Datafolha: Aécio tem 51%, e Dilma, 49%


Pesquisa Datafolha encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo mostra que o cenário continua o mesmo em relação à rodada anterior, finalizada no último dia 9 de outubro: o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 51% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), e a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 49%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, eles estão em empate técnico.

Segundo o instituto, se considerados os 6% de entrevistados que afirmaram estar indecisos e outros 6% que pretendem votar em branco ou nulo, Aécio marca 45%, e Dilma, 43% – ambos oscilaram negativamente um ponto em relação à sondagem passada.

Em outro quesito, batizado de taxa de convicção pelo instituto, Aécio e Dilma também empatam: 42% dos entrevistados afirmaram que estão seguros da escolha do seu candidato.

Aécio teve um aumento de quatro pontos no índice de rejeição: subiu de 34% para 38%. No caso de Dilma, caiu um ponto: de 43% para 42%.

Comento:

Olá amiguinhos! Muito preocupante essa pesquisa. Pela primeira vez o Datafolha mostra a intenção de voto de Aécio caindo, o que sinaliza o fim de sua fase de crescimento. Isso se explica pela campanha de ódio e medo que o PT vem financiando em todo o país – e que agora se reflete no crescimento da rejeição do tucano.

O PT teve sucesso em desconstruir Marina e repete agora as mesmas mentiras e calúnias contra Aécio. A tática do PT é simples: transformar a eleição num plebiscito sobre Aécio Neves, uma vez que se o plebiscito for sobre o governo Dilma eles sabem que o povo iria repudiá-los. Esse fenômeno é evidenciado pelo crescimento dos votos nulos, pois como o PT sabe que não consegue atrair os eleitores de Marina tenta fazer que estes pelo menos anulem o voto para que o voto dos incautos elejam a presidente.

Dois fatores devem ser levados em consideração:

1- Dias antes da eleição tem feriado, e a classe média que apoia Aécio tende a viajar e se abster de votar. Podemos lembrar que em 2006 Alckmin venceu todos os debates do segundo turno e obteve menos votos do que no primeiro turno no dia da eleição. Uma das causas desse desempenho pior foi esse feriado antes do segundo turno.

2- Muitas pessoas alegaram – inclusive no meu círculo pessoal – que no primeiro turno digitaram 45 e seu voto apareceu como anulado. Sendo assim, não podemos desconsiderar a tentativa dos petistas de manipular o resultado da eleição assim como os esquerdistas venezuelanos fizeram em 2012. Vale ressaltar que o TSE hoje é comandado por Dias Toffoli, ministro indicado por Lula ao STF que possuía ligações com o PT.

 

Anúncios

Um comentário

  1. Dê uma olhada nos números da pesquisa do link que coloco anexo a esse comentário e na parte do comentário que fala do Lula… Eu já sabia que, se a Dilma perigasse perder, ele (que só pensa em si mesmo) seria o primeiro a pular fora do barco…
    É óbvio que a eleição não está definida, mas talvez a situação não seja tão ruim, já que nem Ibope nem Datafolha possuem um pingo de credibilidade…

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-boletim-do-datanunes-constata-com-55-dos-votos-validos-aecio-neves-esta-10-pontos-a-frente-de-dilma-rousseff/

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s