Minhas impressões sobre o debate presidencial da Globo


Primeiro Bloco

Pergunta 1: Petrobrás

Dilma foi perguntada sobre a Petrobrás e disse que a Veja faz campanha pro Aécio. Depois o Aécio disse das denúncias de campanha suja que o PT está fazendo e que a Revista IstoÉ anunciou. Dilma também questionou a credibilidade da Istoé;

Pergunta 2: Armínio Fraga

Dilma perguntou sobre Armínio e os riscos que ele implicava para a economia. Aécio respondeu bem, dizendo que quem deveria se envergonhar era ela, que tinha um ministro já demitido. Ainda estocou dizendo que Dilma foi a primeira presidente a deixar o país pior do que recebeu. Como

Pergunta 3: Cuba

Aécio atacou os empréstimos secretos que o PT concedeu a Cuba. Dilma atacou os gastos de publicidade dele como governador de Minas. Dilma nessa parte gaguejou e deu suas notórias pausas.

Aécio anunciou que recebeu um documento apontando que o financiamento a Cuba foi de 25 anos e em moeda cubana.

Pergunta 4: Minha Casa Minha Vida

Dilma, gaguejando, disse que Aécio criticava o Programa. Aécio disse que irá manter e aprimorar o programa. Dilma na réplica falou que Aécio irá diminuir o papel dos bancos públicos. Aécio respondeu dizendo que o que ele não vai fazer é aparelhar os bancos com corruptos como fez o PT.

Pergunta 5: Inflação

Aécio perguntou sobre a inflação e a indagou se ela achava que era um problema. Na resposta, Dilma atacou a gestão tucana do Banco do Brasil e disse que suas ações eram efetivas no controle da inflação. Na tréplica Dilma falou que os tucanos quebraram os bancos públicos e que enfrentaram as crises aumentado o desemprego.

Pergunta 6: Pronatec

Dilma, já na pergunta, mentiu ao dizer que os tucanos fizeram uma lei para proibir escolas técnicas. Aécio corrigiu Dilma dizendo que nunca foi líder do governo, mas líder do PSDB na Câmara, ela disse que era quase a mesma coisa e tomou uma excelente resposta de Aécio, que disse que pra quem não conhece o congresso não havia diferença. Aplausos pro Aécio. Aécio na tréplica falou que levou Minas a ter a melhor educação de base do Brasil.

Segundo Bloco

Pergunta 7: Habitação

Dilma respondeu pergunta do eleitor sobre aluguel e o impacto da inflação sobre a habitação. Dilma preferiu falar do Minha Casa Minha Vida, deixando de lado a questão do aumento dos preços do aluguel. Indiretamente, disse que pra driblar esse aumento do aluguel o povo deveria comprar casas no Minha Casa Minha Vida. Dilma ainda ressaltou que o eleitor ainda teria que ser sorteado.

Aécio foi direto ao ponto. Disse que metade das casas do Programa não foram entregues. Falou que irá ampliar os programas habitacionais.

Na tréplica, Dilma chamou o eleitor de candidato. Que gafe.

Pergunta 8: Educação

Aécio respondeu pergunta da eleitora sobre educação. Aécio, muito simpático, falou do enfrentamento que fez em Minas Gerais e que fez com que Minas tivesse melhora no quesito durante o seu governo. Dilma falou da oportunidade que dará para os “brasileirinhos e brasileirinhas”, criando mais creches. Na tréplica, Aécio cobrou as creches prometidas e não entregues por Dilma.

Pergunta 9: Corrupção

Dilma respondeu a pergunta sobre corrupção. Dilma, gaguejando e muitas vezes se enrolando, falou que defende mudanças na legislação para combater que a a corrupção fosse melhor combatida. Aécio foi bem nessa parte. Falou da impunidade, da indignação, das propostas que ela não fez avançar. Por último, disse que a principal medida para tirar a corrupção do Brasil era tirar o PT do governo. Aplausos pro Aécio. Na tréplica, Dilma falou que os tucanos não combatem a corrupção porque no governo sempre engavetaram escândalos. Vaias pra Dilma.

Pergunta 10: Previdência

Aécio respondeu pergunta sobre previdência. Aécio alertou sobre o envelhecimento populacional e a carência de programas para os idosos. Ainda disse que irá rever o impopular fator previdenciário. Na prática, não ofereceu nenhuma proposta que atacará o problema. Já Dilma disse que fator previdenciário foi criado pelo governo tucano.

Terceiro Bloco (31 pontos de audiência)

Pergunta 11: Programas sociais

Aécio falou dos atrasos do governo ao fundos de assistência. Dilma afirmou assertivamente que seu governo não atrasa programas sociais. Na réplica Aécio citou o popular senador carioca Romário ao falar de ações para pessoas com deficiência.

Pergunta 12: Água

Dilma perguntou a Aécio sobre a questão da falta de água em São Paulo. Aécio informou que, segundo o próprio TCU a crise hídrica ataca hoje toda a região Sudeste e não somente São Paulo, jogando a responsabilidade para o governo federal sobre essa mazela. Aécio ainda atacou o PT falando do aparelhamento que o PT fez na Agência Nacional de Àguas e ainda falou da Rosemary Noronha. Na réplica de Dilma ela preferiu falar que o Nordeste tem seca e não tem crise hídrica. Boa resposta. Ainda citou o jornalista José Simão falando que do jeito que está os paulistas terão o programa “Meu Banho Minha Vida”.

Pergunta 12: Reforma Política

Dilma desconversou sobre a reeleição e preferiu falar do fim do financiamento empresarial na campanha, fim da coligação para eleição proporcional e de outras medidas acerca da reforma política. Dilma ainda deu uma boa estocada dizendo que quem criou a reeleição foram os tucanos. Aécio rebateu falando da montanha de dinheiro de financiamento empresarial que a campanha do PT recebeu.

Pergunta 13: Agricultura

Dilma perguntou a Aécio sobre as principais medidas que Aécio fará em relação ao agronegócio. Aécio falou que criará o “Super Ministério da Agricultura”, acabando assim com o loteamento político que hoje existe no atual ministério da Agricultura.

Pergunta 14: Mensalão

Aécio perguntou a Dilma sobre o Mensalão e o que Dilma achava de José Dirceu. Dilma rebateu, gaguejando, com o mensalão tucano, fugindo completamente do assunto. Aécio gaguejou quando disse que o principal envolvido no mensalão tucano estava na campanha de Dilma. Perdeu uma excelente oportunidade.

Pergunta 15: PROUNI

Dilma perguntou porque Aécio foi contra o Prouni. Aécio respondeu mencionando os grandes elogios que Dilma fez a gestão dele como governador. Meio que fugiu da pergunta. Dilma disse que o tucano era contra o ENEM, talvez ela tenha se esquecido que o ENEM foi criado no governo FHC.

(Nesse terceiro bloco, Dilma venceu)

Quarto e último bloco

Pergunta 16: Saneamento

Eleitora perguntou  a Dilma sobre saneamento. Dilma pontuou que o avanço petista nessa área não foi o suficiente. Aécio prometeu não terceirizar responsabilidades e que vai atuar em parceria com municípios e estados para atacar essa mazela.

Pergunta 17: Violência

Eleitor perguntou a Aécio sobre o combate a violência. Aécio disse que irá impedir que recursos da segurança migrem para o superávit primário, que irá fortalecer as fronteiras, que irá mudar o código penal e que irá mudar a política com países produtores de drogas. Dilma falou do que ela fez em relação ao tema, o que claramente não foi suficiente.

Pergunta 18: Drogas

Eleitora perguntou Dilma sobre o combate às drogas. Dilma citou que o combate se dá com tratamento e prevenção. Aécio propôs um mutirão para a criação de bolsas para conclusão do ensino médio para jovens.

Pergunta 19: Desemprego

Eleitora pergunta a Aécio sobre desemprego. Aécio alertou que o Brasil não cresce e não gerá empregos, com a perda de empregos na indústria. Dilma respondeu falando dos cursos que o governo oferece através no SENAI.

Considerações finais: Dilma

Dilma falou que está construindo um país de amor, de esperança e de união, blá, blá, blá. Falou que o país dela é o país da mulheres, dos negros e dos jovens. Pediu que o brasileiro não deixe o país voltar atrás. Foi interrompida no final e aplaudida.

Considerações finais: Aécio

Aécio, confiantemente, apresentou-se como o candidato da mudança. Citou seu avô Tancredo Neves e parafraseou São Paulo dizendo que combateu o bom combate e que guardou a fé. Excelente final.

 

 

Comento:

1- Dilma foi bem no debate? Sim, como de costume, Dilma foi melhor do que Dilma. Sem sombra de dúvidas, seu melhor debate. Gaguejou pouco e deu poucas travadas. Quando mentiu, Aécio não a desmentiu. Seu semblante estava bem melhor. Enfim, Dilma deu alguma boas respostas e venceu o terceiro bloco.

2- Aécio venceu o debate? Eu diria que sim, mas de forma muuuuuito apertada. Sinceramente, acho que ele ficou bem aquém das minhas expectativas. Um candidato que está perdendo nas pesquisas não pode ser tão ameno e calmo. Faltou agressividade ao tucano que o fizesse representar a indignação da população com toda a corrupção do governo. Em muitos momentos poderia dar respostas acachapantes e simplesmente não o fez. Começou o debate muito bem e se perdeu em alguns momentos fatais.

3- Esse é o tipo de debate que os tucanos vão dizer que ganharam e os petistas vão dizer o mesmo. A pergunta que fica é: quem se comunicou  melhor com os indecisos? Acho que foi Aécio, mas em face da abrupta vantagem que os institutos de pesquisa conferem a Dilma, talvez essa vitória não tenha sido o bastante para mudar o rumo da eleição. De qualquer forma, creio que o resultado da apuração espelhará o resultado desse debate: apertado.

Anúncios

28 thoughts on “Minhas impressões sobre o debate presidencial da Globo

  1. Alguém se deu conta que a Presidenta sugeriu a eleitora, economista pós-graduada, que fizesse um curso técnico no Senai para se recolocar no mercado de trabalho?

    Curtir

  2. Sim, isso foi deprimente, ela ainda tentou finalizar falando do Pronatec. Nesse ponto Aécio tinha toda a razão, aquela mulher está desempregada porque o Brasil não cresce e não cresce por causa das políticas da Dilma.

    Curtir

  3. Dilma é melhor que o PT, talvez por isso ontem estivesse com vontade de dizer aos petistas “quem pariu Matheus que o embale”, já que intimamente não deve botar a mão no fogo nem pelo Lula. Já Aécio estava com brilho nos olhos e isso dispensa sangue nos olhos, pois tocou na ferida várias vezes, e não deu espaço para Dilma crescer para cima dele. A mensagem final de Aécio foi muito vibrante e feliz. Não podia ser melhor. E se não der agora, uma hora chegará a hora de Aécio ser Presidente.

    Curtir

  4. Cara, a mensagem final do Aécio foi de fato emocionante.

    Curtir

  5. Tatiana Silva 25/10/2014 — 10:38

    Acho que esse debate não ajudou muito os indecisos, o Aécio tem maior desenvoltura ao falar, mas quando se coloca todas as questões abordadas acho que deu empate, indecisa por alguns dias, mas tenho a desconfiança que com o Aécio algumas áreas poderão piorar, votar na Dilma.

    Curtir

  6. Prezada Tatiana, desconfiança? Qualquer eleitor sensato pauta seu voto na certeza de que num eventual governo Dilma tudo irá se repetir. Sinceramente, o que pode piorar com o Aécio? Todas as propostas dele pra mim implicam em melhoras – como é o caso do ensino integral nas escolas e da redução da maioridade penal. O simples fato dele agregar a mudança já atrai o eleitorado contrário a continuidade dos desmandos governistas. Posso não amar Aécio a ponto de gostar de votar nele, mas não odeio o Brasil a ponto de deixar o PT governar o país mais 4 anos. Pessoalmente, o Brasil precisa de investimento e o único candidato que dá esperança disso é o Aécio, tanto é que sempre que a Dilma sobe nas pesquisas as bolsas caem.

    Curtir

  7. Sem dúvida, a pior resposta de todos os debates.

    Curtir

  8. ANA MAURA DE PAULA 25/10/2014 — 11:02

    ESSE MEDO DE VOLTAR AO PASSADO COM O PSDB VAI CONDENAR O FUTURO DO BRASIL POR MAIS 4 ANOS DE PT. DEPOIS NÃO VAI TER COMO CONSERTAR NUNCA MAIS.

    Curtir

  9. Isso foi demais! Mas a maioria das empresas no Brasil discriminam por causa da idade. Entao sera necessario mudra a lei para que todos os candidatos a trabalho sejam qualificados. Eu fui discriminada quando tiha apenas 25 anos de idade, tambem forma em Economia, procurei ajuda ate na Assembleia legislative, nao tive, entao a minha unica escolha foi sair do Brasil, na qual estou ha 15 anos nos EUA e trabalhando na area financeira for a do Brasil! Eu vivenciei a era do PSDB, entao sei do que estou falando. Analisando a historia dos dois partidos, eu ainda prefiro o PT por ter dado muitas oportunidades aos cidadaos.

    Curtir

  10. AECIO COM CERTEZA É O MELHOR, NÃO TEM NEM O QUE DISCUTIR,,,,,,,,,MUITO MAIS PREPARADO E EXPERINETE, JÁ PASSOU POR VARIOS CARGOS POLITICOS, ELE SABE O CAMINHO DAS PEDRAS, SÓ ELE PODE MELHORAR O BRASIL,,,,,,,,,,,,,,,,SAULLO & HERONDY

    Curtir

  11. TUDO DE BOM QUE O BRASIL TERIA RECEBIDO DE TANCREDO NEVES, SERA OFERTADO AGORA PARA O BRASIL ATRAVES DE SEU NETO AECIO NEVES, COM CERTEZA O MELHOR DO BRASIL, JA DEVERIA TER SIDO CANDIDATO A MAIS TEMPO

    Curtir

  12. O PSDB (45) DEIXA UMA MARCA IMPORTANTE NA HISTÓRIA POR SER UM PARTIDO QUE DISPUTA PLEITOS SEM O USO DA AGRESSIVIDADE COM RESPEITO AOS ADVERSÁRIO POLITICOS, APRESENTANDO PROPOSTAS REAIS AOS ELEITORES BRASILEIROS, POR ESTA RAZÃO PARABENIZAMOS AECIO NEVES 45, QIE SEM DUVIDADA OU NÃO QUEM QUEIRA OU NÃO QUEIRA, ELE SIM É A MELHOR PROPOSTA QUE NOSSO BRASIL JÁ TEVE EM TODA HISTÓRIA POLITICA DO PAÍS.
    SAULLO & HERONDY, DUPLA SERTANEJA DE VESPASIANO – MG

    Curtir

  13. Graduação ??? pra que ??? Faz um curso no Senai, afinal pronatec pra quem tem bacharel é algo fantástico !!!!

    Curtir

  14. Rafael Braga 25/10/2014 — 13:01

    Quem Venceu o embate, realmente é difícil decidir. Porém, quem perdeu, e muito foram os telespectadores, os quais ficaram na expectativa de propostas eficazes, eficientes e NOVAS. Houve sim disputas medíocres relativas a governos passados, muito parecido com um debate de bar entre um corinthiano e um são paulino:
    Corinthiano: Ganhamos o campeonato paulista de “77” !!!
    São Paulino: E nós a libertadores de “93”.
    Legal, mas foram pouquíssimos momentos os quais debateram AÉCIO X DILMA, ou seja, o debate que vimos foi a história do PT contra a história do PSDB.
    Sendo assim, Fui dormir indignado, pois Aécio não é FHC e Dilma não é Lula.

    Curtir

  15. Mas que idiota esse blog…. o Aécio venceu fácil está disputa.

    Lembram na hora que uma economista de 54 anos, falou que tem ensino superior e não consegue emprego?

    A resposta da Dilma, foi que ela deveria fazer curso no senac para conseguir emprego.

    Que ridículo!!

    A mulher tem ensino superior e precisa fazer curso técnico para se empregar?

    Chega!!

    Do jeito que está não pode ficar, os impostos estão altíssimos, o real muito desvalorizado.

    A proposta do Aécio para ter somente um mandado de 5 anos, é ótimo.

    Do lado da Dilma, estão todos os acusados e condenados há diversos casos de corrupção, inclusive a Dilma é apoiada pelo Sarney, o câncer do Brasil. O Maranhão já se livrou dele, agora vamos tirar esse pessoal do poder do país.

    Não faz sentido todas aquelas manifestações e agora votar no mesmo governo.

    Pensem bem, vamos mudar esse país.

    É 45!

    Curtir

  16. Nem quero saber, quando lembro que durante o governo do PSDB o pobre não tinha vez, não tinha emprego, não tinha dinheiro, não tinha oportunidades, com certeza meu voto é na Dilma. Como disse alguém acima, Dilma é melhor que o PT e merece uma chance. Pra mim o grande problema está na raiva que a classe média alta e a classe alta está com raiva do crescimento econômico da classe mais baixa, como se não se pudesse ascender. Fala sério! Agora tem esse ataque à revista veja e, claro, vão culpar o PT, mas pode muito bem ser o grupo de PSDB minando a eleição. Fala-se tanto em corrupção, mas esquecem, principalmente a imprensa que está apoiando Aécio, de falar da corrupção do PSDB. Dois pesos e duas medidas. Ah, só para esclarecer: não sou nordestina, não sou pobre, não sou negra.

    Curtir

  17. Pior que ter uma enfermidade (A política corrupta) é ser uma enfermidade. lamentavelmente esse é o caso do PT.

    Curtir

  18. Parabéns Rose pelo seu depoimento é tudo isso que vc escreveu estou com vc e a DILMA .VAMOS , DILMA PRESIDENTE

    Curtir

  19. Prezada Rose,

    1- Nos anos 90 pobre não tinha emprego, dinheiro e oportunidade porque o Brasil ainda não havia conquistado a estabilidade econômica e estava a pouco se recuperando de um período de forte inflação. Sendo assim, o país era muito vulnerável a crises internacionais. Ainda assim, o governo FHC foi exitoso em sustentar o Plano Real e criar a Lei de Responsabilidade Fiscal, – com forte oposição do PT. Forma essas medidas que proporcionaram o crescimento econômico que vimos nos anos seguintes.

    2- O ápice do desemprego e da elevação de juros do governo FHC aconteceu em 2001/2002. Sabe porquê? Tinha-se medo que Lula, na frente disparado em todas as pesquisas, ganhasse a eleição de 2002 e declarasse a moratória e outras medidas de caráter esquerdista que o PT defendia até então. FHC foi até o FMI pedir um empréstimo que nem foi gasto no governo dele, mas deixado para o Lula gastar. No governo, Lula sabiamente preservou o tripé macroeconômico instaurado pelo governo FHC, o que nos concedeu crescimento.

    3- Dilma é melhor que o PT? Sei lá. Ela já teve sua chance e vai ser a pior presidente da história do ponto de vista econômico. Hoje o Brasil vive o risco Dilma, sempre que ela cresce nas pesquisas as bolsas caem e o dólar sobe. Isto significa que os investidores perderam a confiança nela e que sua permanência no governo afasta investimentos que poderiam no trazer emprego e renda.

    4- Não existe raiva alguma na ascensão dos pobres. Nunca vi isso. Só quem repete essa afirmação são os petistas. O que eu vejo e muito é uma repulsa forte de alguns setores da classe média ao bolsa família e a forma como ele se transformou numa arma eleitoreira do governo.

    5- Quanto ao ataque a sede da revista Veja, foi uma ação de integrantes do PSOL. Ainda assim, o governo petista teve uma postura totalitária ao tentar tirar a publicação de circulação na justiça. Só não conseguiram porque a lei que lhes confere tal poder ditatorial não vale para essa eleição – mas já vale pras próximas.

    6- Quanto à corrupção, a cúpula do PSDB não está na cadeia como a cúpula do PT, os quais são chamada de heróis pelos petistas. O PT governou por 12 anos e não investigou os casos de corrupção tucanos, ou por imcompetência ou por saber que não há nada grave neles. O PSDB pode ser um partido com muitos casos de corrupção, mas não lotearam estatais com apadrinhados políticos, eles privatizaram as estatais.

    7- Seu comentário termina de um jeito triste pois mostra como esse governo dividiu a população nessa eleição. O PT dividiu o país entre brancos x negros,, ricos x pobres, nordestinos x sulistas. Eles se esquecem que se ganharem terão que governar esse país dividido.

    8- Enfim, posso não amar o Aécio a ponto de gostar de votar nele, mas não odeio o Brasil a ponto de deixar que Dilma seja reeleita.

    OBRIGADO PELO COMENTÁRIO!!

    Curtir

  20. PT como sempre querendo ganhar no grito com suas enrolações e com discurso jogando brasileiro contra brasileiro , dizendo que tá do lado dos negros e menos favorecidos mentira eles estão do lado do que os convém em suas falcatruas sem fim , a um ano atrás todos estavam reclamando dos gastos da copa do mundo e falta de investimento na saúde, educação , segurança e etc e hoje votam nesse governo e cair de joelhos a esse PT de araque dando um cheque em branco que podem fazer o que quiserem com o nosso povo que vão continuar votando neles , infelizmente nosso povo ainda está muito atrasado politicamente. .

    Curtir

  21. Acho engraçado Aécio falar que é a favor do fim da reeleição. Porque então ele não manifestou isso quando fez campanha em MG para seu segundo mandato como governador.

    Curtir

  22. Psicanalista e pastor Melqui de Oliveira Guerra 25/10/2014 — 16:17

    Na minha havaliação neste 2º turno daria 6 para a Dilma e 9 para Aécio.Dilma invocou demasiadamente o passado na tentativa de fazer o futuro do Brasil; enquanto que Aécio invocou mais o presente para acerta para o futuro.Creio que Dilma até então teve umgoverno de nota 7, todavia a mudança só faz bem,você sabe distoo

    Curtir

  23. Psicanalista e pastor Melqui de Oliveira Guerra 25/10/2014 — 16:18

    Melqui de Oliveira Guerra psicanalista

    Curtir

  24. Eu sei,minha mãe até chorou !,ela diz que Aécio fala com o coração igual ao seu avô Tancredo Neves,obs:minha tem 68 anos acompanhou a trajetória de perto do Tancredo Neves,e hoje o pais seria bem melhor se o Tancredo Neves fosse presidente,e diz para mim que ele possívelmente foi assassinado por ditadores que queriam derrubar o brasil,muitos comunistas e estrangeiros que queriam se apossar do brasil .

    Curtir

  25. silvanur go,es jardim 25/10/2014 — 19:25

    Eu nao quero. Saber de debate o que eu vejo e o brasil de 12anos atras e o de hoje

    Curtir

  26. Eu não gosto do Aécio ou do PSDB, mas amo o meu país! E do jeito q o cenário político está, não pode ficar! O PT teve 12 anos para mudar o país e estamos deixando de crescer por acreditar no milagre deles que nunca chegará! Quero um país melhor para os meus filhos! Quero mudança!

    Curtir

  27. Denis Eleutério 26/10/2014 — 16:05

    APARECIDA E ROSE,meus parabéns kkkkkk Isso mostra que pesquisas educacionais (confirmadas cientificamente,e nem precisava,viu!) que o Brasil é um país de “ANALFABETOS FUNCIONAIS” que leem e não sabem interpretar textos,no caso das duas,não sabem “interpretar o Brasil político/econômico de hoje.Meus pêsames.É assim que a “corja-larápios esquerdistas-marxistas gostam”.De um brasileiro consciente.

    Curtir

  28. Talvez caros amigos, todos aqui, precisam sim de um curso, pra aprender a lidar com a diversidade, respeitar e valorizar as opiniões divergentes, cada um tem o direito de defender seu candidato, sem ser ofendido, chamar o outro de desinformado, ou achar que ele não esta interpretando da forma correta, é quase uma ignorância por sí só, todos temos o direito de eleger, quem quer que seja e pelo motivo que acharmos que devemos, e não será ofensivas como as que tenho visto, nao apenas aqui mas em diversas redes sociais que irá mudar isso, ao contrário, gerará cada vez maior indignação daqueles que acreditam em seus escolhas e exatamente por essas ofensivas não mudarão seus eleitos, mas tomarão ainda maior repulsa aos adversários.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close