Trump ataca novamente e suspende acordo nuclear com Irã


Pergunta enviada pelo https://curiouscat.me/ACIDBLACKNERD

Sim, o mundo aproxima-se de um conflito. É o que aparece, mas não uma guerra mundial.

Até o momento, a economia americana está bem. Trump, a quem eu tanto critico, está tendo sucesso em domar o programa nuclear norte-coreano e parece que vai usar a mesma postura agressiva para compelir o Irã a acabar com seu programa nuclear.

Esses dias Trump, unilateralmente, rescindiu o acordo nuclear do Irã. O acordo assinado por Obama devolvia recursos iranianos congelados em bancos ocidentais em troca de inspeções periódicas às usinas de enriquecimento de Urânio iranianas. Bem, o Irã respeitou o acordo, mas Trump acha que o país vai desenvolver uma bom de qualquer jeito então não viu problemas em trair o acordo assinado pelo seu antecessor.

Esse, como outros atos de Trump, como o fim do acordo de Paris sobre Aquecimento Global, coloca os EUA contra seus maiores aliados, dado que tando no Acordo de Paris como no do Irã, os países europeus não seguiram a decisão transloucada de Trump, o que pode não só gerar um isolamento diplomático no futuro mas também dar vazão a um clima de instabilidade numa região já acostumada a ter conflitos bélicos.

Além disso, que país confiará em fazer um acordo com os EUA se agora existe a tendência que de 4 em 4 anos, com a substituição de um presidente de um partido por outro, acordos firmados sejam revocados? A Coréia do Norte, que está negociando o desmantelamento de seu programa nuclear?

Se o Irã tinha assinado o Acordo para evitar uma guerra, agora, sofrendo fortes sanções econômicas, só lhes resta produzir uma bomba o mais rápido possível para garantir a estabilidade do regime e uma não-invasão por parte dos EUA.

E se o Irã conseguir uma bomba, seus rivais regionais Turquia e Arábia Saudita vão correr atrás, dando início a uma corrida nuclear que pode colocar o mundo numa guerra que nos deixe pior que o universo do Walking Dead.

E claro, se isso acontecer, não duvide nenhum pouco que o Trump colocará a culpa no Obama.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s