2018 não é 1989


Olá amiguinhos!

Esses dias eu estava lendo um artigo que estava comparando a eleição de 1989 com a que teremos esse ano em 2018. Nele o articulista fazia engenhosas comparações entre Eneás e Bolsonaro, Marina e Gabeira, Geraldo Alckmin e Covas, Ciro e Brizola, etc. Depois de ler até o final o artigo convenci-me que o ponto do artigo não poderia estar mais equivocados. 2018 não será 1989.

Em ambos os anos há muitos candidatos, descrédito na classe política e um governo impopular, mas as semelhanças param por aí. Em 1989 o mundo vivia o fim da Guerra Fria. As correntes políticas estavam polarizadas de acordo com o conflito e a anistia tinha feito muitos presos políticos voltarem a poucos anos. Um fator importante daquelas eleições é que desde março Collor disparou na frente pois tinha apoio da mídia, principalmente da então super poderosa Rede Globo. Esse ano, não existe favorito. Bolsonaro está na frente na faixa dos 20% seguido de perto de Marina Silva. Bolsonaro é completamente boicotado pela mídia, não tem as bases eleitorais de ter governado um estado, o que faz com que sua campanha fique escondida na internet, que não existia em 1989.

Se na TV Bolsonaro não terá tempo, podem ter certeza que ele terá apoio massivo nos grupos de Whatsapp, aonde qualquer notícia – qualquer um mesmo – pode ser distribuída para milhões de pessoas sem precisar passar por qualquer crivo jornalístico, bastando apenas caber na agenda das pessoas que estão distribuindo, que gostam de publicizar notícias que confirmem seus vieses de confirmação. Logo, Bolsonaro não deve ser desprezado e ainda é cedo para descartá-lo do segundo-turno.

A comparação do Bolsonaro com Enéas tem até algum cabimento, já que ambos falam do Nióbio. Mas o Doutor Enéas, mesmo tendo ideias loucas sobre economia, é muito mais inteligente que o Capitão Nióbio.

Por hoje é só pessoal.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s