A presidente Dilma Rousseff (PT) venceria a eleição em primeiro turno, mesmo que a disputa se desse com a ex-senadora Marina Silva (PSB) e o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Também venceria com mais facilidade no embate com o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e com o senador Aécio Neves. É o que revela a mais nova pesquisa do Instituto Vox Populi sobre a intenção de voto dos brasileiros para o pleito de outubro de 2014. Os números foram divulgados na noite desta terça-feira (15) pelo Jornal da Record, na TV Record, e pelo site da revista Carta Capital. O 247 divulgou, com exclusividade mais cedo que a pesquisa seria apresentada e que Dilma levava em 1º turno.

A pesquisa foi feita de casa em casa, e não abordando eleitores na rua. A menos de um ano das eleições, o percentual de eleitores que ainda não tem o voto definido varia de 19% a 27%. É o total de votos em branco, nulos e de pessoas que disseram ainda não ter candidato. Ou seja: em média, de cada 5 eleitores um ainda não decidiu em quem vai votar. A pesquisa entrevistou 2,2 mil eleitores em 179 municípios entre 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Abaixo os números em todos os cenários de primeiro e de segundo turno:

Cenário 1: Dilma 43%Aécio 20%Eduardo Campos 10%

Cenário 2:Dilma – 42%Serra 21%Campos 12%

Cenário 3:Dilma – 41%Marina – 23%Aécio 17%

Cenário 4:Dilma 41%Marina 21%Aécio 19%

SEGUNDO TURNO:

Dilma – 47%Aécio 27%

Dilma 47%Serra 27%

Dilma 46%Marina 31%

Dilma 48%Campos 23%

 

Comento:

Alguém se lembra da última eleição à presidência da Argentina? Cristina Kirchner venceu a oposição de lavada e logo depois as bases econômicas de sua política assistencialista (bancada pelo crescimento do preço e demanda de commodities) ruiram. O resultado foi o fim do ciclo do seu grupo político. No caso do PT creio que já existem sinais claros de que a maioria da população já não vota mas no partido. O problema é que o PT já descobriu que não precisa da maioria da aprovação, apenas a maioria dos votos.

Anúncios