Nobel de economia alerta para o perigo de bolhas econômicas nos países emergentes


Imagem

 

(Estado de SP, 01) 1. “Estamos vendo o que parece ser o estouro de uma bolha dos países emergentes. E uma crise nestes mercados pode, de forma plausível, transformar o risco de deflação na zona do euro em realidade”, avalia o prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, em sua coluna nesta sexta-feira no jornal New York Times, destacando que a Europa pode passar por situação semelhante a do Japão, que viu sua economia estagnada por anos.

2. Krugman não está muito otimista com o desenrolar da recente turbulência nos países emergentes. Para ele, o problema não é da Turquia, ou Índia, Hungria, África do Sul e qualquer outros mercado emergente que pode se tornar a bola da vez. “O verdadeiro problema é que as nações mais ricas, sobretudo Estados Unidos e a zona do euro, fracassaram em lidar com suas próprias fraquezas”, afirma o economista no artigo.

3. O economista diz que as crises financeiras têm ficado mais próximas umas das outras e com resultados mais severos, em termos de impactos na economia real. Por um longo período após a Segunda Guerra o mundo ficou livre de crises financeiras, provavelmente, avalia Krugman, porque muitos governos restringiram movimentos de capital entre países. Em anos recentes, a situação piorou, com uma crise atrás da outra, na América Latina, Estados Unidos, Ásia e Europa. “Se a forma da crise parece a mesma, os efeitos estão ficando piores.”

Comento:

Paul Krugman está sempre errado, mesmo quando está certo. 

4 comentários

  1. pior é que não entendi o comentário do Acid, como alguém que ganha um prêmio nobel de economia consegue estar sempre errado mesmo estando certo??

    Curtir

    • Ele é um keynesiano radical que acredita que tragedias naturais são positivas para a economia. Nesse caso ele só está cantando um a música velha, pois todo mundo esta falando disso. O ponto em que ele está equivocado é em prever essa bolha para o curto prazo.

      Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s