Marina se filia ao PSB e será vice de Eduardo Campos! Maldição!


Soma e o resto

Qual era a soma dos votos da oposição com Marina Silva disputando a presidência da República pela Rede? Qual será a soma com Marina num papel subalterno, filiada ao PSB, de Eduardo Campos? Essa é a única pergunta que importa e a que mais me preocupa agora que a Marina se filiou ao PSB para ser vice do Campos. Se eu já estava tomando gardenal para votar na Marina em 2014, agora vou ter que somá-lo a um dipirona para votar nela como vice na chapa do pernambucano.

Esperanças findas

Tudo indica que as próximas pesquisas apontarão um decréscimo substancial da oposição. Isso porque nem todo eleitor da Marina votaria – ou conhece – o Eduardo Campos, e vice-versa. Sendo assim, resumindo, fude#. É bem provável que a próxima pesquisa mostre a Dilma com um percentual maior que o dos demais candidatos, o que a faria vencer no primeiro turno. Se o melhor cenário para a oposição era a de pulverização no número de candidatos (com Aécio, Serra, Barbosa, Marina e Campos), o pior cenário é o de agora (com apenas Aécio e Campos).

Assassinos substitutos
Isso não significa, no entanto, que o segundo turno esteja descartado – uma vez que faltam exatos 365 dias para a eleição. Com o tempo, e a exposição da imagem da Marina ao lado do Eduardo, ele tende a cresce. Assim, Aécio e Eduardo disputariam a vaga num eventual segundo turno. Até lá, haverá grandes turbulências tanto no PSDB como no PSB. Isso porque, hoje, os reservas são melhores do que os titulares. Tanto José Serra tem mais votos do que Aécio Neves como Marina Silva tem mais do que Eduardo Campos.

Lado bom da mudança

Campos sempre representou um risco maior do que os demais pré-candidatos, sendo esta a razão para que Lula defendesse a permanência do PSB na base de sustentação do governo Dilma. Isso porque sua posição como esquerdista e governador nordestino bem avaliado o descaracterizam da carapuça neoliberal que os petistas adoram colocar em seus adversários. Com o flanco nordestino aberto, a oposição tem mais chances de ganhar terreno onde o PT conseguiu mais de 10 milhões de votos de vantagem em 2010.

Rede de intrigas

Pessoalmente, detestei a decisão da Marina de se filiar ao PSB para ser vice de um candidato tão inexpressivo. É algo indigno da imagem que ela detinha. Acho que no final das contas a eleição perdeu parte do seu dinamismo, o que favorece o PT. Espero estar errado, mas ultimamente…

2 comentários

  1. é verdade tem esse problema sobre candidatos inexpressivos, o povo hoje em dia gosta daqueles que mais falam do que fazem, aos que não estão muito satisfeitos com o governo atual, é melhor esperar pelos próximos 5 anos até as eleições, pois essa uma já está no papo da Dilma, (ou rezar para que aconteça algum milagre e quem sabe uma boa parte dos seus milhões de eleitores tenham uma dor de barriga das bravas e fiquem sem poder ir nas urnas nesses dia).

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s