Garotinho e Cesar Maia? Será que voltam?


Unidos pelo ostracismo

Comeback Kid: um pouco de história

Em 1992 o partido democrata fez uma convenção primária no estado de New Hampshire, onde o até então acabado ex-governador do Arkansas Bill Clinton chegou num surpreendente segundo lugar. Os jornais do dia seguinte estamparam a seguinte manchete: “Bill Clinton: The Comeback Kid”. Era de se assustar que os eleitores ricos e educados de New Hampshire tivessem votado num caipira tarado e imcompetente como Clinton, porém foi o que aconteceu.

Comeback Kid: Garotinho

Garotinho tentou em 94 o governo pela primeira vez. O até então ateu teve um acidente e se converteu ao evangelho. Em 98 foi eleito numa eleição com record de abstenções e onde o governador Marcelo Allencar se recusou a tentar a reeleição. Abdicou do governo em 2001 com record de popularidade e depois chegou em 3º na eleição presidencial de 2002.

Sua esposa, Rosinha, governou de 2002 a 2006, fazendo um péssimo governo. Ainda assim, Garotinho apoiou o sucessor de sua esposa: Sergio Cabral. Este traiu Garotinho logo depois da eleição e em 2006 Garotinho não pode concorrer ao planalto novamente pois não teve apoio do partido. De quebra, ele e sua mulher ficaram inelegíveis e em 2008 perderam até mesmo no seu domicílio eleitoral(Campos) a eleição para a prefeitura.

Em 2010 começa o início da volta por cima. Ainda com problemas na justiça, Garotinho desiste de se candidatar – ao governo ao perceber que ia perder para Cabral. Inteligentemente, tenta uma vaga na câmara e é o mais votado do Estado. Em 2012, sua mulher é eleita prefeita de Campos numa votação estrondosa.

Resta saber se o Rio de Janeiro dará a Garotinho a mesma alcunha que New Hampshire deu a Clinton reelegendo-o governador. As chances de Garotinho não são pequenas. Outro dia vi um vídeo dele entrando num Restaurante Popular e sendo ovacionado aos gritos de :”OH! Garotinho voltou!”. Apesar disso, ainda creio que a justiça ainda pode ser um problema para este candidato e que os ataques da mídia e de seus opositores podem fazê-lo desmoronar. A realidade é que essa é uma eleição fácil pra ele, pois desde 2006 ele é o único dos candidatos ao governo que fez oposição ao corrupto governo do Cabral.

Comeback Kid: Cesar Maia

Cesar Maia apareceu na política em 1992 quando foi eleito prefeito do Rio de Janeiro. Esta eleição, por sinal, é emblemática por si só. Maia encontrava-se em terceiro e quarto em todas as pesquisas até o dia da eleição, onde apareceu na frente para a surpresa de todos. De 1992 a 1996 Maia fez um excelente governo, com destaque para o seu programa “Favela Bairro”, que recebeu destaque internacional.

Em 1996, a legislação eleitoral não permitia a reeleição e Maia conseguiu eleger seu sucessor, Conde, que vencera o segundo turno contra Sérgio Cabral(sim, o pilantra). Em 1998, Cesar Maia tentou o governo do Estado, mas por não ter um forte apelo entre os mais pobres acabou perdendo a eleição para Anthony Garotinho(sim, o mesmo do qual escrevi linhas acima).

Cesar Maia ainda foi traído por seu sucessor (lembra alguém, né?) e em 2000 teve que disputar a prefeitura do Rio de Janeiro com o então prefeito Conde.  Sua campanha em 2000 praticamente se resumia a ele lendo a capa dos principais jornais e mostrando a ineficiência de seu opositor. Numa eleição cheia de reviravoltas Cesar Maia derrotou seu apoiado de 4 anos antes e consagrou-se prefeito pela segunda vez.

Em 2004, Cesar Maia foi eleito pela terceira vez prefeito do Rio, recebendo a alcunha de “Rei do Rio”. Seu terceiro mandato foi péssimo e seu destaque foi a construção da Cidade da Música, caríssimo elefante branco até hoje sem utilidade alguma na cidade. De 1992 a 2007, o eleito foi Cesar Maia ou alguém apoiado por ele. O ciclo de Maia terminou em 2008, com a eleição de Eduardo Paes (seu antigo genro).

Desde então sua carreira foi de mal a pior. Em 2010 não conseguiu uma das duas vagas em disputa ao Senado. Em 2012, seu filho não conseguiu nem 10% dos votos na eleição para prefeito em que teve de se aliar com a família Garotinho e, como prêmio de consolação, Cesar Maia foi eleito vereador com uma votação muuuuuito baixa, algo que fez com que todos os análistas escrevessem sua autópsia política.

Volta por cima

Esses velhos conhecidos da política fluminense já fizeram o Estado perder muitos recursos com suas infindáveis brigas quando estavam no governo e na prefeitura. Hoje, creio que o Cesar Maia é um cadáver político já quase que sepultado – veremos se o é nessa eleição. Já pro Garotinho parece mais fácil dar a volta por cima. Ele pode não ter o Comeback no nome mas o Kid ele já tem faz muito tempo.

 

Um comentário

  1. Comentario quase Perfeito…So faltou dizer que o Garotinho teve altos e baixos pela midia e seus opositores,pois nao temos outro candidato no Estado do RJ que tenha eleitores tao Fieis quanto ao Garotinho e isto ninguem toma dele…Quem gosta do Garotinho gosta mesmo e quem nao gosta odeia mesmo,nao tem meio termo com ele…Quanto ao Cesar Maia foi sim um bom politico em tempos atras,mais seu jeito arrogante,prepotente afastou ele de fazer aliancas e o pior,afastou ele dos eleitores,coisa que nao acontece com o Garotinho…Concordo que a Rosinha nao fez um bom Governo…Concordo tambem que em 2010 o Cabral venceria,mais tem momentos em que o Politico inteligente tem que ser Estrategico e isto o Garotinho aprendeu na Pele depois que ficou Fora da eleicao presidencial de 2006….Pode crer que todas as eleicoes que ele concorrer daqui para frente e porque ele tera grandes chances de vencer….Apostaria que se ele fizer um Bom Governo,ele vira ao Senado em 2018 e a Presidencia em 2022…Mais ai entra o Si na Historia,se ele fizer um Bom Governo igual fez quando foi Governador!!!

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s