Minhas impressões sobre o primeiro debate entre os candidatos ao governo de São Paulo


É natural que sempre que um candidato decida concorrer a reeleição que seu percentual de intenção de votos comece alto e pouco a pouco vá caindo conforme receba ataques dos demais candidatos. Isso é normal, posto que enquanto que o incumbente promete realidade geralmente os outros prometem ficção.

Seguindo por essa regra o previsível seria que Alckmin começasse a campanha bem e fosse caindo nas pesquisas, mesmo que discretamente. Pois bem. É exatamente isso o que não está acontecendo. A cada pesquisa que sai a margem de vantagem de Alckmin só aumenta. Isso tem várias explicações mas creio eu que as mais preponderantes são a enorme rejeição dos paulistas ao PT e a ausência de um oponente com consistência eleitoral

Quanto ao debate, o protagonista decidiu não ir – disse estar com infecção intestinal -, sobrando apenas os coadjuvantes e alguns figurantes. A ausência do governador será, na minha opinião, o ponto a ser lembrado nesse debate. Outra coisa protocolar na política é ver o candidato que está na frente das pesquisas fugir dos debates, evitando assim ser massacrado pelas críticas dos demais. É esse o ponto que eu gostaria de salientar. Acredito que esse não foi o caso de Alckmin uma vez que ele nunca fugiu a debate algum, mesmo quando estava bem colocado.

Por fim, as eleições paulistas serão bem mais chatas que as cariocas. No Rio nós sabemos quando será o segundo turno mas não sabemos quem estará nele, já em São Paulo a única certeza é que não haverá segundo turno.

Anúncios

Um comentário

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s