Após linchamento de mulher acusada de magia negra, Boechat culpa Rachel Sheherezade


Vamos ao ocorrido

Rachel Sheherazade recebeu uma indireta de Ricardo Boechat. A alfinetada aconteceu após o noticiário mostrar a reportagem sobre a mulher que foi linchada até a morte no Guarujá. Confundida com uma sequestradora, Fabiane foi morta por populares.

“Esse crime aí minha gente, tem tanta responsabilidade o autor do boato espalhado pela internet, no ‘Guarujá Alerta’, quanto pessoas que, mesmo em emissoras de televisão, estimulam a cultura da justiça com as próprias mãos. Isso está dentro do mesmo panorama, que propicia, estimula e justifica o linchamento. É hora dessas pessoas, agora, virem a público [e dizerem] como se sentem depois da consumação de sua própria teoria, na prática”, disparou o âncora.

Inveja

Em fevereiro, Rachel Sheherazade comentou no “SBT Brasil” que a ação de alguns “justiceiros” que prenderam um menor e suposto assaltante em um poste no Rio de Janeiro era “compreensível”. A declaração revoltou uma série de jornalistas, caso de Boechat. Na ocasião, ele conversou com a turma do “Pânico na Band” e afirmou que a opinião da concorrente é uma “bosta”.

Comento:

Hipocrisia a olho nu

Vejam só. Até pouco tempo atrás admirava muito Ricardo Boechat e Ana Paula Padrão, mas desde que eles começaram a criticar Rachel Sheherazade ando com uma pulga atrás da orelha em relação aos dois. Sheherazade entrou em evidência por fazer algo que nenhum jornalista do Brasil foi capaz de fazer até hoje: dar a notícia ao mesmo tempo em que fazia notícia. Suas críticas ácidas ao governo refletiam exatamente o grito preso na garganta do brasileiro, que nunca se fez ouvido pela grande mídia. Uma voz tão corajosa não teve outro destino a não ser ser calada devido à intransigência da ditadura petista.

Separando o joio do triggger

Sheherazade não causou alvoroço por defender o vigilantismo, mas por dizer que em face da omissão do Estado tal fenômeno é até justificado. Coisa bem diferente fez Ricardo Boechat, quando anos atrás fez uma verdadeira apologia do vandalismo ao dizer que o cidadão tinha o direito que quebrar o patrimônio público para reinvindicar seus direitos. Logo, que moral tem o Boechat para falar uma vírgula da Sheherazade?

Espelho em casa

Boechat, o recebedor do maior salário do jornalismo da  Band, divide bancada com a socialite e jornalista nas horas vagas Ticiana Vilas Boas, mulher do bilionário dono da Friboi, a qual numa entrevista para a Veja esta semana disse que ter dinheiro era bom porque não precisava nem fazer conta. Sheherazade, aos olhos de Boechat é uma criminosa; porém, enquanto ele enxerga crimes onde não existem se faz de mudo quanto à ostentação vergonhosa de sua colega de bancada.

Dito pelo dito

Boechat calunia Sheherazade por oportunismo, vontade de aparecer e provavelmente por inveja. Do mesmo jeito em que Fabiane foi morta em virtude de uma difamação, ele, de igual modo, difama Sheherazade, não com o intuito de dar fim a sua vida mas sim querendo matar o que de mais precioso a jornalista possui: sua reputação.

4 comentários

  1. esses bando de ordinários ficam colocando informações falsas em redes sociais acompanhado de um retrato falado tão genérico a ponto de confundir qualquer um, o lado ruim de se fazer justiça com as próprias mãos está bem exemplificado nesse fato com um fim nada feliz (o interessante foi que no enterro dela apareceu centenas de amigos, parentes e conhecidos… onde estava essa galera na hora de defender a mulher do injusto linchamento?), por outro lado nossos governos ao invés de se fazer leis mais rígidas para os criminosos, ficam nessa eterna hipocrisia de querer sempre colocar a culpa no sistema e querer calar aqueles que falam a verdade, a Rachel voltou, mas pelo jeito a SBT deve ter feito algum acordo com a justiça para que nenhum dos dois apresentadores do telejornal em questão fizessem comentários sobre a análise dos fatos, opiniões e ponto de vista, imagino como deve ter sido duro para ela apresentar “reportagens especiais” como aquela que foi feita esta semana sobre questões polêmicas como a redução da maior idade penal, reportagem essa que basicamente veio só pra encher lingüiça mostrando apenas o lado negativo se tal lei fosse aplicada e dando falsas esperanças de que tudo vai mudar se continuar do jeito que está, sendo que a educação seja o melhor caminho….muito bem, se isso realmente seja verdade, pra quê ficar perdendo tempo fazendo presídios? vão lá fazer escolas nos morros, favelas ou seja lá oque for, quem sabe se adquirirem um pouco mais de conhecimento e cultura parem de ficar empinando pipa para alertar traficantes e escutem alguma música que preste sem ser aquela merd**** de funk.

    Curtir

  2. Não vi em nenhum momento a Sheherezade fazer apologia ao crime. Entendi que ela disse que diante de tanta impunidade houvessem estas pessoas que querem agir onde o Estado não age. A impunidade e o código penal pró-réu que nós temos favorece isto.
    A polícia prende e a justiça solta. E o que foi preso vai atrás das vítimas e testemunhas para se vingar, e vai continuar fazendo atrocidades culpando a injustiça social.
    Quem tem culpa pela inocente morta não foram apenas as que lincharam – quem publicou o retrato-falado (de suposta sequestradora, feito em 2002)? Quem propagou esta imagem? As pessoas acusam, fazem falsos testemunhos o tempo todo nas redes sociais. Não compartilho mais nada disso: pois posso me envolver em pura boataria que pode desencadear um fato horrendo como a morte de um inocente! Muitas pessoas jogaram pedras virtuais nesta mulher! Muito cuidado com isto! Cuidado com a hipocrisia, pois um dia, sem querer se pode fazer algo que contribua com algo assim!
    Quem votou nestes políticos que vivem para encher seus bolsos em vez de trabalhar para a população?
    Por que não se coloca como prioridade mudar este código penal decrépito?
    A quem beneficia os criminosos estarem soltos e os cidadãos honestos engaiolados em suas casas?
    Quem tem o direito de torturar ou matar quem quer que seja sem julgamento? Não é um criminoso também?
    Sou a favor de leis que protejam a população e da justiça eficiente.
    Mas eu sei também que votar em político ladrão é colocar cão para vigiar linguiça!

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s