda Guerra Mundial.

A cena mais emotiva do filme, que é todo filmado em preto e branco, é quando Schindler vê uma menina com um vestido vermelho no meio de uma enorme multidão de pessoas. Aquela menina, a única com roupa colorida no filme, chama sua atenção. Aquela menina, que na mente dele simboliza todo o povo judeu perseguido, desperta empatia nele. Mais tarde, Schindler olha para uma fogueira que queimava os corpos dos judeus e lá vê novamente o vestido vermelho, simbolizando que aquela menina que lhe chamou a atenção tinha sido vitimada.

Encarregado de administrar um fábrica, ele, que até então teve uma vidinha com conduta ordinária, resolve aproveitar a chance que a vida lhe deu para fincar o seu nome na história como um ser humano extraordinário. Schindler resolve salvar os judeus que estavam sendo mandados para os campos de concentração, muitas vezes tirando dinheiro do próprio bolso para poder salvar o máximo de judeus que conseguisse.

A Lista de Schindler é um filme enigmático que sintetiza a lição de que até mesmo alguém totalmente ruim pode se tornar uma pessoa verdadeiramente boa.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s