O Dia das Bruxas e a verdade sobre a “Santa Inquisição”


Com a iminente queda relativa do cristianismo no Ocidente muitas religiões pagãs vem ganhando espaço. E como alguns dias atrás foi Dia das Bruxas, muitas foram as postagens que foram colocadas no facebook protestando contra a implacável perseguição que a igreja católica teria feito contra as bruxas durante o período da Idade Média.

O que salta aos olhos não é que alguns adeptos de religiões holísticas venham criticar a igreja por causa da Santa Inquisição. Os ataques mais veementes contra a igreja católica por causa da Inquisição hoje partem de ateus e de – vejam só! – protestantes. Enfim, no imaginário popular fica cada vez mais enraizada a noção de que a religião está intrinsecamente ligada a morte, a guerra e a destruição.

Tribunal de Salém

O problema com esta crítica é que ele exagera os crimes atribuídos à religião, ignorando os maiores crimes do fanatismo secular. O melhor exemplo de perseguição religiosa protestante na América é o julgamento das bruxas de Salém. Quantas pessoas foram mortas nos ensaios ? Milhares ? Centenas ? Na verdade , menos de 25.

Inquisição Espanhola

É estranho  testemunhar a paixão com que algumas figuras falam dos cruzados e inquisidores mais de 500 anos atrás. O número de condenados à morte pela Inquisição espanhola parece ser cerca de 10.000(durante mais de 500 anos). Alguns historiadores afirmam que um adicional de 100 mil morreu na prisão devido à desnutrição ou doença (os julgamentos demoravam muito, por isso muitos pereciam sem receber a sentença).

Estes números são trágicos e, claro, os níveis populacionais eram muito mais baixos no momento. A perversidade e cegueira provocada pela religião cristã na Idade Média de fato jamais deve ser esquecida. Mas, mesmo assim , ela é minúscula em comparação com o número de mortes produzidas pelos despotismos seculares do século 20 . Em nome da criação de uma utopia livre de religião, Joseph Stalin, Mao Zedong e tantos outros produziram o tipo de matança em massa que nenhum Inquisidor poderia igualar. Coletivamente, esses tiranos assassinaram mais de 100 milhões de pessoas.

Um comentário

  1. Religião não só mata e matou as pessoas fisicamente mas também mentalmente pois causou e ainda causa um atraso intelectual de proporções globais,a dita idade das trevas não passou em muitos lugares do planeta como no oriente médio.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s