73,9% apoiam atuação de médicos estrangeiros no país, diz pesquisa


Mais médicos

Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (10) mostra que 73,9% dos entrevistados apoiam a vinda de médicos estrangeiros para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida faz parte do programa Mais Médicos lançado pelo governo federal em julho e que pretende atrair médicos para atuar nas periferias e no interior do Brasil.

Pesquisa
A pesquisa, que também apurou a avaliação do governo, ouviu 2.002 pessoas entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. As entrevistas foram realizadas em 135 municípios de 21 unidades da federação nas cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Para 49,6% dos entrevistados, o Mais Médicos solucionará os graves problemas da saúde no país.

Maus médicos
A vinda de médicos estrangeiros é polêmica e criticada pelas entidades de médicos porque permite que profissionais que se formaram no exterior atuem no Brasil sem a necessidade de fazer o exame de revalidação do diploma, o Revalida, que permitiria ao médico atuar tanto no setor público quanto no setor privado. Também é alvo de críticas o contrato feito pelo governo brasileiro para trazer médicos cubanos, que receberiam menos que os outros profissionais estrangeiros.

Comento

Trazer médicos estrangeiros em si não é uma má ideia. No entanto, por que os médicos estrangeiros não podem fazer o revalida? Por que justamente os cubanos são os únicos que ganharam menos e repassarão verba para seu país? Isso é claramente uma forma do PT pagar o dinheiro que o regime cubano tem dado para suas campanhas.

Anúncios

Um comentário

  1. confesso que não sabia que o governo petista recebia ajuda financeira de Cuba para investir em suas campanhas, então isso explica o porque desses médicos virem justamente de lá não de outro país (pocha vida, e eu que sonhava algum dia ser atendido por uma enfermeira sueca ¬¬’ ), e o dinheiro destinados a eles ainda terem que passar pela mão do governo deles antes de ir pro seus bolsos, achava que isso fosse apenas um tipo de procedimento necessário para saber se realmente estavam pagando o combinado para os médicos desse país, sei bem que por melhor que seja o médico contratado, esse mesmo não pode fazer milagres para atender qualquer tipo de problemas apresentados por seus pacientes, esses médicos (assim como os nossos) necessitam ter sempre em mãos todo um conjunto de pessoas capacitadas para auxiliar em pronto atendimentos, sem falar dos materiais básicos e equipamentos tecnológicos em ótimas condições para uso e assim executar seu trabalho de forma plena.

    Curtir

Comente com polidez!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s