Segundo pesquisa Datafolha, Pezão abre 12 pontos de vantagem sobre Crivella


Editoria de arte/Folhapress

 

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, está liderando as intenções de voto no segundo turno na disputa com o senador Marcelo Crivella (PRB) pelo Palácio Guanabara.

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12), ele tem 12 pontos percentuais a mais do que o rival na proporção de votos válidos.

Segundo o instituto, o peemedebista tem 56% de intenção de votos válidos, enquanto o adversário registra 44%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Nesse cálculo, são desconsiderados os eleitores que declararam votar nulo ou em branco (10%) ou afirmaram estar indecisos (8%).

Houve uma redução da distância entre os dois em relação ao resultado do primeiro turno, quando o peemedebista teve 40,6% dos votos válidos, ante 20,3% de Crivella.

A transferência de votos dos adversários, contudo, não foi o suficiente para, até o momento, ameaçar a reeleição do governador.

Com o apoio do deputado Anthony Garotinho (PR), derrotado no primeiro turno, Crivella atraiu mais da metade (59%) dos eleitores do ex-governador, ante 27% de Pezão.

Mas entre os que votaram em Lindbergh Farias (PT), que também apoia o senador do PRB, há divisão de preferência (38% para Pezão e 36% para Crivella). Há leve vantagem para o candidato do PRB entre os que optaram por Tarcísio Motta (PSOL) no primeiro turno: Crivella obteve 31% desse grupo, contra 25% do peemedebista.

TEMPO DE TV

Com o maior tempo de TV no primeiro turno, Pezão registrou significativo aumento na avaliação positiva de seu governo. De acordo com os dados do Datafolha, 33% dos eleitores consideram sua gestão boa ou ótima (eram 24% há um mês).

Os dois candidatos registraram alta na rejeição junto ao eleitorado, mas Crivella teve aumento mais acentuado. Segundo o instituto, 43% dos eleitores declararam não votar no senador –na última pesquisa do primeiro turno, eram 15%. Já Pezão teve rejeição de 36% –ele tinha 20% no dia 2 de outubro.

Desde o início do segundo turno, Crivella foi alvo de ataques de Pezão que o vinculavam à Igreja Universal e ao líder da denominação, bispo Edir Macedo, de quem é sobrinho. O objetivo da campanha peemedebista era aumentar a rejeição do adversário no eleitorado.

VOTO EVANGÉLICO

Não é possível aferir com exatidão os efeitos dos ataques. Mas os dados apontam que Crivella tem sua melhor votação entre evangélicos pentecostais (65% dos votos válidos) e não pentecostais (67%) e é mais rejeitado por eleitores de outras religiões.

Pezão lidera em todas as faixas de renda e de escolaridade, ampliando a vantagem entre os mais ricos (71%) e mais escolarizados (62%). Já Crivella tem seu melhor desempenho entre os mais jovens (55%)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1533197-pezao-tem-12-pontos-de-vantagem-sobre-crivella-no-rj.shtml

Comento:

Se analisarmos a rejeição de 43% de Crivella veremos que ela é o reflexo da campanha de ódio religioso promovido pelo PMDB.  Se essa pesquisa realmente reflete a realidade – e acho que reflete – Crivella teria que conquistar uma parcela significativa dos votos de Pezão para vencer, o que me parece muito difícil. Logo, eu, que não me animei nenhum pouco com a pesquisa do Instituto Gerp, continuo achando Pezão franco favorito.

Dentro do PMDB hoje existe o grupo do Picciani, que crê que os ataques religiosos devem se intensificar, e o grupo do Eduardo Cunha, que teme que esses ataques façam eles perderem votos evangélicos. Tudo indica que Picciani está certo.

Bem ou mal, Crivella é ficha limpa. Além de ter dedicado boa parte de sua vida à caridade, não se pode falar nada de sua atuação política. Seu bom nome e seu bom mocismo são conhecidos por todos os seus adversários. Sendo assim, só resta ao Mãozão atacar suas ligações religiosas e apostar no preconceito da população.

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s