Comer casca de frutas emagrece?


Pergunta enviada pelo https://curiouscat.me/ACIDBLACKNERD

Desde o início do ano tenho começado uma dieta baseada na casca e no caroço de frutas. A humanidade hoje come muita coisa que o nosso organismo não foi feito para digerir. Para quem não sabe, evolutivamente, o único alimento que era instintivo ao ser humano era as frutas. Tanto é que vemos que os macacos, gorilas e chimpanzés na natureza dão total prioridade a esse tipo de alimento.

O ponto é que as frutas que nós comemos não são as frutas que nossos ancestrais homo sapiens comiam. As bananas que nós comemos, por exemplo, tem exatamente o tamanho para caberem nas nossas mãos. Será que Deus as criou exatamente assim para serem comidas por nós? Claro que não. A banana ficou assim devido à seleção natural. Os homens comiam os alimentos, e aqueles com o melhor paladar eram mais comidos e mais jogados ao chão, assim dando mais frutos. A banana original, assim como tantos outras frutas, era menor e muito amarga.

O problema dessa seleção é que ela priorizou apenas o gosto dos alimentos e não o seu valor nutritivo. A nossa banana só tem uma parte dos nutrientes da banana original, em contrapartida qualquer amante da banana de hoje sentiria nojo em comer a banana original. As frutas eram tão amargas que a humanidade só as comia por fome e necessidade. Daí quando surgia uma mais docinha, logo fazia mais sucesso.

O fato das frutas conterem frutose, não faz com que elas sejam aconselháveis para quem quer emagrecer, mas se a pessoa come apenas a casca da fruta, sem a polpa, ela fica com a parte mais nutritiva da fruta e dispensa a parte que engorda.

O empecilho é que as cascas e caroços não são nada atraentes ao paladar. Demora pra se acostumar em comer todo dia algo que você não gosta, mas eu creio que é exatamente isto que mais emagrece, que é dissociar psicologicamente o prazer sensorial da necessidade de se alimentar. Quando não só você, mas seu corpo entende que o gosto não é o propósito da alimentação, mas sim a nutrição, você está no caminho para uma vida saudável. E sinceramente, é muito gratificante sentir isso. Comer um chocolate e não sentir prazer algum porque você já entendeu que aquilo te faz mal. Ter a consciência limpa de que nenhum animal morreu pra te alimentar te faz não só ficar mais sensível como empático com a dor alheia.

A casca dos alimentos costuma ter uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas, porém precisamos ficar atentos à forma como esse vegetal foi produzido. Se não foi cultivado em sistema agroecológico pode conter pesticidas, por isso a higienização é necessária.

O ideal é selecionar frutas de qualidade ecológica certificada ou de próprio cultivo. Além de lavá-las bem com água e bicarbonato de sódio, também é indicado raspar um pouco da casca com ajuda de uma faca para limpar os vegetais.

Banana: casca da banana tem propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas. Ela contém fibra e luteína, um antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata, é também bom para a pele.

Frutas Cítricas: a casca das frutas cítricas são a parte mais antioxidante delas.

Uvas: os maiores nutrientes da uva estão na casca. A uva também possui flavonoides que ajudam a prevenir câncer e doenças cardiovasculares, e possui também pigmentos antociânicos e Resveratrol.

Maçã e Pera: a casca da maçã e da pera tem fibras insolúveis que melhoram o funcionamento do intestino. A casca contém ácido ursólico, que ajuda a manter os músculos saudáveis, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o colesterol e potencializa a produção de colágeno.

Abacaxi: a casca do abacaxi ajuda na digestão e evita a retenção de líquidos, ela possui fibras e vitamina C, alé de uma enzima chamada bromelina que decompõe alimentos no sistema digestivo rapidamente, protegendo o estômago. Você pode preparar um chá com a casca do abacaxi.

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