Saiba porque Ibope e Datafolha estão ERRADOS!


Olá amiguinhos! Tudo bem com vocês? Hoje eu gostaria de explicar por A+B o porquê dessas pesquisas serem impossíveis de se confirmar no dia das eleições.

Vamos enumerar!

1. Em 2010 a economia crescia 7,5%, a inflação estava abaixo de 5%, a popularidade de Lula atingia o auge e o bolsa família projetava ampliação. Nessa situação, Dilma atingiu 70% no Nordeste. Apesar da vitória de Serra em S.Paulo, Dilma venceu no Sudeste com 52% dos votos. No Sul, Serra venceu com pequena vantagem de 8 pontos. No Norte/Centro-Oeste, Dilma venceu com vantagem de 6 pontos tendo obtido votações recordes no Norte com quase 90% no Amazonas…

2. O quadro agora em 2014 é muito diferente. Aécio tem vantagem no Sudeste que deve chegar a 15 pontos. No Nordeste, com a nova situação na Bahia e em Pernambuco, os 70% de Dilma vão cair pelo menos 3 pontos. No Sul Aécio abriu assim como no Centro-Oeste.

3. Em 2010, no total Dilma venceu com 53,2% a 46,8% –elas por elas- 6 pontos de diferença. É quase impossível que em 2014 a diferença seja maior que essa, com a economia parada, a inflação em uns 7%, a popularidade de Lula decrescente, o bolsa família consolidado e a série de escândalos atingindo diretamente o governo Dilma.

4. Dois presidentes do PT e o presidente da Câmara de Deputados do PT presos, a bancada do PT na Câmara passando de 17% para 13,5% e a Petrobrás atingida por atos de corrupção explícitos.

5. É impossível que em 2014 a vantagem de Dilma seja maior. Mas quanto menor seria? Usando dados de ontem do GPP –portanto após o campo das pesquisas do Ibope e Datafolha- tabulou os resultados por região e os comparou com 2010. Com isso, a diferença de 6 pontos pró-Dilma em 2010 desparece e surge –criteriosamente- um empate entre os dois.

6. A decisão ocorrerá nas urnas e dependerá da localização e setorização da abstenção dos votos brancos e dos votos nulos.

7. A conclusão é óbvia.É impossível que Aécio perca como apontam Aécio e Datafolha por margem 45 a 55. Em 2010, Dilma teve 70% dos votos no Nordeste, 51% no  Sudeste, 46% no Sul e 53% no  Norte/Centro-Oeste. Hoje essas  próprias pesquisas mostramm que Dilma tem 67% no Nordeste, 42% no Sudeste, 40% no Sul e 51% no  Norte/Centro-Oeste. Logo, é impossível. A estimativa é que hoje a eleição esteja empatada.

 

 

 

2 comentários

  1. Prezados, apesar de vocês terem uma inclinação para a direita acredito que fazem publicações ponderadas e concientes, passei a acompanhar vocês nesta eleição. Mas gostaria de sugerir que fizessem uma análise das pesquisas ibope e DataFolha das duas últimas eleições, fiz e observei que as pesquisas presidenciais no primeiro turno tenderam a favorecer ao lula e a dilma, pois apontaram resultados dando vantagens a estes maiores do que tinham de fato. Já no segundo turno o quadro se inverteu, pois as pesquisas apontaram vantagens menores do que se efetivaram na apuração eleitoral.

    Curtir

  2. Sim André, o Datafolha e Ibope cravaram o resultado do segundo turno, simplesmente porque é muito incomum errar quando pesquisa se refere a duas posições antagônicas. Hoje os tracking dos dois partidos colocam Dilma a frente. Agora, a Dilma pode até ganhar, mas não por essa mesma margem de 2010. Isso eu sustento.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s