A Copa do Mundo é deles


Mea culpa

Olá amiguinhos. Depois de alguns extasiantes dias de recesso volto a escrever no blog. Um dos motivos que me fez ficar meio afastado foi a Copa. Eu, que nunca tinha pensado em ir à uma Copa, vi a Copa vir até mim. Logo, meus últimos dias foram bastante intensos. Tenho assistido os jogos da Itália com italianos, os jogos do Japão com japoneses e assim por diante.

Como bom carioca vivendo em São Paulo, tenho passado meus dias na Vila Madalena e demais bairros boêmios, onde o abstêmio aqui tem visto os jogos em clima de micareta. Aliás, Sampa nunca fui tão desorganizada. A criminalidade come solta; as ruas estão imundas; o transporte, caótico. Apesar disso, tudo é festa.

Nathalia, a conterrânea

Algo interessante foi que conheci esses dias a primeira carioca aqui em São Paulo desde que me mudei. Seu nome era Nathalia, linda, morena, corpo sinuoso, quase uma panicat, disse-me que trabalhava com eventos e quando posteriormente a perguntei em que tipo de eventos trabalhava, disse que eram de marketing. Mais tarde acabou me revelando que os eventos de marketing eram na verdade programas – e eu não me refiro a programas de computador. Como sou um menino de família e estou sempre duro, fui obrigado a dispensar a presença da minha conterrânea.

Mas enfim, nem todo mundo compartilha dos mesmos princípios que eu. Muitos amigos estão aproveitando essa época para comer o máximo possível nos churrascos e cair de boca nos prazeres da carne – if you know what I mean.

Decepção

Não obstante, essa me parece ser uma Copa que o Brasil já perdeu, mesmo se ganhar. A propaganda que estamos fazendo lá pra fora é péssima, o que nos causará um prejuízo irremediável no setor turístico. Como se não fosse o suficiente, chilenos invadiram o setor de imprensa no Maracanã, um neo-nazista invadiu o campo e abraçou jogadores africanos, um argentino foi espancado em Porto Alegre e até mesmo as prostitutas de Fortaleza estão reclamando que o movimento está fraco, o que cabalmente comprova que essa Copa não está sendo como todos imaginavam que seria.

A Copa do copos

No demais, essa Copa que a Dilma chama de Copa das Copas é no máximo a Copa das copas – sim, aquele cômodo que fica perto da cozinha. Essa Copa tinha tudo para ser nossa, pois através dela receberíamos um grande legado em infraestrutura que nos cercaria depois do findar do evento. Tudo, como prometido pelo Lula, feito sem um único centavo de dinheiro público.

Infelizmente, não recebemos nada. As estações de metrô não ficaram prontas, muito menos os aeroportos, e o trem-bala? Esse nem saiu do papel. Até os estádios foram inaugurados na base da gambiarra.E pior, o governo gastou mais de 26 bilhões nessa brincadeira.

Os donos do evento

O que ganhamos foram vários caríssimos elefantes brancos em forma de estádios que em breve nem terão times pra jogar neles.O único legado desse investimento será elevar o preço dos ingresso, afastando o pobre dos estádios. A pergunta que fica é: de quem é essa Copa? A resposta é: da Rede Globo, que irá ganhar com as transmissões; da Fifa, que irá lucrar com os ingressos sem pagar impostos; das empreiteiras, que receberam todos os tipos de incentivos para construir estádios superfaturados; e finalmente, dos políticos, que organizaram todos os tipos de mutretas possíveis para realizar esse evento.

No final das contas, os turistas estrangeiros podem não estar fu#endo as nossas prostitutas na medida como se  esperava, mas os filhos delas conseguiram fu#er com a gente bem mais do que imaginávamos.

Boa sorte Nathalia!

Um comentário

  1. rsrsrsrsrs, do jeito que os preços dos ingressos da copa estão lá nas alturas, fica difícil pra qualquer pobre ir nos estádios assistir pessoalmente esses jogos (a não ser que tenham economizado uns 3 anos do Bolsa Família), mas bem que estranhei a ausência de novidades no blog uns dias atrás, sabia que a copa tava ocupando o Acid de alguma forma, quem sabe da próximo vez coloque uma foto da Nathalia pra saber se a parada é boa mesmo *_*

    Curtir

Comente com polidez!

