Você conhece o Dossiê Marcio Seixas?


Olá amiguinhos!

Se você gosta de intriga, se você ama uma história cheia de revelações e reviravoltas, se você adora um drama, não precisa mais aguardar as próximas temporadas de Game of Thrones, pois aqui no Brasil foi produzida uma série que possui todas essas características. Falo do já cultuado e aclamado Dossiê Marcio Seixas.

Pra quem nunca teve a sorte de esbarrar com essa série, ela ainda se encontra no youtube, se bem que merecia mesmo é estar no catálogo da Netflix. A série tem uma proposta inovadora e genial. Um homem, Marcelo Rezende – não, não é o apresentador da Record, infelizmente- se comunica com uma câmera em frente a um computador com tela enorme, e durante longos “episódios” hipnotiza o público com áudios, fotos e emails privados de seu ex-sócio, o dublador Marcio Seixas, tudo com o intuito de destruir de uma vez por todas não só sua reputação como sua vida.

A série parece ter sido inspirada nos filmes de Lars Von Trier, já que nelas há pouca ou nenhuma edição, muito plano-sequência, o áudio é captado no ambiente e o protagonista – ou antagonista? – não olha muito para a câmera, mas quando olha, ele acaba quebrando a quarta parede. Se tem uma crítica a fazer sobre a série é que a estrutura dela é muito cansativaa, mas a história é muito boa, e é ela que te prende. A duração de alguns episódios chega a assustar um pouco, tendo um inclusive 4 horas, mas a série é tão dinâmica que, mesmo perdendo alguns episódios você consegue entender o que está acontecendo.

Para entender o que se passa na série é preciso conhecer o prólogo da história. Marcio Seixas, dublador consagrado do Batman abriu uma empresa com Marcelo Resende, que dizia ser professor de comunicação, quando mais tarde descobriu que dentre outras tantas muitas profissões que acumulava, também era um investigador profissional. Dessa união, nasceu uma empresa, a Fórmula da Comunicação Envolvente, uma escola de locução e dublagem, que mais tarde viria a gerar o conteúdo da série, que na prática, poderia muito bem se chamar Fórmula da Treta Envolvente, as sujeiras que são expostas acerca dessas pessoas desconhecidas pouco a pouco vai te cativando, até você literalmente viciar.

Durante os anos com que trabalhou com Seixas, Marcelo maliciosamente ou não, guardou o áudio de todas as conversas, print de emails, fotos, vídeos, tudo que pudesse comprometer seu ex-sócio. Na primeira temporada, Marcelo explica sua parceria com Seixas e o modo como ele arruinou a empresa. De modo muito envolvente, Rezende levanta várias acusações para prender a atenção do ouvinte. Dentre os áudios que são expostos, Marcelo expões as traições e as muitas amantes de Seixas, que apesar da já avançada idade teria o hábito de seduzir suas alunas. A temporada termina com a exposição de mensagens entre Seixas e uma de suas amantes, o conteúdo é tão baixos e o teor é tão pornográfico que mais parece um conto erótico destinado ao público geriátrico.

Além disso, nos áudios Seixas expões visões preconceituosas sobre nordestinos e gays, fala mal dos próprios fãs, dos eventos em que é pago para comparecer, e principalmente de outros dubladores. Entre os dubladores que são defenestrados por Seixas está o “execrável” Guilherme Briggs, que é provavelmente a melhor pessoa do mundo.

Um herói? Um vilão? Dois vilões?

 

O motivo que teria feito nascer o Dossiê é que com a aposentadoria de Cid Moreira, Marcelo conseguiu que Seixas ficasse com seu lugar na dublagem da Bíblia Sagrada, sendo que depois que recebeu uma volta do então sócio ele decidiu maquinar a sua vingança. Durante a série Marcelo conta que Seixas teria aberto junto com outro dublador um estúdio de fundo de quintal para que aplicassem um “golpe da dublagem”. Foi nesse ponto que Marcelo começou a perder a minha estima. Não tem porque ele expor a família do Seixas e agora também expor outros dubladores que não tinham nada a ver com a história inicialmente.

Pelo menos o que me parece, é que tudo isso é uma luta pelo controle de uma empresa. Fica evidente que o Marcelo não é Santo, tanto é que ele nunca mostra os áudios dele mesmo, muito porque talvez concordasse com tudo que o Seixas falava. Isso é provável porque nunca aparecem áudios do Seixas retrucando o Marcelo.

Um ponto que chama a atenção é que Marcelo não poupa esforços para destruir a reputação de Seixas, chegando a expor não só áudio íntimos das amantes, como dizendo seus nomes e mostrando suas fotos. Inclusive, os áudios entre Seixas e “Sininho” configuram um dos elementos chaves da série e é uma das revelações mais aguardadas pelos fãs. Acredita-se que Rezende liberará esses áudios em algum episódio especial.

Portanto, concluo com o seguinte conselho: se algum dia você seduzir suas alunas e tiver que manter várias amantes ao mesmo tempo, certifique-se que os áudios eróticos que você enviou não caiam nas mãos do seu pior inimigo.

 

Um comentário

  1. Eu não serei ingenuo de apontar mocinhos e vilões porque este caso está sub judice. Mas dá para ver que o Sr Resende é um verdadeiro J.E Hoover tupiniquim: gravou o seu sócio, e quando se achou prejudicado, usou das provas materiais que tinha…Tsc, tsc, tsc…Como diria Tasso Genro: ” Estamos vivendo na República Federativa da Grampolândia!”

    😦

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s