POR QUE O PMDB SE MANTERÁ EM 2014 COMO ALIADO PRINCIPAL DO GOVERNO DILMA/PT!


 

PT PMDB 2

1. O senador do PSDB Aloysio Nunes, em entrevista ao Estado de SP (02), afirmou que “existe um mal-estar, os brasileiros querem mudança, mas esse mal-estar ainda não se materializou na forma de um projeto político preciso. Você tem um descontentamento que o mundo político ainda não conseguiu expressar; esse é o desafio de Aécio.”
            
2. É provável que em 2014 os problemas da economia brasileira se agravem. Mas para que os eleitores venham a identificar alternativas, é necessário que as informações fluam com as obstruções de costume. Como se sabe, a opinião pública se forma por ondas. A primeira onda é aquela dos consumidores das notícias nos meios de comunicação e redes sociais. A onda chega com atraso aos segmentos que menos consomem notícias, que são os de renda menor, especialmente aquelas que precisam ser pagas, como jornais e TV por assinatura.
            
3. Para que as informações fluam com as obstruções de costume, é necessário que não ocorram fortes ruídos que distraiam os focos do noticiário econômico e político, ou como prefere o senador, “o mal estar”,  por mais superficiais que sejam as informações recebidas.  
            
4. Mas é ano de Copa, é ano de futebol. Esse período começa logo depois do feriadão da Semana Santa, que inclui Tiradentes e, no Rio, São Jorge (23/04). A partir daí os ruídos serão enormes: convocações, delegações que chegam em distintos lugares do país e que se tornam a notícia com as chegadas e os treinamentos… O ruído irá deslocar o mal estar que o senador cita. Esse ciclo irá até 15 dias depois da Copa, em função do noticiário relativo, heróis e culpados, opiniões, discussões nas esquinas.
            
5. Imaginando que as manifestações populares voltem, teremos dois desdobramentos: os que as rejeitam porque querem foco na Copa; e os que as apoiam. Esses tenderão –pelo menos no início- a apostar no não-voto. Ou seja, nenhum deles pensarão nas alternativas. Se o Brasil for campeão, menos foco ainda nas alternativas até setembro. Se perder na segunda etapa para Holanda ou Espanha, crescerão as manifestações e a rejeição à Copa. Mas apontando para o não-voto, o desperdício e a corrupção dos governos pelo Brasil todo.
            
6. O mais provável disso tudo é que Dilma continuará com expressiva vantagem nos eleitores de menor renda e áreas populares. E que o “mal estar” não terá tempo de chegar a eles. Vale dizer: a dinâmica da campanha tende a ser pelo segundo turno.
            
7. E o PMDB? Num quadro desses, no ponto central do entretenimento e da distração das pessoas que será o mês de junho, das Convenções, Dilma tende a continuar como favorita e com significativa vantagem. Num quadro desses, pela própria natureza do PMDB, será ilusão imaginar que o PMDB não esteja colado nela. E os dissidentes cariocas serão a ponte de contato com a eventual vitória de outro candidato. Coisa para dezembro de 2014. São funcionais no DNA do PMDB.

Fonte: César Maia

Anúncios

2 thoughts on “POR QUE O PMDB SE MANTERÁ EM 2014 COMO ALIADO PRINCIPAL DO GOVERNO DILMA/PT!

  1. Miguel Sanches de Oliveira 11/03/2014 — 20:45

    nem sei mais oque dizer em relação a esses corruptos, eles mesmo bolam estratégias para camuflar a insatisfação do povo, até o futebol esta sendo usado para promover suas politicagens, acho que o Cajuru tinha razão, uma provável vitória da seleção brasileira nesta copa estará longe de ser ganha pelo mérito…o cala boca para tantas decepções.

    Curtir

  2. Coitado do Kajuru, gosto tanto dele. Ele sofreu muito na vida pelas verdades que falou, tendo inclusive sofrido uma cruel perseguição de políticos do PSDB.

    Quanto ao PMDB, é um país que desconhece desde o fim da ditadura o que venha a ser a palavra oposição. Eles não vão largar o osso nunca. Por isso não lançam candidato próprio a presidência.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close