Conservadores lideram eleições europeias na França e na Alemanha


A apuração dos votos da eleição para o Parlamento Europeu começaram em Dublin, na Irlanda, neste domingo (25) (Foto: AP)
 

A ultradireitista Frente Nacional parece ter alcançado uma vitória histórica nas eleições europeias na França, conquistando entre 24% e 25% dos votos, à frente do partido de direita UMP (20% a 21%), segundo estimativas de cinco institutos de pesquisa.

As 28 nações da União Europeia votaram desde, quinta-feira (21) até este domingo (25), nas eleições para as 751 cadeiras do Parlamento Europeu, renovado a cada cinco anos.

Na terceira posição, o Partido Socialista, do governo francês, obteve entre 14% e 15% dos votos, sofrendo uma nova derrota eleitoral, após as eleições municipais de março. Esta é a primeira vez que a Frente Nacional lidera uma eleição nacional e supera 20% dos votos.

Segundo uma estimativa, a Frente Nacional obteria entre 23 e 25 cadeiras no Parlamento Europeu; a UMP, entre 18 e 21; e o Partido Socialista, 13.

Na Alemanha, os conservadores (CDU/CSU), da chanceler Angela Merkel, lideravam as apurações, apesar de um avanço do partido eurocético AfD e dos social-democratas do SPD, de acordo com pesquisas de boca de urna. Os conservadores da CDU/CSU tinham 36% dos votos (contra 37,9% em 2009), à frente do SPD, com 27,5% (contra 20,8 em 2009).

O novo partido eurocético alemão AfD, criado em 2013, recebia 6,5% dos votos, o que o permitiria entrar no Parlamento Europeu, segundo os primeiros números divulgados pela televisão pública alemã.

Segundo a agência de notícias Reuters, a participação nas eleições está estimada em 43,1%, segundo o site do Europarlamento. Os resultados oficiais devem sair na noite deste domingo (25).

Comento:

É o povo chamando a direita pra limpar a sujeira que a esquerda trouxe.

Anúncios

Um comentário

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s