Dilma tem 40% e venceria no 1º turno, indica pesquisa Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (20) atribui 40% das intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff se a eleição presidencial fosse hoje. O segundo colocado é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 13%, e o terceiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%. Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Os demais possíveis postulantes – Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram.

Nesse cenário, o mais provável, Dilma venceria no primeiro turno porque a soma das intenções de voto dos adversários não supera o percentual que ela obteve. A pesquisa – a primeira com oito possíveis candidatos à eleição presidencial deste ano – indica que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%.

Os candidatos que disputarão a eleição serão oficialmente conhecidos em junho, quando os partidos terão de realizar convenções para definição dos nomes.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (isso quer dizer que um candidato com 10%, por exemplo, pode ter intenções de voto variando entre 8% e 12%). O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-00031/2014 – as normas eleitorais determinam que todas as pesquisas realizadas no ano da eleição sejam registradas no TSE.

Marina Silva
O Ibope também simulou um cenário em que o candidato do PSB é a ex-senadora Marina Silva, atualmente cotada para ocupar a posição de vice na chapa de Eduardo Campos.

Nessa hipótese, Dilma teria os mesmos 40% e também venceria no primeiro turno; Aécio soma 13%; Marina, 9%; Pastor Everaldo, 2%; Randolfe, 1%; e Eymael, Levy Fidelix e Mauro Iasi, 0%. Brancos e nulos somariam 23% e os que não sabem ou não responderam, 11%.

Com três candidatos
Outros dois cenários experimentados pelo Ibope reúnem como candidatos somente Dilma, Aécio e Campos e Dilma, Aécio e Marina.

Seja no cenário com Campos, seja no cenário com Marina, a presidente seria reeleita no primeiro turno.

Na comparação com pesquisas realizadas pelo Ibope em outubro e novembro (veja no gráfico ao lado), que envolviam somente três prováveis candidatos, todos se mantiveram numa condição de estabilidade, à exceção de Marina Silva, que era a segunda colocada no levantamento de outubro, caiu em novembro e, neste mês, aparece em situação de empate técnico com Aécio Neves.

Segundo turno
Na hipótese de segundo turno, o levantamento do Ibope testou eventuais confrontos entre Dilma Rousseff e Aécio Neves; Dilma e Marina Silva; e Dilma e Eduardo Campos. Em todos os casos, a presidente supera os rivais:

– Dilma: 47%
– Aécio: 20%
– Brancos e nulos: 25%
– Nâo sabem/ não responderam: 9%

– Dilma: 45%
– Marina: 21%
– Brancos e nulos: 24%
– Nâo sabem/ não responderam: 10%

– Dilma: 47%
– Eduardo Campos: 16%
– Brancos e nulos: 26%
– Nâo sabem/ não responderam: 11%

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), os nomes mais mencionados foram:

– Dilma Rousseff (23%)

– Lula (7%)
– Aécio Neves (6%)
– Eduardo Campos (3%)
– José Serra (2%)
– Marina Silva (2%)
– Outros (1%)
– Brancos e nulos (18%)
– Não sabem/não responderam (37%).

Comento:

As coisas estão cada vez mais difíceis para a oposição. Com mais tempo na tv para o PT, lamento em prever uma eleição ainda mais favorável ao PT do que em 2010 caso não haja algum fato novo.

Anúncios

6 comentários

  1. se eu fosse endinheirado que nem o Acid (¬¬) já teria mudado de país, pois aqui o povo pode ver o mundo acabando e continuam metendo ficha nos mesmos sem vergonhas.

    Curtir

  2. é meio complicado, a galera que entra numa eleição cujas intenções de votos não chegam nem a 1%, parece que vão mais pela esportiva do que pela vontade de vencer.

    Curtir

  3. Que projeto de governo ou candidatos minimamente decentes a oposição tem para melhorar a situação, já muito melhor do que 12 anos atrás, do nosso país? Os atuais oposicionistas candidatos são de fazer o governo morrer de rir, seja pela incompetência, seja pelo seu passado!

    Curtir

    • é verdade, o governo atual é uma montanha de competência e orgulho pra nação, não sei nem porque os brasileiros reclamam tanto da vida nesse país onde tudo anda as mil maravilhas no setor publico.

      Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s