Silas Malafaia é hostilizado em viagem aérea


Eu não vou comentar muito sobre o contexto da foto acima postada. Nela claramente se vê uma provocação democrática contra uma figura pública. Eu pessoalmente não gosto do Malafaia, mas não sinto por ele nenhum tipo de ódio motivado por suas posições religiosas -as quais abomino – ou políticas – as quais concordo em muitos pontos. Eu me sinto um pouco identificado com esse tipo de situação porque eu também ficaria extremamente irritado se alguém postasse uma selfie dessa usando a minha imagem. Pensando bem, eu até moveria uma ação. E, colocando pinguinhos nos is, essa é uma provocação bastante forte, uma vez que o pastor em questão jamais disse que gay não era gente, o que ele advoga – e tem o direito de fazê-lo enquanto vivermos numa democracia – é uma posição contrária ao casamento gay e favorável ao casamento tradicional.

Outra coisa que vem a minha cabeça: já que o Malafaia é um dos pastores mais ricos do Brasil segundo a Forbes, o que ele está fazendo num avião da Gol?

É engraçado como essas pessoas que se dizem defensoras de minorias conseguem ser tão intolerantes em algumas situações. Por exemplo, eu tenho um amigo que é homossexual. Eu gosto muito dele e o fato dele ter saído do armário não me fez tratá-lo diferentemente, mas depois que ele descobriu que eu era conservador ele passou a me evitar – talvez por achar que sou homofóbico. Eu até o entendo. Por receber tanto preconceito da sociedade acaba criando um preconceito contra alguns tipos de pessoas para evitar possíveis situações desagradáveis.

Aliás, vou contar algo que aconteceu comigo ontem. Estava numa festa em que deveria ser a única pessoa que não consumia drogas. Conversando com as pessoas toquei no tema da minha orientação conservadora. Mais tarde quando surgiu o assunto homossexualidade, disse que era a favor da união estável e da adoção aos homossexuais – não do casamento gay. Foi ai que um cara com quem estava conversando tomou um susto e disse: “Peraí, mas você não disse que era conservador? Conservador não pode ter essas opiniões que você tem. Conservador quer matar os veados”. Nesse momento eu fiquei muito aborrecido e tentei – sem sucesso – explicar para aquele maconheiro que ser conservador não tem nada a ver com matar homossexuais. Enfim, presumi que quando há um preconceito arraigado acerca do suposto preconceito alheio fica muito difícil se comunicar com o seu diferente.

2 comentários

  1. É como se dizia antigamente,mas muito atual…Essa moça do self “É APENAS VÍTIMA DE SEU PRÓPRIO PRECONCEITO”.Pra quem é bem entendido…”UM PIGO É LETRA”.

    Curtir

  2. “Enfim, presumi que quando há um preconceito arraigado acerca do suposto preconceito alheio fica muito difícil se comunicar com o seu diferente.” Cara, essa sua frase é ótima. Gostei muito do texto!

    Curtir

Comente com polidez!

