Minhas impressões sobre o debate presidencial na Record


Olá amiguinhos! Acabei de assistir o debate.

1- Dilma foi bem? Bem, eu diria que ela não consegue ir bem num debate, simplesmente porque não consegue se comunicar de forma clara. Ora gagueja, ora tem pausa intermináveis em sua fala, ora comete erros de coerência ou coesão, ou simplesmente é confusa.

2- Aécio foi bem? Foi sim, mas esse foi seu pior desempenho no segundo turno. Algumas vezes gaguejou, outras vezes foi pego lendo e muitas, muitas, muitas vezes excedeu o tempo de sua fala.

3-  Quem foi melhor? Aécio, mas devo salientar que não foi um nocaute como o do SBT. Aliás, diferente do último debate, nesse a agressividade cedeu lugar às ideias. E quanto às propostas, nesse campo Aécio saiu muito na frente. Até – parafraseando a presidente – no que se refere às inverdades, estas não se fizeram presentes do debate como nos anteriores.

4- Como Dilma realmente tem uma dificuldade crônica com as palavras, principalmente no início do debate parecia que para cada palavra por ela proferida Aécio falava o dobro.

5- Em muitos momentos Aécio, como quando Dilma disse que ele queria colocar juros a 3% e desemprego a 15%, não houve por parte do candidato uma resposta que definitivamente a descontruísse.

6- Havia um boato espalhado na internet de que Dilma choraria no terceiro bloco do debate para tentar se humanizar mais. Sem surpresas. Não teve choro, talvez ela tenha deixado as lágrimas pra depois do debate, ou até mesmo pro dia 26.

7- No que se refere e estarrecida foram dois termos repetidos mais uma vez.

8- As considerações finais de Dilma foi um momento de vergonha alheia. Aécio concluiu o debate sendo salvado por fortíssimas palmas.

Anúncios

43 comentários

    • Prezado Wallace, sua percepção é compreensível. De fato esse debate pareceu para mim o que o Aécio teve o pior desempenho. Se analisarmos liguagem corporal e dicção Aécio foi esmagadoramente melhor, já no campo das ideias confesso que foi amplamente acirrado.

      Curtir

  1. Resenha muito boa a sua, é a única que me ajuda a concluir o raciocínio. Hoje não tenho nada a comentar sobre o debate. Até pq o que eu percebo é que o desempenho da Dilma tá cada vez pior. O que eu percebo também, é que o pessoal que vai votar nela tá usando um argumento pior que o outro pra desconstruir o Aécio. Atitude de quem num tem mais nada pra falar e em vez de ficar quieto fica falando merda. O que me deixa intrigada é ver muita gente que é o exemplo máximo de comportamento ruim defendendo a Dilma e falando que ele bate em mulher, que ele é drogado e várias outras coisas. Eu até acho que ele deve ter saído do caminho reto algumas vezes, mas isso não me dá o direito de julgar ele. O Brasil não tá bom do jeito que tá e infelizmente tem gente que não concorda, outros acham que grandes mudanças não acontecem de uma hora pra outra (mas se num aconteceu em 12 anos, quando vai acontecer?) e ainda tem gente que usa o argumento que pra mim é o mais imbecil de todos, que antes pobre não podia comer picanha, mas hj ele pode. Enfim, acho que no fundo, todo mundo sabe que ele já ganhou. Abraços.

    Curtir

    • se o aecio deixar o brasil pior, nao tem problema daqui a 4 anos botamos o lula de volta. o que não da é pra ficar mais 4 anos com dilma

      Curtir

  2. Se Dilma não se expressasse tão mal, foi quase um empate, quase porque Aecio foi melhor…, não dá pra compreender direito o que Dilma fala, mas infelizmente cada um enxerga do jeito que quer, para os PTralhas ela ganhou…é só ver na página do facebook da dilma

    Curtir

  3. sou aécio, mas honestamente , acho que a petralha levou alguma vantagem neste debate, e por motivos óbvios, eles tem muitos números positivos no que diz respeito a assistencialismo, que é só o que sabem fazer! e o Aécio neste debate em muitos momentos repetiu que iria “melhorar o que ja está sendo feito”, o que dá a ideia de não ter nada de novo, e em outros ele dizia pra “não olhar pra trás”, o que parece que está fugindo da pergunta…. e temos que lembrar que o brasileiro de forma geral é analfabeto politico, se vc perguntar a qualquer 1 o que é dívida externa e interna, não sabem! se perguntar o que é deficit, e até o que é inflação, o que causa , não sabem! por isso fica difícil ganhar este eleitor, principalmente depois de 1 partido molhar o seu bico com bolsas, sem se preocupar de onde sai o $$ e em melhorar a vida dessa pessoa a longo prazo, pra ele não precisar dessas bolsas em alguns anos… Tomara que dê aécio, que não é santo, moro em BH e sei quem ele é, mas com certeza não conseguirá ser pior que esse pt, que está roubando o nosso $$$ suado e levando o país a recessão ….

    Curtir

  4. Dilma venceu todos os debates contra Aécio, e eu sei disso, porque ao contrário do dono desse blog de merda, eu não uso drogas e não vivo num universo paralelo.
    E quem vai cagar de ódio mais uma vez, no dia 27 de outubro, será essa elite corrupta e chupa rola dos EUA, porque vão ter que engolir mais uma vitória do PT, ou seja, do Brasil e do povo brasileiro.

    Curtir

    • Prezado Heber, sua educação é típica de um petista então vou relevar o que você escreveu. E quanto ao que você disse, eu nem vou enumerar os erros, mas posso te dar uma dica: o resultado, petralha, sai no dia 26.

      Curtir

      • Prezado Acid Black ao seu ver o debate deu Aécio, mas vamos ser realistas meu amigo, o Aécio foi atropelado neste debate, isso ficou claro, se pesquisarmos bem esse Aécio vai ser só mais uma marionete na mão da Maçonaria e Illuminati, ta perto de acontecer aqui no Brasil o que já acontece há muito tempo nos EUA.

        Curtir

    • O PT só será vitorioso se houver alguma falcatrua nas urnas, se não, será muito fácil a vitoria do Aécio. O Lula já disse em vídeo, que eu ví e ouvi, “Dilma, eles não sabem o que somos capazes de fazer para a sua reeleição. Eles ganharam de mim algumas vezes, porque eu não sabia ainda as manhas, agora não ganham mais”. Então…. a falta de pesquisas oficiais e quando saem são sempre 51 x 49. Talvez estão pagando para os Institutos de pesquisas manter esse percentual para dar tempo de fazer alguma coisa nas urnas ou aprontarem alguma para desconstruir Aécio. Olha Heber, essa tática de drogas, espancamento pode colar para ignorantes, mas para esclarecidos, nunca.

      Curtir

      • Minha cara Helena: quando a menina escreve: “…pode colar para ignorantes, mas para esclarecidos, nunca.” está a falar muito verdade. O “pobrema” é que há 50.000.000 (cinquenta milhões) de ignorantes neste nosso Brasil, e isso faz toda a diferença, a favor dela, a PresidentA gerentA… e só!

        Curtir

    • Heber, já que pareces ser um típico petista, por favor, poderia me esclarecer algumas dúvidas? Por que a maioria dos petistas se expressa quase sempre de maneira agressiva, mesmo sem motivo para tal? Ou seria essa atitude uma maneira de intimidação, de forma a evitar réplicas? E me explique por favor, o, que seriam “elites brancas”? Como definir se alguém pertence à tal elite, desconsiderando-se sua etnia ou cor da pele?

      Obrigado

      Curtir

  5. Vi o debate todo; acredito que o Aécio saiu-se melhor do que na Band e mais uma vez, a meu ver, ganhou o debate. Teve um momento marcante no primeiro bloco onde o Aécio, recolocando os “pingos nos is”, disse que a candidata não tem poder de mandar investigar e comparou o seu governo algumas ditaduras vizinhas – arrancou aplausos. No desfecho, nas considerações finais, ele foi bem melhor.

    Curtir

  6. Como alguém em sã consciência pode acreditar que a Dilma fez um “bom debate”. O Aécio perguntou o mesmo que indigna aos brasileiros minimamente instruídos. Questionou se ela confia no tesoureiro do PT que está sendo acusado de corrupção na Petrobrás, ao ponto de este continuar sendo o tesoureiro do partido e ainda conselheiro da Itaipu, e a Dilma simplesmente não respondeu!!! Fica evidente quanto a Presidente teme qualquer manifestação contra os poderosos de seu Partido e quanto seu “combate à corrupção” é discurso barato. Por exemplo, quando há um caso de abuso de autoridade por parte de policial militar, imediatamente seus superiores informam à imprensa que o caso será apurado e o PM já está afastado do serviço operacional… Neste caso, ao menos ser afastado da tesouraria e de cargos comissionados enquanto estivesse sendo investigado deveria ser feito!!! Ela foi questionada sobre o tema insistentemente por Aécio e continuou verdadeiramente se esquivando de responder… e, olha que o cidadão é acusado de receber o maior percentual das propinas da Petrobras para o Partido PT!!! Vergonha desta Presidenta fantocha que teme manifestar-se contra a corrupção!!!!

    Curtir

  7. Infelizmente o eleitor deixa-se levar pelo populismo do candidato e não pela capacidade e competência desse. Infelizmente os índices estatísticos no Brasil são maquiados não retratando a real situação. Infelizmente o brasileiro recebe uma mentira e a defende como verdade! Vamos a um exemplo prático que ocorre nos dias de hoje: A maioria deve saber que o governo, para manter a inflação na meta estabelecida, em especial em um ano eleitoral, vem represando os preços dos combustíveis e energia, porém bem sabe ele que essa ação não pode ser duradoura porque quebra as empresas que atuam nessas áreas. Até dezembro deste ano de 2014 os preços terão de ser reajustados e com eles vem o aumento da inflação de forma severa. Não defendo Dilma e tampouco Aécio, defendo o Brasil e por essa razão votarei no Aécio porque até então acredito que ele e sua equipe poderão nos salvar do caos que está por vir, em especial quando os EUA elevarem sua taxa de juros como já foi acenado por Obama e esperado pelos economistas. Vai lá Aécio e sua equipe! Salve o Brasil!

    Curtir

  8. O unico dominio da Dilma, parece ser sobre o Governo de Minas, onde a cada 10 palavras, 9 são de tentar desconstruir Aécio, principalmente quando diz que houve desvio” de R$ 6 ,7 bilhoes, como se no Governo dela não houvesse um mar de lama e corrupção.Seu discurso fica cansativo em que cada resposta, replica ou tréplica, ela iniciava com ” Fico estarrecida”. Como pode uma pessoa só saber usar esta palavra, como se realmente ela ficasse estarrecida com algo, alem do esquema do Petrolão? Estarrecido ficaria eu se ela admitissse que sabia de tudo na Petrobras.;

    Curtir

  9. É muito difícil afirmar afirmar quem ganhou este ou aquele debate. Cada qual analisa de acordo com o que gostaria que fosse e não com o que é de verdade, e acho que tirando do debate do SBT em Dilma passou mal, os outros foram muito equilibrados até nas mentiras. Eu voto contra o PT porque não faz bem para a democracia um partido qualquer ficar 16 anos no poder. Temos que ter alternância para que a politica seja melhor oxigenada. Discutir qual partido é mais ou menos corrupto é ridículo. Não dá para aceitar o rouba mas faz. Comparar realizações do passado com as atuais usando números não faz sentido, os parâmetros são diferentes. Enfim que ganhar vai faze-lo por pouca margem e terá contra si uma oposição forte

    Curtir

  10. A maioria do Nordeste vota na Dilma, certo? Então pq eles vem para o Sul e Sudeste para mudar de vida? Já que está tudo bem

    Curtir

    • que se saiba os mineiros votaram maioritariamente em Dilma. Nao foram so os nordestinos…vamos deixar de ser cretinos…nao?

      Curtir

      • Prezado Abel, você está faltando com a verdade, Dilma não tem maioria dos votos dos mineiros. Ela teve 43% e Aécio teve 39%. Logo, nesse segundo turno Aécio já está 12% a frente da petista em Minas. Portanto, quem come quieto come duas vezes e quem ri por último ri melhor.

        Curtir

  11. Em primeiro lugar quero deixar esclarecido que no dia 26 meu voto é Aécio 45.

    Só que diferentemente dos 2 primeiros debates, na minha opinião a Dilma venceu o debate da record, Aécio inegavelmente se explica melhor, entretanto o foco eram as propostas e neste quesito a representante do pt levou a melhor, Aécio teve boas propostas também, mas metade do tempo ele se contentava em melhorar os planos de assistencialismo abordados pela presidenta e as vezes até se recusou a responder diretamente as perguntas da dilma, como no caso do prouni.

    Em resumo, como telespectador, eu assisti dois candidatos discutindo propostas de governo do PT, com ambos concordando que são BOAS, mas Aécio dizendo que precisava de uma gestão mais qualificada.

    Por que ainda votar no Aécio?
    -Fim da reeleição presidencial (Acordado com a Marina).
    -Desvincular bancos públicos e a Petrobras da política no que diz respeito a cargos de indicação, favorecendo o profissional de carreira.
    -Nova escola brasileira, aulas de tempo integral, sistema de metas para compensação dos professores e municípios.
    -Quebra do monopólio de poder, independente do partido, não é saudável para a democracia um único partido a mais de 12 anos governando.
    -Condução econômica planejada, significando o fim de soluções econômicas imediatas e paliativas feitas sem pensar nas consequências, que afasta o investidor estrangeiro e possui altas chances de corrupção, que marcou o governo dilma.

    Curtir

    • Que eu saiba 43 é mais que 39; pelo menos foi essa a matemática que aprendi na escola primária que frequentei há mais 40 anos. A Dilma ganhou em Minas Gerais e ponto final. E essa vitória ficará para sempre como uma “nódoa” no curriculum do Aécio, e mais nada! Quanto á sua conta sobre esses mais 12% é melhor não se entusiasmar, já que em política nenhum número pode ser dado como certo, não é? Se fosse só pura matemática nem seria preciso estarmos a sofrer horrores com este 2º turno, já que somando a percentagem do Aécio e da “desaparecida” Marina teríamos uma eleição de Aécio. Não é? Tenho também que declarar que não sou brasileiro, e para mim entre umA e o outro, venha o diabo e escolha. Políticos aqui no Brasil, é como vocês dizem: “tudo farinha do mesmo saco”. Os políticos brasileiros estão-se nas tintas para o bem estar do Povo. No entanto fiz uma promessa à minha mulher brasileira: se a Dilma PERDER – como estou convicto que deveria acontecer – vou sair com o meu carro na noite de domingo e celebrar buzinando pelas ruas do meu bairro, coisa que nunca fiz em toda a minha vida de mais de meio século, no país onde sempre votava, sem ser obrigado a fazê-lo.
      Que a Providência -divina – ou qualquer outra, proteja o Brasil, país maravilhoso que não merece os políticos que a governam. Ou talvez não. Há um aforismo político que diz que todo o Povo tem os políticos que merece. Gostaria que não fosse assim, mas sou levado a pensar que vocês merecem, de facto, estes políticos de “meia tigela” corruptos e sem sentido de responsabilidade política nenhuma.

      Curtir

      • Abel, então nossa discordância é pelo fato de você ter usado a expressão “os mineiros votaram majoritariamente em dilma”. Não. Os mineiros não votaram majoritariamente em ninguém, porque nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos. Agora a Dilma fica enchendo a barriga com uma vitória de 4% num estado onde as pesquisas indicavam uma diferença muito maior entre ela e Aécio. Diferente do dia 26, quando os mineiros votarão majoritariamente em Aécio Neves, pode ter certeza disso.

        Curtir

      • Não vale a pena fazer futurologia política. Na segunda feira “conversamos”, ok?
        Queira Deus que você tenha razão, mas eu tenho sérias dúvidas. Enquanto houver 50.000.000 (cinquenta milhões) de “bolsa dependentes”, e a necessitar do “mais médicos” dificilmente o Brasil passará do 85º lugar do IDH, apesar de se dizer que é a 6ª/7ª economia do Mundo.

        Curtir

  12. Analisando o debate presidencial na noite de ontem, não concordo com sua analise acima citada, vale salientar que assisti todo o debate analisando todos os aspectos, em apenas um momento vi a candidata pausar sua fala por muito tempo, “pois pausar pequenos trechos da fala para pensar no que vai se falar não vejo como deslize” e sim vi isso muitas vezes no candidato Aécio, vale ressaltar também que o mesmo por inúmeros momentos não conseguiu responder as perguntas realizadas pela presidenta, fugindo e colocando em pauta outros assuntos, como na pergunta sobre educação.
    No campo das propostas vi um lado “Dilma” com diversas propostas para vários setores do país enquanto o outro “Aécio” com a simples proposta pegar o que esta sendo desenvolvido e aprimorar. Observei também alguns aspectos inusitados do candidato Aécio, o mesmo parece imaginar que o povo não conhece nada da constituição, ao falar sobre educação, pois fala bem do ensino fundamental em seu governo, critica o ensino médio e não apresenta proposta para o nível superior, pois na constituição fundamental=município, logo o mérito do ensino fundamental de Minas é dos municípios, Médio=Estado, ele deveria ter desenvolvido projetos para este ensino, superior=união, onde candidato deveria apresentar propostas.
    Para finalizar, em um apanhado geral o que vi no debate foi uma candidata firme e segura, apresentando números do que foi feito e ainda esta a ser concluído, programas estão sendo e irão ser desenvolvidas e ampliados, e propostas de projetos a serem desenvolvidas, e vi um candidato inseguro, gaguejando, fugindo de vários temas, aliando-se e rompendo com as ideias de seu próprio partido “dependendo da situação” e apoiando-se apenas em sua boa oratória, melhor poder de uso das palavras e expressões corporais.

    obs: Sou petista mais sou realista, seja assim também!

    Curtir

    • Prezado Josafa, acredite no que digo quando digo que realmente acho você um petista realista. Também vi o debate inteiro. Nossas percepções diferentes são fruto de nossas diferenças ideológicas.

      Curtir

      • Prezado Josafá, como já disse anteriormente, essa não foi uma noite excelente para o Aécio. Ele cometeu erros sim. Eu vou tentar explicar como faço a minha análise. Eu tenho um mãe super iletrada que votou na Marina no primeiro turno e que está indecisa. Ela tem o perfil do eleitor que decidirá essa eleição. Ela não lê jornais e revistas, só assiste o JN. Por isso sempre assisto o debate do lado dela e lhe pergunto o que está acontecendo. Olha Josafa, o telespectador comum desses debates não sabe absolutamente nada de política, é incapaz de interpretar os números e dá mais valor a linguagem corporal e as frases de efeito do que o tema do que está sendo debatido. É óbvio, como Dilma tem um perfil mais popular e tem propostas mais heterodoxas, é mais fácil pra ela se comunicar com esses outsiders que Aécio. No entanto, qualquer pessoa comum percebe que ela não é um boa comunicadora, incapaz de demonstrar simpatia, quase sempre com uma expressão carrancuda. Aécio por vezes demonstrou prepotência, ironia e arrogância, o que não é favorável. Já o fato dele fugir de uma ou outra pergunta é natural, eu já participei de debates e essa não é um decisão incomum, quando o adversário “levanta a bola na pergunta pra te dar a cortada na tréplica” o certo e desviar do tema e falar de outras propostas.

        Curtir

      • Então? Quem tinha razão? Meu amigo! a aritmética no Brasil não é dois mais dois igual a quatro. Hoje é segunda feira e qual é a sua resposta ao meu Post anterior? Silêncio…só silêncio pusilânime…

        Curtir

      • Prezado Abel, apenas citei o que as pesquisas apontavam até então. No caso, o mesmo Ibope que sinalizava vitória Dilmista. Não existe silêncio. Ainda tratarei desse assunto em breve.

        Curtir

  13. Compreendi perfeitamente o que Dilma disse, mas nem precisa, pois basta olhar para o Brasil e perceber que está muito melhor. E basta ler a respeito do Estado de Minas, dos aeroporto em terras de parentes, das doações para as rádios da família, do endividamento do Estado de Minas, da falta de respostas do Sr. Aécio. Dizer que é mentira é fácil, o difícil é explicar. Acho, igualmente difícil, que alguém que com dificuldades para se expressar em Língua Portuguesa, com pensamento confuso, tenha capacidade para comentar o debate.

    Curtir

    • Quanto à última afirmação da comentadora parece-me incoerente referir os atentados à lingua portuguesa, ja que o Brasil tem sido governado por um analfabeto e por uma mulher que tem sérias dificuldades em articular uma frase com principio, meio e fim. Haja paciência para tanta petulância…

      Curtir

  14. Aécio ganhando a presidência do nosso país fica fácil distinguir o que vai acontecer com o futuro da nação: ” OS RICOS VÃO FICAR MAIS RICOS E OS POBRES MAIS POBRES” simples assim…

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s