5 considerações sobre as últimas pesquisas de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro


1- Esses dias várias pesquisas foram divulgadas. O destaque é um suposto crescimento dos candidatos crentes e a queda do petista Lindbergh Farias. Pezão continua com os pés e as mãos no chão. Creio que esse efeito não corresponde a realidade e só existe devido ao recall ( reconhecimento dos nomes) superior destes dois candidatos. Quando os nomes de Pezão e Lindbergh começarem a serem massificados na eleição a proporção de voto deles deve subir, o que acarretará numa queda dos demais.

Vale ressaltar que como o número de abstenções e votos nulos deve ser alto, isso deve com certeza ajudar os candidatos com perfil mais popular, uma vez que eleitores pobres costumam anular o voto muito menos que os ricos.

2- Garotinho e Crivella podem ter recall alto, mas o teto deles é baixo. Conforme a campanha começar ambos (Crivella com certeza) devem perder pontos.

3- Outro ponto interessante é a falta de um candidato verde ou ligado a Marina Silva. Isso deve afastar ainda mais o eleitorado jovem desta eleição, face as opções pouco interessantes.

4- Tirando César Maia, todos devem apoiar Dilma. Talvez Garotinho opte por apoiar Campos, mas até agora isso é incerto. O que interessa é que isso deve ser positivo para Dilma.

5- Essa pesquisa divulgada pelo Povo não deve ser levada muito a sério. Vale o mesmo que o valor do jornaleco.

Anúncios

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s