Cota para cinema nacional: um retrocesso!


Image

Com apenas uma canetada, o governo assina mais um decreto que limita a liberdade de escolha individual, assim como garante o clientelismo e a ineficiência dos produtos nacionais. A conhecida “cota de tela” é nada mais do que uma reserva de mercado, assim como tivemos a Lei da Informática, que tentava “proteger” os produtores nacionais, enquanto o único resultado concreto obtido foi o enorme atraso em tecnologia no país.

Com o intuito de fortalecer a indústria brasileira de cinema, neste mês passou a vigorar as determinações publicadas no Diário Oficial da União no fim do ano passado. Entre as novas regras está o aumento de títulos nacionais e do número de dias de exibição obrigatória. O decreto traz mudanças estabelecidas nos últimos sete anos. Em 2013, cinemas do País com mais de oito salas tinham a incumbência de exibir filmes nacionais durante 56 dias no ano. Em 2014 serão 60 dias.

Anúncios

2 comentários

  1. bom seria se eles tentassem melhorar a qualidade dos filmes nacionais…
    pô, tudo se resume a comédia, romance, fatos do cotidiano e biografias de algum brasileiro famoso, e mais algumas doses de patifaria e palavrões, não é a toa que dificilmente vamos ganhar um óscar no quesito criatividade e diversidade.

    Curtir

  2. filmes nacionais são tão poucos que podem ser considerados como “bons” que dá até pra conferir nos dedos, chego a ter uma certa impressão que quando algum brasileiro consegue a chance de poder dirigir um filme em seu país eles simplesmente se acomodam, não são ousados, e abrem mão de sua criatividade, acaba-se que para telespectadores como eu, acha que filmes assim podem ser qualquer coisa, menos uma forma de entretenimento.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s