Qual é o meu filme favorito?


Pergunta enviada pelo https://curiouscat.me/ACIDBLACKNERD

Aquele que eu mais gostei de ter visto foi A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorcese. Pra quem não sabe, o filme gerou uma arruaça no quando de seu lançamento, tendo sido boicotado em vários países. Aqui no Brasil só chegou aos cinemas em 89 devido a pressão da igreja católica.

O filme tenta dar uma abordagem completamente diferente a história de Jesus, e é isso que faz dele algo tão artístico. Diferente de outros filmes bíblicos, nesse, você definitivamente não sabe como terminará mesmo que tenha lido a bíblia inteira, como é o meu caso. O baixo orçamento e as dificuldades de produção limitaram muito aquilo que Scorcese queria ter feito. Ele só teve 58 dias pra gravar todas as cenas e só conseguiu o aval da Paramount 5 anos depois de apresentar o projeto.

Os religiosos americanos se dividiram em relação ao filme. Uma parte pequena da igreja católica e membros de igrejas anglicanas e luteranas elogiaram o filme e até disseram que ele poderia fazer alguém adquirir fé após assistí-lo, mas a massa dos cristãos americanos, conhecidos pelo seu fundamentalismo e na crença da inerrância total das escrituras, viu na exibição do filme um sacrilégio. Quiseram censurar o filme, ameaçaram o diretor de morte, fizeram protestos com milhares de pessoas na frente do estúdio, em suma, fizeram de tudo pra mostrar que estavam do lado errado da história. Isto só evidenciou como a fé em Cristo que eles diziam ter era fraca o suficiente para ser ameaçada por um mero filme de 2 horas.

O grande diferencial dessa obra foi mostrar um Jesus humano – sim, no filme ele é Deus e opera milagres – mas seus momentos de dúvida e hesitação surgem a todo momento. Ele parece não saber bem o que é e o que irá ocorrer com ele. Em contraponto, o personagem de Judas, vivido por Harvey Keitel, não apresenta dúvidas. Em muitos momentos ele parece até ser o protagonista da história, já que é ele quem produz o gatilho para a crucificação. Se na bíblia Judas traiu Jesus, no filme é Judas que dá lição de moral em Cristo mostrando a ele o que ele deveria ser.

Ao mostrar Jesus como carpinteiro fazendo cruzes que os romanos usavam contra rebeldes judeus, o filme mostra a impotência de Cristo perante o sistema político e econômico dos seus dias, em que de alguma forma, acabava por colaborando com a opressão do próprio povo, e em última medida, pode ter feito a própria cruz na qual foi pregado. Um outro ponto polêmico é mostrar sua relação com Maria Madalena, que no filme é mostrada como uma prostituta com a qual Jesus se casa e inclusive faz sexo, quebrando por uma vez o ideal puritano cristão de um Messias que não só é humano o suficiente para sentir dúvidas, mas também para se apaixonar.

A história segue até que fielmente o registro bíblico, até o momento da crucificação, quando Jesus, tentado pelo Diabo, cai em tentação e resolve viver uma vida comum nessa Terra, como Maria Madalena. Um dia, andando com seus filhos, Jesus avista um sujeito pregando e dizendo que vira Cristo no caminho para Damasco. Era Paulo. Jesus então confronta Paulo dizendo que ele não ressuscitou e que era para ele parar de mentir ao povo. Então dessa vez é Paulo que dá esporro em Jesus, alegando que o que importa é a mensagem de Cristo e que era isto que dava esperança. Nessa parte, ao que me parece, Scorcese dá um tapa na cara dos religiosos que ficam morrendo de medo ou de raiva que digam que Cristo não existiu ou que ele era diferente da bíblia, já que para eles isso abalaria suas fés. Pelo contrário, o que Paulo diz é que a fé, por ser em definição a certeza das coisas que não se veem, não pode ser abalada por uma descoberta, pois verdadeira fé em Cristo seria inabalável.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s