Thanos estava certo?


Pergunta enviada pelo https://curiouscat.me/ACIDBLACKNERD

O personagem do Thanos tem um discurso bem utilitarista e malthusiano, mas creio que há nuances de verdade no que ele defende. Ele veio de um planeta aonde a escassez de recursos somada ao aumento populacional gerou um conflito entre as pessoas que causou uma enorme destruição. Para evitar que isso ocorra no universo, sua intenção é destruir aleatoriamente metade da população do universo para impedir que o que ele sofreu ocorra novamente.

Muitos alegam que o discurso de Thanos, apesar das “boas intenções” estaria errado porque na Terra ocupamos apenas uma pequena parte da superfície, e que poderíamos colocar toda a população mundial no estado no Pará. Logo, não há porque haver alarmismos. Seguindo o modelo logístico de crescimento populacional, ao chegar num ponto de escassez de recursos, a própria natalidade diminui e a população se estabiliza.

O problema é que demógrafos já estipularam que o limite populacional da Terra é de 11 bilhões e já temos 7, faltando 50 anos para chegarmos lá. Um outro problema é que os combustíveis fósseis terão acabado até lá e que se a população da China começar a consumir no nível dos EUA, precisaríamos de mais de um planeta para suprir recursos. Fatos como poluição e contaminação das reservas de água, do solo e do mar farão da vida algo difícil.

Historicamente, no quando da Peste Negra, época em que 1/3 da Europa morreu, o resultado foi aumento dos salários e diminuição do preço dos alimentos. Por esse lado, Thanos pode até estar utilitariamente correto, caso a nossa tecnologia não consiga driblar a falta de recursos. Porém, apesar disso, ele não tem o direito de arbitrar sob a vida alheia, nem escolher isso unilateralmente já que a vida é um direito inalienável.

Se bem que teologicamente Thanos é até misericordioso em poupar metade das pessoas da Terra. Deus no Dilúvio só poupou 8 pessoas.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s