Últimas pesquisas Datafolha, Ibope e Sensus para presidente 2014


Olá amiguinhos!

Ontem saiu a última rodada de pesquisas eleitorais. Vejamos: no Datafolha Dilma 40%, Marina 24% e Aécio 21%; já no Ibope Dilma 40%, Marina 34% e Aécio 19%; já o Sensus dá Dilma 37%, Marina 22% e Aécio 20%.

O que podemos presumir disso?  Bem, pesquisas, mais do que apontam posições, sinalizam tendências, ou seja, não dá pra confiar que cada candidato realmente esteja nesse patamar, porém podemos concluir que, Dilma está estável tendo seu piso na casa do 30 e ápice nos 40% enquanto que Marina está em queda livre e Aécio em plena ascensão.

Confesso que acho essas pesquisas bem estranhas. Em 2010, Marina tinha 12% na última pesquisa Datafolha, obtendo 20% no dia das eleições. Outro ponto esquisito é que em 2o10, em pleno crescimento do país, Dilma obteve cerca de 45% dos votos; hoje, em plena estagflação, Dilma ainda possuiria 40% – apenas 5% a menos.

Francamente, aposto que, assim como ocorreu em 2010, os institutos de pesquisas serão envergonhados nas urnas. Já quando a questão é quem vai para o segundo turno, a tendência apontada pelo Datafolha e Sensus indicam uma aproximação que implicaria numa ultrapassagem de Aécio na fase final. Se projetarmos um upgrade nas intenções de voto de Marina, replicando os 7% de eleitores que ela teve a mais que na última pesquisa Datafolha de 2o10, certamente ela irá pro segundo turno. Já a possibilidade de Dilma ganhar no primeiro turno me parece ínfima.

Hum, apostando que Marina de fato que Marina está em fase de derretimento, acho que Aécio irá ultrapassá-la fazendo uso da máquina de seu partido, muito capilarizado por todo o país. Seria a grande vitória da velha política sob a nova política. Outro fator interessante é que cerca de 45% dos eleitores de Marina desconhecem seu número.

Já no segundo turno, ambos Marina e Aécio estão a 7% de Dilma, o que retira de Marina o voto útil que ela poderia receber. Em função disso, reafirmo minha tese, criada ainda nos protestos do ano passado, de que Dilma será demitida da urnas até o final desse mês.

Anúncios

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close