Chris Christie, a esperança conservadora


A esperança branca

A cada dia que eu leio um site de política americano o desânimo bate mais forte. Conforme o perfil do eleitorado americano se distancia do clássico WASP (white anglo-saxon protestant) as fileiras do conservadorismo vem se enfraquecendo, uma vez que o protestantismo americano derrete e o eleitorado negro e hispânico são muito mais ligados ao assistencialismo e a dependência do governo.

Oração de morte

 

Mas nos últimos anos uma esperança apareceu em Nova Jersey, um dos estados mais liberais dos EUA. Seu nome é Chris Christie, advogado, católico e desbocado por natureza, um típico descendente de italianos. Ele assumiu o governo com o estado deficitário e foi capaz de aplicar reformas que sanaram as mazelas impostas pelos sucessivos governos democratas que o antecederam. Quando resolveu bater de frente com os sindicatos de professores e retirar parte de seus benefícios, um grupo de manifestantes chegou até a ir a sede de seu governo para orar pela sua morte! Ainda assim, Christie logrou seus objetivos (trabalhando com um legislativo predominantemente democrata, demonstrando assim uma habilidade raríssima na atual política americana).

Peso pesado

Christie é um peso pesado, não só quando se trata de sua pesagem corporal, a qual ele não revela, mas também quando o assunto é assumir posições firmes. Quando perguntado por uma eleitora o porquê de seus filhos estudarem num colégio particular, Christie disparou sem medo: “Não é da sua conta”. Quando um médico o aconselhou a fazer um regime o obeso governador de Nova Jersey respondeu agressivamente. A lista de frases polêmicas do governador é extensa.

Moderado e aglutinador

Por mais polêmico e assertivo que seja, Christie é um conservador moderado, altamente crítico do Tea Pary (ala radical do partido republicano) e com uma incrível capacidade de trabalhar com a oposição. Prova disso foi o que aconteceu depois do furacão Katrina. A união de Christie com o pífio Barack Obama naquele momento de dificuldade acabou por melhorar ainda mais a sua popularidade entre os liberais.

Modere-se com moderação

 

Muito por causa disso Christie foi reeleito ontem para o cargo de governador de Nova Jersey com 60% dos votos, ganhando 23% do voto dos democratas, 52% do voto das mulheres, 42% do voto dos hispânicos e 29% do voto dos negros. No entanto, a eleição que importa para Christie começa em 2015: a primária republicana. Ele terá de ter muita força para derrubar o libertário Rand Paul e o queridinho do Tea Party Ted Cruz, já que nas primárias o perfil do eleitorado tende a ser bem mais conservador. Para conseguir a nomeação talvez Christie tenha – assim como Mitt Romney – que dar uma guinada para a direita. E está ai o problema. Se ele for muito radical nas primárias vai parecer pouco atraente para o eleitorado centrista que decide as eleições gerais.

Clinton x Christie

Hoje o instituto PPP fez várias combinações colocando Hillary Clinton contra os principais nomes republicanos. Christie foi o que se deu melhor, perdendo por apenas 5%. Já que o partido republicano anda bem mal das pernas e a figura de Hillary é super popular, o que fica claro hoje é simples: Chris Christie é a única esperança.

5 comentários

    • Raphael, muito obrigado pelo comentario.

      Sinceramente, o partido republicano está ferrado, pois existem fraturas internas nele. Rand Paul é o queridinho dos libertarios, Chris Christie é o mais cotado entre os Rinos e o Ted Cruz é o que mais aparece entre os seguidores do Tea Party. Eu sou conservador e creio que nos Eua os republicanos estão com uma abordagem muito radical, sendo impossível alcançar o voto negro e latino. Por isso torcerei pelo Christie nas primárias.

      Abraços

      Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s