Quem deve ir ao segundo turno nas eleições de 2018?


Olá amiguinhos!

Ontem eu fui dar uma lida na última pesquisa de intenção de voto do Datafolha:

Clique para acessar o 62d85b7b11e52c8fccbb96bcd5ca71b9.pdf

Então vou tentar comentar minhas impressões.

Boslonaro 18, Marina 12, Ciro 10, Alckmin 8, Alvaro 5, Não Sabe 24.

Em todos os cenários sem Lula, o primeiro lugar é de Bolsonaro e o segundo lugar fica para Marina Silva. Existe sim a possibilidade da campanha do Bolsonaro naufragar, dele morrer ou de ter a sua candidatura impugnada, mas eu não trabalho com essas hitóteses. Pelo menos dentro das minhas bolhas sociais nas quais estou inserido vejo o apoio a Bolsonaro crescer a cada dia, principalmente entre homens com acesso a redes sociais. Por isso, creio que Bolsonaro irá ser o outsider nessa eleição. Seus eleitores não o largarão por causa dos ataques e ele tende a chegar ao segundo turno.

A questão que fica é? Contra quem Bolsonaro irá e quais seriam suas chances?

Eu não trabalho muito com a hipótese de um candidato petista ou Ciro Gomes conseguirem ir ao segundo turno. Eu creio que a Marina Silva tem uma maior capacidade de agregar esse voto de esquerda, além de disputar com Bolsonaro fatias do voto evangélico, que hoje é de cerca de 20 milhões de votos. É bom lembrar que Marina obteve 19 milhões em 2010 e 22 milhões de votos em 2014. Se ela manter esse eleitorado cativo numa eleição pulverizada entre vários candidatos, já seria o suficiente para chegar ao segundo turno.

Hoje visualizo 3 cenários de segundo turno – sim, teremos segundo turno.

PT x Bolsonaro

Se o PT chegar ao segundo turno, os partidos PMDB, PSDB, DEM, REDE, não terão escolha a não ser se abster ou declarar apoio tácito ao Bolsonaro. Nesse cenário Bolsonaro leva fácil.

Marina x Bolsonaro

Se a Marina chegar ao segundo turno, meio que por um milagre, que aconteceria pela ocorrência de escândalos culminando Alckmin, ela teria maior capacidade que o Ciro de ir ao segundo turno contra o Bolsonaro. Tendo rejeição baixa e sendo pouco agressiva, ela agregaria facilmente o apoio do PSDB, PMDB, DEM, derrotando por pouco o Bolsonaro.

Alckmin x Bolsonaro

Se o Alckmin chegar ao segundo turno, será devido as 500 prefeituras do PSDB, e pelo fato do partido ser mais estruturado que o PSL, REDE, DEM e PDT juntos. Se ele for contra o Bolsonaro, o resultado será uma incógnita, talvez ele leve vantagem porque a esquerda votará nele pra evitar o Bolsonaro. Tudo indica que o resultado seria apertadíssimo.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s