As 7 maiores injustiças do Oscar


Sempre que se fala sobre Oscar surgem questionamentos em relação aos vencedores dos prêmios, né? Muitas vezes as estatuetas são dadas a quem realmente merece, mas em outras o vencedor nem de longe merecia o prêmio.

Ao longo da história, vários foram os injustiçados pelo Oscar. Alguns dos grandes nomes do cinema que são grandes referências hoje em dia, por exemplo, nunca levaram uma estatueta para casa.

Às vésperas da cerimônia 2014, que acontece amanhã (02), a gente resolveu mostrar para vocês sete grandes injustiças que já ocorreram na história da premiação.

Stanley Kubrick nunca ganhou

kubrick

Dá para acreditar nisso? Stanley Kubrick é considerado um dos grandes gênios do cinema de todos os tempos, mas apesar de ter sido indicado quatro vezes como diretor, nunca levou uma estatueta para casa. E piora! Um dos seus maiores filmes, “Laranja Mecânica”, também não ganhou em 1971, quando concorreu.

“Rocky” venceu ”Taxi Driver”

filmes02

Sério, Academia? Uma das maiores obras-primas de Martin Scorsese, “Taxi Driver” concorreu a quatro prêmios em 1977, mas não ganhou nenhum. Na categoria de melhor filme, perdeu para “Rocky”, que vamos combinar, não chega nem perto de “Taxi Driver”. Mais injustiça ainda foi com Scorsese, que nem foi indicado como diretor.

Glenn Close só compete

84th Academy Awards Arrivals

O que Glenn Close tem de foda, ela tem de injustiçada. A atriz concorreu seis vezes e não ganhou nem ao menos uma vezinha, nem pelo clássico “Atração Fatal”, de 1987. E sabem o pior? Em todas as vezes que foi nomeada, ela realmente merecia o prêmio…

“Cidadão Kane” não ganhou

kane

Em qualquer curso de Cinema ou de Comunicação do mundo, o clássico Cidadão Kane, de Orson Welles, é tido como uma das maiores obras já produzidas para o cinema. Mas quando concorreu, em 1941, o filme perdeu a estatueta para “Como Era Verde Meu Vale”.

“O Segredo de Brokeback Mountain” perdeu para “Crash – No Limite”

brokeback-mountain

Foi uma surpresa geral quando em 2006, “Crash – No Limite” levou a estatueta de melhor filme. Até o apresentador do prêmio, Jack Nicholson ficou espantado. O grande favorito era ”O Segredo de Brokeback Mountain” e, à época, especulou-se até que a Academia teria receio de premiar um filme gay.

Alfred Hitchcok nunca ganhou

hitchcock

Assim como Kubrick, Hitchcock é considerado um dos grandes mestres do cinema, mas nunca foi premiado com um Oscar. Nem mesmo sua obra-prima, “Psicose”, rendeu uma estatueta como diretor.

O Oscar de 1999 inteiro

oscar-1999

Em nenhum outro ano a premiação do Oscar foi tão esquisita! Até hoje não se sabe quais foram os critérios da Academia para dar alguns dos principais prêmios a “Shakespeare Apaixonado”, que é aquele filme legalzinho, bem “inho”, que talvez não merecesse nem ter sido indicado.

Judi Dench é uma das atrizes mais fodas que esse planeta já teve, fato. Mas ela aparece em apenas duas cenas de ”Shakespeare Apaixonado” e ainda levou a estatueta como Atriz Coadjuvante, batendo Kathy Bates e Rachel Griffiths.

Já na categoria Melhor Atriz, nós brasileiros temos uma desavença pessoal. Gwyneth Paltrow levou o prêmio, que poderia ter sido de Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil”. Mas mesmo que não tivesse sido da Fernanda, Emily Watson, Cate Blanchett e Meryl Streep também concorriam e mereciam mais o prêmio do que a Gwyneth naquele ano.

De cereja do bolo, ”Shakespeare Apaixonado” ainda desbancou “O Resgate do Soldado Ryan” na categoria Melhor Filme, algo que simplesmente não tem explicação.

Fonte: http://papelpop.com/2014/03/7-grandes-injusticas-do-oscar/

Comento:

Entre um bloquinho e outro de Carnaval tenho que parar pra assistir o Oscar e ver se vencerei minhas apostas:

Melhor filme: 12 anos de Escravidão

Melhor ator: Matthew Mcgonaugh

Melhor Diretor: A Trapaça

Melhor atriz: Amy Adams

No Oscar eu não costumo acertar nunca, mas veremos…

Anúncios

3 thoughts on “As 7 maiores injustiças do Oscar

  1. Felipe Alves 03/03/2014 — 12:44

    pelo menos o Acid acertou o filme que levou a estatueta \(‘0′)/
    só queria saber porque geralmente os filmes de ação e terror custam tanto pra ganhar o Oscar?…acho que não sou um bom crítico desses filmes vencedores, boa parte deles me deixam com sono ^^’

    Curtir

  2. Miguel Sanches de Oliveira 04/03/2014 — 17:33

    deveria haver uma premiação de Oscar para os sucessos de bilheteria, afinal um filme que atrai milhares de telespectadores ao cinema não ganha notoriedade á toa antes de ser premiado.

    Curtir

  3. O maior prêmio que um filme com bilheteria alta pode receber é a receita. A academia premia o primor técnico(em tese).

    Abraços.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close