Pesquisa MDA aponta Dilma com 43,7% e Aécio com 17%


Imagem

Fonte:http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/02/pesquisa-mda-aponta-dilma-com-437-e-aecio-com-17.html

Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (18) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) manteve o patamar de intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014. Na pesquisa anterior, de novembro, Dilma aparecia com 43,5% das intenções de voto. Na divulgada nesta terça, Dilma tem 43,7%.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece em segundo lugar, com 17%, no cenário em que concorre com Dilma e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Em novembro, nesse mesmo cenário, Aécio tinha 19,3%. Eduardo Campos registrou 9,9% ante os 9,5% do levantamento anterior.

Na pesquisa atual, dos ouvidos, 20,4% não votariam em nenhum ou optariam por votar em branco ou nulo. Não souberam responder 9% dos entrevistados.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuias. O MDA ouviu 2.002 eleitores entre os dias 9 e 14 de fevereiro em 137 municípios de 24 unidades da federação. Por ser ano eleitoral, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como determina a regra do processo eleitoral, sob o número 00012/2014.

Em um cenário no qual Marina Silva (PSB) é a candidata no lugar de Eduardo Campos, Dilma tem 40,7% e Marina aparece em segundo, com 20,6%. Aécio Neves registra a terceira colocação, com 15,1%, e Levy Fidelix, do PRTB, aparece com 0,4%. Votariam branco ou nulo 14,9%. Não souberam ou não responderam 8,3%.

No levantamento divulgado em novembro, no cenário com Marina, a situação dos pré-candidatos era semelhante, mas Dilma venceria no primeiro turno somente em cenário com Marina. Para vencer no primeiro turno, é necessário obter 50% dos votos válidos (sem brancos e nulos), ou seja, mais da metade dos votos destinados a todos os candidatos. Dilma tinha 40,6% contra 22,6% da ex-ministra do Meio Ambiente. Aécio registrava 16,5%.

No cenário atual, os dados indicam que, se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff poderia ser reeleita no primeiro turno tanto em cenário com Marina Silva como candidata quanto no cenário com Eduardo Campos.

Foi a segunda pesquisa realizada pelo instituto desde que Campos anunciou aliança com Marina Silva, que se filiou ao PSB após ter o registro de seu partido, o Rede Sustentabilidade, negado pela Justiça Eleitoral.

Os dados fazem parte da pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor que participa da pesquisa.

Segundo turno
Em eventual segundo turno, tanto com Aécio quanto com Marina, a presidente Dilma Rousseff seria reeleita, conforme a pesquisa CNT/MDA.

Contra Aécio, Dilma ficaria com 46,6% e Aécio, com 23,4%. Contra Marina, Dilma teria 44,6%, e Marina Silva, 26,6%. Caso o segundo turno fosse entre Dilma e Eduardo Campos, a presidente teria 48,6% contra 18% do governador de Pernambuco.

Na disputa de segundo turno entre Marina Silva e Aécio, a ex-senadora do PSB ganharia com 35,6% contra 24% de Aécio. Aécio venceria em segundo turno contra Eduardo Campos. Teria 31,6% contra 16,9% do governador pernambucano.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor apenas responde em quem vai votar sem que seja apresentado nenhum nome, Dilma registrou 21,3%. Em segundo lugar, aparece o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 5,6%, empatado com Aécio Neves, que também registra 5,6%.

Marina Silva vem na sequência com 3,5% e Eduardo Campos ficou com 1,6%. José Serra (PSDB) obteve 0,5% e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ficou com 0,4%.

Comento

Com 36,7% de popularidade Dilma possui 43,7% das intenções de voto. Levando em consideração a fraca oposição, nossa presidente teria tudo para ser reeleita em primeiro turno. Mas muitas águas ainda vão rolar. Muitos outros candidatos ainda podem aparecer. A sorte da petista é que o eleitorado antipetista prefere votar branco ou nulo a votar em Aécio ou Campos. Desta forma, proporcionalmente, os 36,7% de popularidade da petista se transformam em 43,7%.

Desta forma, pouco importa se a Copa do Mundo ou a economia frágil podem comprometer a imagem da presidente. Sem uma opção na oposição o voto nulo nos trará mudanças nulas em 2014.

 

Anúncios

4 comentários

  1. caramba, 20% de pessoas querendo votar em branco é muita coisa?! Òo
    o Aécio Neves assumiu que posto político antes, para o eleitorado ter tanta descrença nele como presidente da República?

    Curtir

  2. e a presidente Dilma vai seguindo firme em frente a uma possível reeleição, mais pela falta de boas opções do que pela própria competência.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s