Comunismo, socialismo, liberalismo, direita ou esquerda?


Pergunta enviada pelo https://curiouscat.me/ACIDBLACKNERD

Comunismo é uma utopia que em todas as suas tentativas matou milhões, como qualquer ideologia revolucionária. Comunismo na prática é inviável, pelo menos no nosso estágio civilizatório. O avanço tecnológico tenderá a universalizar os meios de produção, como a impressora 3d, mas ainda assim, como somos biologica e psicologicamente diferentes, sempre haverá disparidades, ainda que creio que no futuro sejam menores.

O socialismo é diferente do comunismo. Tende a defender políticas públicas distribuitivas que acabam desincentivando a produção, o que quase sempre gera colapso. Algumas tribos repartem o fruto do trabalho e não existe desigualdade, e são tribos bem atrasadas. Creio que a desigualdade por mais cruel que seja estimula muitos avanços. O socialismo tende a ser mais popular dentro de alguns anos, quando houver a nova revolução industrial gerada pela impressora 3d e robótica, que vão acabar com todos os trabalhos manuais, levando BILHÕES de pessoas para o desemprego. Essa massa de desocupados irá demandar programas sociais, porém, creio que isso ocorrerá apenas durante algumas décadas, pois os avanços tecnológicos e de produção serão tamanhos que provavelmente no futuro ninguém precisará trabalhar pra sobreviver. Todos vão ganhar um salário para poderem existir e só trabalharão naquilo que gostam. O trabalho por sobrevivencia será equiparado a escravidão.

Liberalismo é o livre mercado. Não existe livre mercado em lugar nenhum do mundo porque em todos os lugares existem governos intervencionistas influenciados por políticos ligados a lobbys de setores industriais e comerciais. Eu não vejo possibilidade para que o futuro o tamanho do Estado diminua. Ele continuará existindo, logo, continuará existindo barreiras alfandegárias. O que temos hoje são os blocos comerciais (UE, MERCOSUL, NAFTA, etc). Esses projetos tinham por objetivo criar uma integração de pessoas e mercadorias, no entanto esse projeto não conseguiu seu objetivo dada as demandas de cada um dos países membros. Logo, hoje em dia, Trump e Bolsonaro querem largar os blocos comerciais e partir pro bilateralismo. Bilateralismo é até melhor mas a diferença é a seguinte: o que é melhor, usar a netflix ou comprar todos os filmes separadamente? É por isso que o bilateralismo fracassará no longo prazo.

Em suma sou de direita:

Estado eficiente, direitos humanos e garantias individuais, liberdade.

Anúncios

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s