VOX POPULI: DILMA E AÉCIO ESTÃO EMPATADOS


A pesquisa Vox Populi, divulgada nesta segunda-feira (13) pela TV Record, mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) com 45% dos votos totais contra 44% das intenções de voto do tucano Aécio Neves. Os votos nulos e brancos são 5%. Os indecisos são 5%. No quadro de votos válidos, Dilma tem 51% e Aécio tem 49%.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 147 cidades no final de semana. A margem de erro é de 2 pontos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01079/2014.

A última pesquisa Vox Populi divulgada no primeiro turno, um dia antes da votação, mostrava Dilma com 46% contra 41% de Aécio. Em relação à sondagem anterior, a candidata do PT havia variado dois pontos para baixo e o tucano, três pontos para cima.

Votos por regiões

O levantamento do Vox Populi traz um recorte das intenções de voto pelas regiões do País. Aécio ganha no Sul e Sudeste, e Dilma vai melhor no Nordeste. No Centro-Oeste e Norte, os candidatos estão empatados.

No Sul, o tucano tem 55% da preferência, contra 33% de Dilma — brancos/nulos são 4% e eleitores indecisos, 7%. No Sudeste, Aécio tem 51%, contra 36% de Dilma — brancos/nulos somam 7%, e eleitores indecisos são 6%.

No Nordeste, Dilma tem 67% das intenções de voto, contra 26% do tucano. Os brancos e nulos na região são 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%. No Centro-Oeste e Norte, ambos os candidatos têm 45% das intenções de voto cada — brancos e nulos são 4%, e indecisos somam 6%.

Desempenho da presidente

O Vox Populi também quis saber a avaliação que os eleitores fazem da presidente Dilma Rousseff (PT). A avaliação positiva da petista chegou a 40% do total. Outros 37% consideram a presidente “regular” e, por fim, 22% fizeram avaliação negativa de Dilma e 1% não opinou.

Comento:

Olá amiguinhos! Preocupados com essa pesquisa? Eu não. Para início de conversa, o Vox Populi é um daqueles institutos que sempre favorece o PT. O Instituto foi encomendado pela Record, canal amplamente aliado ao governo petista.  Fora isso, o intervalo de confiança, que nas demais pesquisas é de 99%, nessa é de 95%, o que sinaliza incongruências.

O índice de voto nulo é de 5%, hahaha. Pode ter certeza que esse índice será maior. Outra coisa que será maior no dia da eleição é a abstenção, que acaba com maior incidência na classe média. Isso prejudicaria Aécio. Mas o que mais me tranquiliza nessa pesquisa são os 5% de indecisos. Numa eleição plebiscitária como é uma eleição de segundo turno o voto dos indecisos historicamente vai numa proporção 2 para um para o candidato da oposição.

De qualquer forma, hoje haverá um debate que será crucial para definir o futuro da eleição. Caso o Aécio acabe com a Dilma no debate a eleição estará liquidada, para isso basta ele replicar seu bom desempenho no debate da Globo. Esse debate será mais importante porque o que está em jogo são os votos do indecisos, os quais a maioria votou em Marina Silva.

 

Anúncios

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s