Se houve criação é necessario um responsavel ?


Pergunta enviada pelo https://curiouscat.me/ACIDBLACKNERD

O Deus deísta apenas criou o universo. Ele é cosmologicamente necessário. Mas só isso. Por ser uma consciência imaterial fora do tempo-espaço e nós consciências, é possível que possamos nos comunicar com ele. É até lógico que isso seja o que acontece. Seria impossível ele escutar o que dizemos se não fosse onipresente e onisciente, e como já expliquei, Deus só pode existir se for onisciente e onipresente.

Se alguém é capaz de ouvir seus pensamentos, esse alguém tem de estar em todos os lugares, logo, só poderia ser Deus. Então se é possível comunicação com o mundo material, tem de passar por Deus. É por esse motivo que eu tenho dificuldades em crer que Exús, Orixás ou Santos católicos possam ouvir orações, já que não são onipresentes para estarem em todos os lugares.

Epicuro, e os seus discípulos, os epicuristas, criam que se existia qualquer Deus, ele não interferia em nada na vida humana. Isso é possível? Sim. Deus poderia ter poder para ouvir mas não atende pedidos. Se Deus atendesse aos pedidos de sua criação, ele seria apenas um empregadinho da humanidade. Mesmo muito mais poderoso, ele se submeteria a vontade da sua criação, mais fraca e mais imoral. Se isso de fato fosse regra, Deus não seria soberano, e sim o que seria soberano seria a vontade do homem.

Na vida real – sim – existem orações que são atendidas, mas são as orações que atendem a vontade de Deus. Em várias religiões é impossível o homem convencer Deus a fazer a sua vontade. Nessas crenças a oração serve para que Deus conheça a vontade humana e para que os humanos se aproximem da vontade divina.

Um ponto curioso é que, se você sabe que Deus não existe pelo menos pode inventar um Deus pra acreditar. Já se você sabe que ele é necessário, não pode inventar um que prefere ter, mas apenas tentar aventar suas características de acordo com a criação.

Se um dia tudo era nada, e nada se tornou tudo, então é porque houve uma causa inicial não-contingencial, ou seja, que não é fruto ou dependendo de outra coisa. Se essa causa inicial é necessária, então precisa estar fora desse tudo que conhecemos, inclusive fora do tempo, já que a física nos mostra que o tempo e o espaço são interdependentes. Se a causa primeira é necessária e é preciso que ela esteja fora do universo e tempo finito, então uma das propriedades da causa primeira é que é infinito. Como dentro da lógica não existem dois infinitos, então chegamos a conclusão que, se Deus existe, ele só pode ser um.

Anúncios

Um comentário

  1. Um diretor de criação que não fosse o próprio Criador poderia ser um elemento surpresa no raciocínio. Um executivo, como acontece nas agências de publicidade. Não é o dono, só manda pra caramba.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s