O que diabos é a ALT RIGHT, a direita alternativa?


Olá amiguinhos!

Desde a chegada de Trump aos holofotes, um novo termo se tornou cada vez mais usado para descrever seus apoiadores: “ALT RIGHT”, ou direita alternativa em português é a alcunha que denomina um outro tipo de direita, a qual muitos, como é o meu caso, nem consideram como parte do movimento conservador.

Primeiramente, precisamos definir o que é a direita pra depois tentar entender o que é a direita alternativa. Por mais que varie um pouco de país pra país, a direita geralmente é composta pelos conservadores sociais (católicos, evangélicos, religiosos) e pelos liberais (aqueles que pregam menor ação estatal na economia. Resumindo, é isso. No caso específico dos EUA, o movimento conservador é conhecido por CONSERVAR os valores que baseiam os alicerces da nação, tendo por principal tarefa defender e proteger a Constituição Americana, a Carta que assegura todos os direitos naturais dados pelo Criador.

Após os atentados de 11 de setembro o movimento conservador americano foi sequestrado pela ideologia NEO CON. Os neo conservadores criam que era preponderante para os EUA aumentarem a ação do país em todas as partes do mundo, mesmo que para tanto fosse preciso iniciar e mediar conflitos. Em suma, os neocons defendiam uma total hegemonia do país no plano externo, mesmo que isso gerasse altos déficits, o que ia de encontro com o que era pregado pelos liberais. Após o fracasso do governo Bush e da guerra no Iraque, o nome do partido republicano ficou muito prejudicado, deixando espaço para a chegada de novos tipos de modismos.

Após 8 anos de um fracassado governo Obama, que presidiu recebendo o país de uma forte retração econômica herdada de Bush, os EUA ficaram impotentes. O país já não ostenta a mesma pujança de antes, e no plano externo, Irã, Rússia e China se sentem cada vez mais a vontade pra colocar as asinhas de fora. É notória a piora de vida dos blue collar workers, trabalhadores sem diploma do setor secundário. Com a chegada da globalização, é natural que os empregos do setor industrial migrem para países com mão de obra barata e pouco qualificada, o que obriga os países desenvolvidos a remanejarem esse excedente para o setor terciário, de serviços, onde há maior valor agregado. O problema é que boa parte dos trabalhadores não quer ou não consegue se qualificar novamente para adquirir uma nova profissão, caindo no caso do desemprego estrutural ou disputando mercado no mesmo tipo de qualificação, como salários cada vez mais achatados.

O que define a ALT RIGHT?

Você é branco. Sempre teve um padrão de vida razoável. Carro, casa no subúrbio de uma grande cidade, comida fast food, tv a cabo e INTERNET, mas nunca conseguiu fazer um curso superior, por falta de vontade ou porque não podia pagar os altos custos. Pessoas com esse tipo de perfil tiveram maior perda de ganhos nos últimos anos, ao mesmo tempo que veem milhões de imigrantes chegando no país e, alguns inclusive mais qualificados que elas.

Você é burro demais pra tentar colocar a culpa da sua decadência econômica na conjuntura global da economia e na sua própria inaptidão para se inserir nos mercados mais rentáveis, então você culpa os estrangeiros, as elites, os políticos, os judeus, os maçons, os negros, o politicamente correto, a mídia, etc. Antes, pessoas medíocres apegadas a preconceitos e ao senso comum tinham no máximo aqueles jantares de família pra soltarem seu impropérios, mas com a chegada da internet esses milhões de imbecis puderam disseminar suas ideias de forma a ofuscar a ideologia conservadora comum. Basta abrir o twitter e 4chan pra ver defensores de Trump fazendo uso de memes racistas e ofensivos.

De uma hora pra outra, quando Trump iniciou sua campanha chamando mexicanos de estupradores, ele acabou abrindo as portas do partido republicano para milhões de pessoas que não eram lá muito conservadoras, mas que achavam que os mexicanos são uma praga que deve ser combatida. Depois os supremacistas brancos, antissemitas e nativistas, órfãos de um candidato que defendesse suas ideias com clareza, acabaram abraçando Trump por crerem que ele pensa como eles.

Segundo Milo Yannopoulus, uma das principais vozes dessa ideologia, a ALT RIGHT é apenas um movimento de contra-cultura unindo conservadores descontentes e criadores de memes nativistas da internet.

Masculinidade

A esmagadora maioria das pessoas com esse pensamento são homens, e muitos são jovens. Essa defesa intransigente de medidas autoritárias e radicais são quase sempre mecanismo que a mente de muitos encontra para reafirmar sua masculinidade. Já que eles não tem mulheres atraentes ou carros chamativos então eles tentam direcionar suas frustrações apoiando um candidato machão.

Saudosismo

Let´s make America Great Again. O saudosismo e a tentativa de trazer um suposto passado glorioso de volta é uma das marcas da ALT RIGHT. Para eles, o EUA era um país maravilhoso, sem problemas, até 1960, então as elites acabaram corrompendo tudo. Proponentes dessa ideologia tem uma visão bem binária e simplista de como as coisas acontecem. Acham que basta colocar a pessoa certa na presidência e a economia irá melhorar, como num passe de mágica. Os inimigos dos EUA, em especial os terroristas, ficarão amedrontados e não tentaram um só ataque terrorista.

Culto à Personalidade

Esse é o único ponto em que eu encontro total correlação entre Trump e Bolsonaro aqui no Brasil. Bolsonaro, apesar de ser um nacionalista, é cada dia mais conservador e liberal na economia. Suas frases polêmicas são geralmente coisas ditas no impulso, sem pensar e ele nunca, em nenhum momento, fez menção a uma retórica racista para ganhar votos, diferente de Trump. Algumas coisas ele já disse que poderiam ser interpretadas como homofóbicas ou xenofóbicas, mas nada que fosse de fato inflamatório como Trump fez nas primárias. A semelhança mesmo é que Bolsonaro conseguiu uma legião de milhões de fanáticos – tal como Trump -, que não ligam para princípios ou valores, acreditando de forma religiosa em tudo o que o candidato diz. O candidato não tem erros e se você apontar qualquer do mais notórios dele então você é um socialista. Pessoas como essa possuem mentalidade de ovelha. Pra eles, é só eleger a pessoa que está tudo resolvido.

CUCKS

Meu primeiro contato com um racista se deu ainda nas primárias, quando discuti com um trumpista na seção de comentários de um vídeo da Fox News. O nick ACIDBLACKNERD deu ao sujeito a ideia de que eu era negro e ele então começou a me atacar com injúrias raciais. Eu achei estranho, já que isso nunca foi comum em discussões que participo.

Depois de algum tempo, percebi que eles chamam a nós, conservadores, de CUCKS, em referência ao CUCKOLD, que só depois de meses descobri que se tratava de uma modalidade pornográfica em que homens brancos dão suas mulheres para terem conjunção carnal com homens afro-americanos bem dotados. Essa denominação se justificaria porque na mente doentia deles, os conservadores se tornaram muito bonzinhos, muito politicamente corretos, sendo facilmente enrabados pela esquerda.

O que é a contraparte esquerdista da ALT RIGHT?

É evidente que a esquerda também tem sua franja problemática, e que consegue ser pior que a ALT RIGHT. O problema é que a REGRESSIVE LEFT, a esquerda regressiva, não deturpa tanto a ideologia esquerdista, enquanto que a direita alternativa trava um embate claro contra muitos valores conservadores. A esquerda regressiva se resume pelo apego total ao politicamente correto, tentando então mitigar as liberdades individuais, em especial a liberdade de expressão. Social Justice Warriors, guerreiros da justiça social como são conhecidos, estão na linha de frente da luta pelos direitos de minorias “perseguidas”, negros, gays, latinos, muçulmanos, mulheres, etc, sendo qualquer crítica alusiva a qualquer participante  desses grupos um pecado imperdoável.

Conclusão

Por pior que seja escrever essas palavras, a ALT RIGHT veio pra ficar. O que corresponde a um perigo real para o conservadorismo como até então era visto nos EUA. Quando você vê pessoas de “direita” dizendo que é pra abraçar políticas de esquerda, como é o caso do protecionismo, ou quando você vê “conservadores” defendendo medidas contrárias a Constituição para prevenir o terrorismo, então você percebe pra onde as coisas estão indo.

Anúncios

3 comentários

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s