Pra que serve o twitter?


Pergunta enviada pelo https://curiouscat.me/ACIDBLACKNERD

Redes sociais tem uma simples razão: suprir a minha solidão. Muitas vezes, na vida real não nos abrimos com ninguém. As relações são nocivas, impõe-nos obrigações e há quando estamos em posições de inferioridade. Mesmo cercados de pessoas, estamos sozinhos. Aprendemos que qualquer palavra que sai da nossa boca pode ser usada contra nós e por isso medimos o que dizemos. Isso nos faz sermos cada vez menos nós mesmos e mais robozinhos politicamente corretos doutrinados pela sociedade.

Pelo menos nas redes sociais faço questão de não seguir ou ser seguido por ninguém que conheço. Isso me dá liberdade de fazer o que quero, e principalmente, ser o que eu sou, sem medo de reprovações, correções ou coisas do tipo. As pessoas que sigo, nenhuma conheço ou conhecerei, por isso até sinto uma certa afeição bucólica por elas. As amizades que faço posso literalmente mostrar o melhor de mim. Ademais, no mundo virtual podemos descartar pessoas desagradáveis num só clique.

Muitas vezes entro em debates no twitter com pessoas agressivas, que denunciam meu perfil, xingam ou ameaçam me processar. Bem por isso o twitter é um espaço de debates em que tenho aprendido a usar a minha tolerância e a minha educação para quem não nutre respeito, tolerância ou educação por quem pensa diferente, perfil esse que tem se disseminado rápido nos últimos anos.

No fundo, redes sociais suprem nossa necessidade de aceitação. Perseguimos likes para alimentar nosso ego e muitas vezes entramos em discussões para impor nossa visão do mundo aos outros. Redes sociais nada são mais que feeds de notícias sobre a vida e opinião alheia, um recorte de um momento que passará batido numa sociedade líquida como a nossa. O post mais likeado hoje é compartilhado, é comentado, e amanhã é esquecido, perdendo-se para sempre como lágrimas na chuva num mundo com mentes sofredoras do excesso de informação.

Sempre vi o twitter como a mais instantânea de todas as mídias. Nela, podemos reclamar, xingar, dizer o que pensamos, comentar o que acontece na tv ou no youtube, ou seja, simplesmente podemos usar a
rede como um vaso sanitário onde despejamos o que pensamos e depois puxamos a descarga do esquecimento.

Por fim, dar a senha do seu twitter para alguém é como dar a chave de acesso para que outra pessoa se passe por você e possa ser você, escrevendo o que outras pessoas pensam que você escreveu, conversando com pessoas como se você fosse e principalmente vendo suas conversas mais íntimas.

Alguns relacionamentos que acompanhei tomaram a decisão de compartilhar as senhas das redes e o resultado foi uma perda da individualidade e sensação de controle. O melhor pra mim é nem seguir a pessoa com que está se relacionando.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s