5 motivos porque a meritocracia não existe


Olá amiguinhos!

Hoje nós vamos falar sobre meritocracia. E pra ser franco. Esse não é um post que eu gostaria de escrever. Mas o tempo acabou me convencendo de que estava errado. Explico. Sempre quando entrava em discussões com satanazes da esquerda, defender a tal meritocracia era um clichê indispensável, até pouco tempo atrás, quando percebi que não estava sendo honesto comigo mesmo.

A premissa principal da meritocracia é simples: quanto mais uma pessoa se esforça, maior as chances de ter sucesso. Partindo desse pressuposto, a maioria das pessoas ricas teriam chegado aonde chegaram através do suor dos próprios rostos. Seguindo esse raciocínio, as pessoas pobres apenas teriam tal condição por serem preguiçosas, e todos, independente do contexto no qual nasceram, poderiam, através do esforço, subir de vida.

O problema é que isso não poderia ser mais longe da realidade.

Em primeiro lugar, porque esforço não leva ninguém pra lugar nenhum. Se levasse, os pedreiros seriam os imperadores da Terra.

Segundo, porque esforço é algo relativo, por exemplo, o Kid Bengala trabalha fazendo muito esforço, mas o Alexandre Frota faz a mesma coisa que o Kid faz sem nem se soar. Logo, esforço varia de pessoa pra pessoa, e de contexto pra contexto.

Terceiro, digamos que uma pessoa é muito esforçada, mas numa coisa que ninguém dá valor, por exemplo, a pessoa acha que é pintora e que pode viver da arte dela, mas ninguém quer colocar os rabiscos dela na parede da sala.

Quarto, a esmagadora maioria dos ricos já nasceu na riqueza. E você, seu pobre, morrerá na pobreza. Esqueça aquelas coisas que a Xuxa te dizia, pra sempre acreditar nos seus sonhos. O único lugar em que você conseguirá sonhos é na padaria. Na vida real a mobilidade social é rara.

Quinto, esforço não garante nada. Uma prostituta de luxo, ou mesmo uma prostituta de rua bem no estilo Inês Brasil, sem fazer muito esforço, consegue numa só noite de programas mais dinheiro do que muitos pais de família, que acabam tendo de se esforçar muito pra sobreviver. O que faz alguém ficar rico é se ela tem algum talento mercadológico, uma herança, ativos valorizados ou a habilidade de enganar os outros, como é o caso dos políticos.

Um exemplo claro disso que digo é quando na empresa que você trabalha você vê aquela mulézinha promíscua conseguir promoções através de favores sexuais que troca com a cúpula da organização, ou quando um parente bombadinho do dono da empresa ganha mais do que todo mundo sem nem aparecer pra trabalhar. Se em empresas privadas acontecem esse tipo de injustiça, imagina nas públicas.

Na vida real, sabemos que existem várias decisões que as empresas fazem que são completamente contraprodutivas mas que elas continuam fazendo, a despeito da lógica. Nós sabemos que ter sucesso ou não depende muito mais de sorte do que de esforço, já que você tem mais chance de enriquecer jogando na loteria do que trabalhando como pedreiro.

Anúncios

2 thoughts on “5 motivos porque a meritocracia não existe

  1. Quê? Já acabou? Acalmei os ânimos e me abri pra ouvir algo de importante/interessante que mudaria meu ponto de vista sobre a meritocracia, e vem isso aí? Que fraco! Deuzolivre.

    Curtir

  2. A sorte existe, muita coisa depende de onde e em que circunstâncias a pessoa nasce. Porém, muita coisa também depende da pessoa em si. Seus argumentos seriam válidos no século passado, porém, hoje em dia vivemos numa nova era dourada da informação. Existem livros, computadores, infinitas aulas de GRAÇA online, google, bibliotecas disponíveis para todos, e a simples verdade é que só não estuda e não aprende quem não quer.

    Talvez o pedreiro nunca venha a ser médico ou advogado que nem os que nasceram numa família privilegiada e tiveram amplas oportunidades de se aprimorar, mas nada o impede de estudar em seu tempo e dias livres, mesmo que seja limitado, e passar num concurso público ou até numa faculdade. É muito fácil jogar a culpa nos ombros da sociedade e usar isso como desculpa para ser vagabundo.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close