Criado o Whitenicius, creme idealizado para clarear a pele de negros


A cantora nigeriana Dencia chocou o público ao aparecer branca. O espanto aconteceu porque a moça, negra, não se transformou por causa de alguma doença de pele, como o vitiligo. Ela criou um creme chamado Whitenicious, cuja o slogan é “Dê adeus à pigmentação e manchas para sempre (“Say goodbye to pigmentation and spots forever”, na versão original).

De acordo com o site oficial do produto, o creme foi feito para ser usado em regiões como joelho, cotovelos, juntas dos dedos e manchas, que tendem a ficar mais escuros do que o restante da pele do corpo, em pessoas de pele negra. A questão é que Dencia usou o produto no corpo inteiro e acabou virando espelho para várias pessoas.

A polêmica é tão grande que o uso do creme apareceu até no discurso da atriz Lupita Nyong’o no evento Mulheres Negras em Hollywood, organizado pela revista “Essence”. Num trecho ela contava parte de uma carta que havia recebido de uma garota: “Querida Lupita, acho que você tem muita sorte por ter tanto sucesso em Hollywood mesmo sendo tão negra”. Eu estava a ponto de comprar o creme Whitenicious da Dencia para clarear minha pele, quando você apareceu no meu mundo e me salvou”. A vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “12 ano de escravidão”, aliás, foi muito criticada pelos defensores do creme, no Twitter oficial da marca.

Leia mais: http://extra.globo.com/mulher/beleza/cantora-nigeriana-cria-creme-para-clarear-pele-fica-branca-gera-polemica-12206608.html#ixzz308DbTdo9

 

Comento:

 

Esse tema é muito polêmico e por muitos motivos diferentes.

Para analisá-lo primeiro temos que mensurar que o esteriótipo de beleza ocidental não atinge somente aos negros. Na Índia produtos que claream a pele são comuns, pois a pele branca é tida como um diferencial e marca de pureza entre as mulheres. Na Coreia do Sul é cada vez mais normal a procura de mulheres à cirurgias plásticas que retiram dos olhos puxados as características orientais.

Em nenhum desses casos esse tema gerou grande polêmica ou controversa, no entanto quando essa onda chegou na África a coisa mudou, pois diferente dos asiáticos, os africanos viram no Whitenicius uma ameaça real.

A questão é: será que um ser humano de pele pigmentada tem o direito de despigmentar sua pele por motivos estéticos? Creio que sim, mesmo que muitos achem – com até um pouco de razão – que o Whitenicius poderia promover um esteriótipo de beleza racista, considero que cada um tem o direito de fazer o que bem entende com o seu corpo.

Se eu acho ridículo? Claro que sim – assim como estranho pessoas bizarras que enxem o corpo de piercing e tatuagens-, mas não acho que por isso tal ato deva ser proibido – no máximo inibido pela sociedade.

Quanto ao produto em si, não vejo nenhum mal nele. Muito pelo contrário, pode ser muito útil para quem tem vitiligo, cicatrizes ou manchas na pele.  Engraçado que a anos brancos gastam tempo e dinheiro para deixar a pele mais pigmentada e ninguém acha nada de errado, mas quando alguém resolve despigmentar surge um monte de chatos pra dizer que é um ato abominábel. Talvez esses idiotas é que precisem procurar um produto para clarear suas consciências.

24 comentários

  1. a Dencia me parecia bem mais bonita quando era negra, agora tá parecendo uma vampira anêmica, esse negócio de ficar mudando o corpo com cirurgias e remédios e um tanto tenso, eu pelo menos não consigo me imaginar numa mesa de cirurgia a menos que isso seja um caso de vida ou morte, problemas estéticos todo mundo tem, mas o que muitos não param pra pensar é que esses defeitos também fazem parte da nossa identidade, oque seria belo ou feio se todos fossem exatamente iguais?

    Curtir

  2. Acid san, creio que nem notou a minha ausência, mas tive que ficar fora da net por causa do trabalho e estudos (meus professores parecem até combinar de nos repassar um monte de trabalhos valendo pontos nas provas ao mesmo tempo), também fiquei sem net em casa depois de problemas no modem da Vivo, mas agora tá tudo blz, te desejo um ótimo fim de semana e continue com suas ótimas postagens, abração! ^_^

    Curtir

  3. Eu acho valido sim esse creme.eu mesmo tenho um maldito melasma no rosto q minha dermatologistadisse q nao tem cura.e esse creme caiu do ceu e podem ter certeza q vou usar.e se tiver q despigmentar toda a pele do rosto e do corpo eu farei so quem tem mrlasma sabe o tamanho do sofrimento
    ha e os defensores do discurso anti witenicious vaoo procurar cuidar das suas proprias vidinhas.

    Curtir

    • Olá. Realmente SÓ quem tem melasma sabe a angústia que essa praga nos traz. Você chegou a usar o tal creme? Conte os resultados. Abraços.

      Curtir

  4. Qual foi o laboratório que criou essa porcaria de creme ta usando a tonta como uma cobaia laboratório ou inventor não quer levar processos de racismo axou essa vontade

    Curtir

  5. Eu acho que ninquem pode falar que isto e tão errado assim..pq ninquem sabe o motivo que esta pessoa dezeja usar pode ser que ja teja acontecido algum ato de racismo e descriminado pela sua cor por isso ela pode ter recorrido a produtos clareadores (e ninquem tem o direito de jugar pois todos nois temos o direito de fazer mundanças)

    Curtir

  6. Sou morena clara, tem como eu ficar branquinha? Não e ppreconceito mais eu queria ser mais branquinha
    Esse produto vende no Brasil? Qual o nome dele e aonde posso comprar

    Curtir

  7. Quero comprar esse creme clareador porque não estou satisfeita com a minha cor…como faço pra compra-lo??? Quero muito …me dê a resposta pelo meu whatsapp: 44 97696926. Aguardo a resposta …

    Curtir

  8. Alguem ja comprou este produto? esta gostando? fico com medo de usar, pois é caro? estava querendo comprar para clarear uma mancha no buco

    Curtir

  9. Eu achei legal, quem compra grava um video e poen no youtube eu quero ter certeza que ele vai chega na minha casa , eu disse a minha mae que eu iria isar e ela achou ridiculo e me chamou de rassista 😦 entao quer dizer que branco pode fica bronseado e os negros nao tem o direito de permanecer do jeitto que ta a pelo amor de deus neh quem juga as pessoas por querer usar isso que sao os piores rassistas -_-

    Curtir

  10. No mercado livre tem mas está muito caro, pois não se sabe se realmente funciona
    840,00. Quero ver uns vídeos para testar a veracidade. Pode ser que só funcione para peles de ébano. Quero comprar para fazer com que a pele volte a cor natural.

    Curtir

Comente com polidez!

