Jesus nasceu de uma virgem?


Olá amiguinhos!

Hoje celebramos mais um Natal. Confesso que nunca dei nenhuma importância para essa data, devido ao fato de que 25 de dezembro não está na bíblia nem há a ordenança para que celebremos tal data. No entanto, é uma data maravilhosa para ficar em família, falar de Jesus e expressar o amor de Deus às pessoas.

Um fato que sempre me chamou atenção no Natal é como Jesus nasceu e todas as contradições acerca desse fato na bíblia.

Marcos

No evangelho de Marcos, o primeiro, provavelmente escrito uns 30 anos depois da Ressurreição, o nascimento de Jesus é ignorado. Não fala de nascimento virginal de Maria, nem se nasceu em Belém, nem de viagem ao Egito. Começa no batismo de João Batista e é sucinto no relato de seus atos e de sua gloriosa Ressurreição. Se o critério de tempo é estabelecido, Marcos seria a versão mais fiel. Logo, o nascimento pra quem escreveu não era relevante, sendo importante sim sua morte, que foi o sacrifício que nos deu a vida através de sua Ressurreição.

Matheus

No evangelho de Matheus, supostamente escrito em aramaico e bem depois de Marcos, destinado aos judeus, o escritor tenta contar a história de Cristo de acordo com as profecias do Messias. Ele fala que Jesus nasceu em Belém, a cidade de Davi, por isso Jesus seria Filho de Davi. Outra novidade é que Jesus teria nascido de Virgem, assim como a promessa do profeta Isaías. Por último, Jesus seria descendente de Davi através de seu pai José, que não é pai dele em Lucas, já que foi o Espírito Santo que engravidou Maria.

Um detalhe de Matheus é a história dos Reis Magos, que não são 3 mas que deram 3 presentes (ouro, incenso e mirra). E estes “reis” encontraram com Jesus numa CASA em Belém. Provavelmente os “magos” do Oriente eram zoroastristas que vieram da Pérsia numa Caravana. Eles foram até Herodes, um perverso rei edomita que dominava a Judeia naqueles dias, e este, após saber do nascimento do Messias que poderia usurpar seu poder, teria matado todas as crianças de Belém e arredores com menos de 2 anos. Não existem registros que tal matança ocorreu, mas um tipo como Herodes seria muito bem capaz de fazer esse tipo de coisa. Após fugirem para o Egito, Matheus conta que assim como o povo de Israel, Jesus sai do Egito e vai para Canaã ainda jovem. Um ponto curioso é que José não volta a Judeia já que esta estava governada pelo filho de Herodes, mas vai para Galileia – que era governada por outro filho dele.

Lucas

O evangelho de Lucas, discípulo de Paulo, à pedido de Teófilo, escrito após Matheus e destinado aos gregos, traz uma história bem mais detalhada acerca dos fatos acerca de Jesus. Fica visível o esforço do autor em explicar melhor acontecimentos que não estavam bem explicados:

1- Por que Jesus se chama Jesus e não Emanuel, como dito na profecia?

2- Como Maria concebeu virgem?

3- Por que José e Maria estavam em Belém?

Lucas descreve que Maria recebeu a visita do anjo Gabriel, que disse que seu filho se chamaria Jesus e que o Espírito Santo iria fazê-la conceber. É explicado que João Batista seria parente de Jesus.

A parte mais complicada é o tal censo que motivaria a ida de José, e sua mulher GRÁVIDA, NUMA LONGUÍSSIMA DISTÂNCIA, só para fazer um censo, sendo que seria muito mais lógico ele fazer tal registro mais perto da sua cidade. Apesar de tal censo ter ocorrido, não exatamente na data, não era costume fazer as pessoas efetuarem longas viagens para isso. O mais coerente seria que ele foi a Belém fazer outra coisa, mas viajar com uma mulher grávida do FILHO DE DEUS seria uma enorme imprudência, a não ser que algum anjo tivesse mandado eles irem pra lá pra confirmar alguma profecia e isto não está na bíblia.

Em Belém, Jesus teria nascido numa manjedoura de uma hospedaria, não numa casa como disse Matheus – ou teria ido para uma casa depois. Então para harmonizar teriam de ter se hospedado numa casa que servia como hospedaria e tinha manjedoura. Não há menção a reis magos, mas a anjos e pastores que vieram recepcionar o Rei dos Reis.

João

O evangelho de João, o mais teológico, não se importa com o nascimento físico de Jesus mas descreve que este sempre existiu com Deus e que, sendo Deus, foi por ele que todas as coisas desse mundo foram feitas, tendo seu sacrifício decidido antes da criação do mundo. O Logos divino, o Verbo, fez-se carne em Jesus, e é isso que importa. Uma vez que Jesus é homem e Deus, ele poderia reconectar a humanidade com o Pai, tendo vencido as tentações, como um novo Adão, redimiu toda a humanidade. Se por um homem entrou o pecado e separação de Deus, por um só, que venceu o pecado, houve a reconexão. Se após a queda o sangue dos animais pagava o preço pelos nossos pecados, Jesus foi o cordeiro que morreu em sacrifício por todos os nossos pecados.

Portanto, o nascimento de Jesus não é a data principal do Cristianismo, mas sim sua Ressurreição, pois por ela temos vida e sabemos que Cristo vive, não só nesse mundo como nos nossos corações. Se Jesus nasceu no lugar x ou y, isso não é importante pra nós, que não estamos esperando um Messias político (o qual Jesus não quis ser). Como e quando Jesus nasceu fisicamente é secundário. O primário é saber que ele nasceu nos nossos corações no momento em que ele tomou conta das nossas vidas e nos tornamos filhos de Deus por meio da fé nele.

Se ele nasceu em Belém? Provavelmente. Se não nasceu pra mim não há problema. Se nasceu de virgem? Creio que sim, mas se isso foi apenas um relato teológico não abala minha fé em absolutamente nada. Eu não acredito em Jesus por causa desses pormenores, e sim pelo que ele significa. Eu não acredito em Jesus porque acredito em Deus. Eu acredito em Deus porque eu creio em Jesus.

 

Anúncios

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s