GREVE DOS CAMINHONEIROS DEIXAM O BRASIL A CAMINHO DO APOCALIPSE ZUMBI


Os caminhoneiros estão fazendo greve porque com a alta nos combustíveis sua própria atividade passa a não ser mais lucrativa. O problema é que, como nosso país não tem ferrovias, a paralisação de caminhoneiros afeta toda a distribuição de alimentos, causando inflação, escassez, falta de alimentos, saques, e em última instância, caos.

Quando os professores fazem greve, as pessoas que não estudam e não tem filhos em escolas públicas – o que é a maioria das populações – pode simplesmente ignorar. Porém, sem distribuição de alimentos, o país pára, e ninguém pode ignorar. Logo, esta é uma classe que deve ter o poder de chantagear o bem-estar de todo um país só para fazer suas demandas, mesmo que legítimas?

Se você não tem carro e não é afetado pela greve, estando assim do lado dos grevistas, eu te faço uma pergunta: Você estaria do lado dos grevistas caso estes fossem funcionários de operadoras de internet, e como resultado da greve deles você perdesse seu direito de usar internet?

Muitos alegam que essa greve está sendo organizada não pelos caminhoneiros mas por seus patrões, interessados em obter lucro. Na verdade, o que ocorre é que o governo Dilma, devido a queda de arrecadação desde 2011, com a queda do preço das commodities, passou a congelar o preço dos combustíveis artificialmente, para evitar uma elevação da inflação, o que poderia prejudicá-la na eleição. Após as eleições o congelamento acabou, a inflação subiu e o país entrou em crise. Esse congelamento gerou um prejuízo de 70 bilhões e a elite brasileira, nenhum pouco interessada na quebra da empresa articulou o impeachment.

Com Temer, o preço dos combustíveis passou a ser guiado pelo dólar e pelo preço do petróleo. Como esses dois fatores subiram, os caminhoneiros sentiram o que é ser vulnerável às flutuações do Deus Mercado.

É claro que congelar preços foi horrível pro país, mas tudo deve ter um limite. Assim como ocorre com o câmbio, a partir de um determinado ponto deve haver intervenção pra evitar altas abruptas da gasolina. Não podemos ser reféns nem de uma categoria, nem do governo, nem da boa vontade do preço internacional do petróleo. Por isso deve haver mecanismo privados e governamentais para evitar que isso ocorra novamente.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s