Pesquisa Ibope para Governador do Rio de Janeiro 2014: Garotinho se isola na frente e venceria em todos os cenários do segundo turno


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) mostra Anthony Garotinho (PR) com 28% das intenções de voto na corrida para governador do estado do Rio. O governador Luiz Fernando Pezão(PMDB), candidato à reeleição, aparece com 18% seguido do senador Marcelo Crivella , com 16%. O petista Lindberg Farias tem 12% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 15%; não souberam ou não responderam 6% dos entrevistados.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Anthony Garotinho (PR) – 28%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) –  18%
Marcelo Crivella (PRB) –  16%
Lindberg Farias (PT) –  12%
Tarcísio Motta (PSOL) – 3%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB)  – 1%
Brancos e nulos – 15%
Não sabem ou não responderam –  6%

 

Segundo turno
A pesquisa simulou um segundo turno entre Garotinho e Crivella. Nesse cenário, Garotinho tem 34% das intenções de voto, e Crivella, 33%. Votariam em branco ou anulariam o voto 27% dos entrevistados, enquanto 5% não souberam responder ou não responderam.

No cenário de um segundo turno entre Garotinho e Pezão, Garotinho teria 38% das intenções de voto e Pezão 31%. Votos em branco ou nulos seriam 25%; 5% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

O segundo turno entre Garotinho e Lindberg tem este cenário: Garotinho 37%, Lindberg 29%, brancos ou nulos 27%, e não souberam ou não responderam 6%.

Rejeição
O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Quem tem a maior rejeição é o candidato Garotinho, com 35%. Pezão vem em segundo lugar com 20% de rejeição, seguido por Crivella e Lindberg, ambos com 19%. Ney Nunes  aparece com 11%, enquanto Tarcísio marca 9% e Dayse, 7%. Eleitores que não souberam responder ou não responderam somaram 17%.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/08/no-rj-garotinho-tem-28-pezao-18-e-crivella-16-diz-ibope.html

Comento:

1- Little Kid x Big Foot

Essa pesquisa Ibope de certa forma consolida a minha percepção retirada da última pesquisa: Garotinho irá ao segundo turno com Pezão.

2- Avaliação

Um fato interessante é que apenas 20% dos eleitores avaliam o governo de Pezão como bom/ótimo, o que significa que seu teto pode ser baixo mas que seu potencial de votos no dia da eleição dificilmente será inferior a 20%, ou seja, ele deve ir ao segundo turno.

3- Rejeição

Garotinho tinha rejeição de 40%(candidatos com rejeição superior a 40% quase nunca vencem um segundo turno), agora tem 35%, o que traduz uma possibilidade de vitória real.

4- Voto nulo

Ando conversando com algumas pessoas entendidas na política do Rio e todas chegam a uma conclusão: Garotinho se beneficiará com a expressiva taxa de branc0s/nulos/abstenções da eleição de 2014. Isso ocorre porque o eleitorado de baixíssima renda, o qual mais se identifica com o candidato, dificilmente vota nulo, diferente do eleitorado com alta escolaridade, que possui total rejeição pelo candidato. De certa forma, ao votarem nulo, em branco ou se abstendo de votar, acabam ajudando Garotinho, que jamais teria o voto dessas classes e não verá boa parte de seus críticos apoiarem seus adversários. É bem possível que num segundo turno isso mude.

5- TV

Já falando de segundo turno, posso cravar que Garotinho terá dificuldades contra Pezão. Porém, num segundo turno, Garotinho terá tempo igual de tv, o que pode ajudá-lo a cooptar o voto dos outros candidatos.

6- Fator Marina

No Rio de Janeiro Dilma tem 38% dos votos, Marina 30% e Aécio 11%. Dos principais candidatos, Crivella, Lindbergh e Garotinho apoiam Dilma, enquanto que só Pezão apoia Aécio. Nenhum dos candidatos apóia Marina, o que poderia render a eles alguma taxa de transferência de voto.

No segundo turno, Garotinho continuará apoiando Dilma e Pezão deve apoiar Marina, o que será positivo pra ele. Caso haja um real cenário de polarização entre essas duas candidatas a nível nacional é provável que Garotinho acabe recebendo o valoroso apoio de Crivella e Lindbergh. Se isso ocorrer Garotinho será eleito.

Anúncios

3 comentários

  1. O Garotinho pode até ter o povo do interior e da baixada a favor dele, mas o restante da população não deixará que ele seja eleito. Muita gente discorda, mas o Pezão é nossa melhor opção.

    Curtir

  2. Adriana Motta…Nao tenho nada contra a Pessoa do Pezão…Ele me parece ser melhor do que o Cabral…Mais na Minha Humilde Opiniao,a Gestao do Garotinho foi melhor do que a do Cabral e por isto ele merece mais uma chance…Outra coisa,o Garotinho tem Bastantes votos tambem na Capital,nao no centro e na zona sul,mais nas regioes da Zona Norte,leste e Oeste….Na Baixada e Interior ele Realmente e Imbativel….Grande Abraco!!!

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s