Quem é a democrata que vencerá Trump em 2020?


Olá amiguinhos!

Hoje vi algo que me chamou atenção. No seu discurso de derrota, Hillary Clinton praticamente se despedia da vida pública e encorajava os jovens a traçarem o caminho da política, mostrando que o partido demoniocrata precisa de renovação. Ela está certa. Diferente do partido republicano, que tem vários políticos excelentes – e nomeou um bufão -, o partido democrata tem um político carismático, Obama, que não pode se reeleger. Tem Bernie Sanders, que está velho. E seus senadores e governadores, os poucos que restaram depois dessa avalanche republicana, são uns bobões.

Ao que tudo indica, o partido democrata irá passar por um processo de extrema reflexão. Vão perceber que nomearam uma moderada corrupta e perderam para um reacionário radical. Logo, da próxima vez irão apostar numa radical moralista, como é o caso da carismática Elizabeth Warren, uma versão de saias do socialista tarado Bernie Sanders. Warren é muito popular e só não concorreu em 2016 porque o partido estava fechado com Hillary.

Vou dar um exemplo. Trump não é um conservador comum. Ele não é um Ted Cruz, que eles poderiam rotular como radical e depois posar de moderados. Trump não foca em aborto, casamento gay e drogas. O ponto chave da agenda de Trump é o foco na economia, mais especialmente num nacionalismo protecionista e numa política anti-imigração ilegal. O problema é que os democratas sempre foram protecionistas. Como eles irão enfrentar então um presidente tão diferente de um conservador? Creio que só há uma saída para o partido democrata: o radicalismo.

Se Trump é populista, eles tentarão ser ainda mais populistas. Se Trump é demagogo, serão ainda mais demagogos. Enfim, se Trump é um imbecil, tudo indica que os democratas tentarão ficar ainda mais imbecis.

1 comentário Adicione o seu

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s