Dilma tem 47% das intenções de voto e venceria no 1º turno, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (22) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff teria 47% dos votos e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Nesse cenário, Aécio teria 17% e Campos 12%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 18% e outros 6% responderam que não saberiam em quem votar.

O Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios na quarta (19) e quinta (20), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior divulgada pelo Datafolha, em novembro, a intenção de votos em Dilma ficou estável – naquela ocasião, ela registrou os mesmos 47%. Em outra pesquisa, de outubro, a presidente tinha 42%.

A intenção de votos para Aécio variou para baixo, mas dentro da margem de erro da pesquisa: de 19% para 17%. Entretanto, esta foi a segunda queda seguida na taxa do senador registrada pelo instituto – na pesquisa divulgada em outubro de 2013 ele tinha 21%.

Já intenção de votos em Campos variou para cima, também dentro da margem de erro: de 11% para 12%. Na pesquisa de outubro ele tinha 15%.

Marina
De acordo com o Datafolha, Dilma também venceria no primeiro turno caso seus adversários fossem Marina Silva, do PSB, no lugar de Eduardo Campos, e Aécio Neves. Dilma tem 43% das intenções de votos nesse cenário – registrava 42% na pesquisa anterior, de novembro. Marina ficou com 23% das intenções de voto, queda de 3 pontos percentuais em relação a novembro. Aécio manteve agora os mesmos 15% da pesquisa anterior.

O cenário em que Dilma enfrenta Aécio e Campos é considerado o mais provável, mas as candidaturas só serão oficializadas pelos partidos no ano que vem. A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

Lula
O Datafolha também simulou a disputa tendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato, no lugar de Dilma. Lula venceria no primeiro turno nos dois cenários propostos. No primeiro, Lula registra 54% das intenções de voto, contra 15% de Aécio Neves e 9% de Eduardo Campos.

No segundo cenário, o ex-presidente enfrenta Marina e Aécio. Lula vence com 51% das intenções de voto. Marina registra 19% e, Aécio, 14%.

Veja os resultados obtidos:

Cenário A
– Dilma: 47%
– Aécio: 17%
– Campos: 12%
– Brancos/nulos: 18%
– Não sabe: 6%

Cenário B
– Dilma: 43%
– Marina: 23%
– Aécio: 15%
– Brancos/nulos: 14%
– Não sabe: 5%

Cenário C
– Lula: 54%
– Aécio: 15%
– Campos: 9%
– Brancos/nulos: 15%
– Não sabe: 6%

Cenário D
– Lula: 51%
– Marina: 19%
– Aécio: 14%
– Brancos/nulos: 11%
– Não sabe: 5%

fonte: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/02/dilma-tem-47-das-intencoes-de-voto-e-venceria-no-1-turno-diz-datafolha.html

Comento:

O Datafolha só confirmou o que já sabíamos desde a última pesquisa. Mesmo tendo uma aprovação inferior a do que tinha Lula em meados de 2006 Dilma tem um trunfo em suas mãos: o voto nulo, branco e as abstenções.

Milhões de brasileiros indignados com a corrupção “protestarão” simplesmente não escolhendo nenhum dos candidatos. Esquecem-se que dessa forma estarão jogando para outrem a tarefa de decidir quem irá governá-los. Não é surpresa nenhuma quando os mesmos corruptos são reeleitos. Portanto, creio que esse é o tipo de protesto que os políticos corruptos e demagogos mais devem gostar.

2 comentários

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s