Pesquisa Datafolha Governador do Rio de Janeiro: Pezão encosta em Garotinho e vira favorito na disputa


 

Olá caros amiguinhos!

Pesquisa Datafolha 10/09:

Pezão 25%

Garotinho 25%

Crivella 17%

Lindbergh 12%

Segundo Turno: Pezão 47% x Garotinho 35%

 

 

Já faz algum tempo – mais de um ano – que venho acompanhando o quadro sucessório no Rio. Até ano passado, Garotinho liderava com folga, chegando até a ter 40% de intenção de votos antes da entrada de Crivella na disputa – creio que esse será o teto dele no segundo turno. Enquanto todos miravam os olhos no malandro ex-governador, o homem mais bandido que já pôs os pés no Palácio da Guanabara – sim, estou falando do Sergio Cabral – via protestos contra ele ganharem força. Acuado, Cabral percebeu que fatalmente perderia seu cargo, mas poderia não sair do poder. E assim fez. Renunciou e colocou seu vice em seu posto. Depois de gastar milhões em propaganda e de formar uma aliança campeão que lhe concedeu mais do dobro do horário dos concorrente, Cabral colocou Pezão no caminho da vitória.

Durante longos anos, o Rio de Janeiro só dois políticos fortes de oposição a Cabral: Garotinho e César Maia, sendo que este último acabou se bandeando pro lado do governo. Só sobrou Garotinho, que com pouquíssimos minutos de tv e uma campanha infinitamente com menos recursos pouco pode fazer contra a máquina do Estado.

Aqui fica minha primeira errata, desde o início duvidei que Pezão iria ao segundo turno – apostava minhas fichas no Lindbergh -, achava isso porque o  Cabral saiu do poder com 20% de aprovação e não cria que ele transferiria isso pro Pezão. Errei feio. Percebi que Pezão ia pro segundo turno quando saiu do quarto lugar e foi pro segundo lugar.

Sem título

Pezão tem dois tipos de eleitores: os que amavam Cabral e os que odeiam o Garotinho. Isso lhe concederá votos o suficiente para poder ultrapassar o candidato do PR no dia da eleição.

Outro trunfo do PMDB é a rejeição de Garotinho. Num Estado onde 40% das pessoas vive na capital, ter 60% de rejeição na capital e 40% em todo o Estado é um problema difícil de superar. Mas Garotinho torce para que 2 fenômenos ocorram: 1- que boa parte dos que lhe rejeitem também rejeitem Pezão – o que dificilmente ocorrerá; 2- que o número de brancos, nulos e abstenção entre os mais ricos seja elevado, o que lhe daria mais força proporcionalmente, já que seu eleitorado é de baixa renda.

Hoje tudo indica que o simpático e gente boa Pezão está com os dois pés no Palácio. Poucas coisas podem virar o jogo, como a campanha de tv ou os debates, ou até mesmo uma subida repentina. De fato, o candidato evangélico hoje vai ter que pedir muitos votos aqui na Terra e milagres lá no céu se não quiser sair da campanha envergonhado.

Enfim, a disputa ainda não está definida , mas hoje tudo indica que o povo do Rio de Janeiro não trocará o governo que rouba bilhões pelo governante que roubava milhões.

Sem título

4 comentários

  1. Filho,Sugiro que aguarde primeiro o fim do 1 Turno…Se o Garotinho chegar em 1 lugar no 1 turno ele ainda tera chances no 2…Se Pezao ficar em 1 lugar ai o 2 turno ja estara decidido.

    Outra Coisa,o Eleitorado do Crivela que sao muitos ao meu ver migraram 70% para o Garotinho e do Lindberg deve ficar meio a meio….Nao estou acreditanto fielmente nas pesquisas para o 2 Turno,acho que e cedo e algumas sao tendenciosas.

    Por fim,Garotinho desde o Ano passado em seu Blog ja dizia que iria enfrentar o Pezao e a Maquina do Estado e seria dificil para ele…Mais no 2 Turno com tempo de TV igual,ele tem mais a mostrar do que o Pezao…Ao meu ver a disputa esta em aberto e hoje nao vejo nem Garotinho e nem Pezao como Favorito…Existe um Empate Tecnico…

    Que Deus faca um Milagre como voce falou e nao permita que Pezao seja Governador…A melhor opcao seria Garotinho,Depois Crivela.

    Abracos!!!

    Curtir

    • Caro Elton,

      Pesquisas, mais do que apontam a posição de candidatos, apontam tendências, e a atual tendência é de subida súbita do Pezão.

      Alguns fatores podem fazer o Garotinho vencer no segundo turno:
      1- O tempo de tv, que será igual entre os candidatos, diferente do que ocorre hoje, onde Pezão tem larga vantagem.
      2- Debates, onde o Garotinho vai pra cima do Pezão.
      3- Voto nulo, branco e abstenção.
      4- Apoio de Lindbergh e Crivella, que, assim como o Garotinho, também apoiam a Dilma.

      Se tudo isso acontecer o Garotinho vira o jogo.

      Curtir

      • Sim…Eu sei que Pesquisas apontam tendencias,mais voce acha que as pesquisas encomendadas pela Rede Globo sao de Confiabilidades extrema? Ainda mais tendo 2 candidatos que ela,Rede Globo odeia( Garotinho e Crivela)…Sendo Pezao sua alternativa para nao ve-los no Poder…

        Pesquisas de maneira geral sao validas e importantes para apontar tendencias,e nao quero aqui desmerece-las,mais que tem uma ma vontade contra Garotinho e Crivela da Poderosa Globo isto tem.

        Sobre seus pontos de vista que podem trazer a vitoria para o Garotinho eu concordo em tudo,menos na ultima frase que diz que ele pode virar o jogo,afinal o jogo esta empatado,rsrs.

        Abracos!!!

        Curtir

      • Fica aqui mais uma errata, quando me referi a virar o jogo me referi ao segundo turno, onde um candidato está muito a frente do outro. No primeiro de fato estão empatados.

        Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s